Quando se trata de empresas que atuam a nível nacional, profissionais de inteligência geográfica logo percebem que o potencial de consumo por estado costuma ser maior em determinados locais do que em outros.
Ao mesmo tempo em que grandes centros urbanos se destacam pela conhecida dinâmica de mercado existente neles, especialmente as capitais de algumas regiões despontam ainda mais.
No entanto, esse é um aspecto que se revela superficial quando são realizadas análises precisas desses territórios.
Estudando o comportamento de consumo da população em escalas mais granulares, e comparando com a capacidade de atendimento da empresa, muitas oportunidades podem ser aproveitadas para aumentar a eficiência dos negócios.
No post abaixo, veja como uma empresa de eletrodomésticos descobriu isso por meio de mapeamento de dados e encontrou diversos lugares onde poderia extrair resultados.
Entre os anos de 2019 e 2022, o Brasil teve um crescimento de mais de 22% para gastos com eletrodomésticos.
Neste ano, o total de compras com essa categoria de produtos é de R$ 66,1 bilhões de reais.
Quando realizada uma análise por estado, o que mais se destaca é São Paulo, que concentra 29% desse potencial – o equivalente a R$ 17,6 bilhões. Mas e dentro desse território, como ocorre a distribuição desses gastos?
Em um comparativo entre os municípios do interior e os metropolitanos, nota-se uma dinâmica diferente acontecendo.
Isto é, enquanto as cidades metropolitanas tiveram uma retração de 23% neste período, as outras cresceram em 7,8%.
Para obter essas informações, utilizamos o OnMaps, software líder em inteligência geográfica de mercado desenvolvido por nós, da Geofusion. Com ele, é possível ainda:
Além dessa solução, possuímos também uma equipe de Consultoria, composta pelos maiores especialistas do segmento para empresas que possuem demandas mais complexas e pontuais.
Apesar desse aumento no interior paulista em relação ao potencial de consumo por estado, neste case em específico é possível perceber outras diferenças se consideradas as faixas de renda das populações locais.
Embora a região metropolitana tenha passado por um decréscimo de intenção de gastos com eletrodomésticos nos últimos anos, descobrimos que, para produtos premium, este ainda é o local com mais oportunidades de vendas.
Isso porque as metrópoles paulistas possuem uma porcentagem maior de pessoas de poder aquisitivo mais alto.
Se somadas, as classes de renda A – composta por famílias que recebem acima de R$ 16.768 por mês – e B1 – que vai de R$ 8.255 a R$ 16.768 – correspondem a 51% da população.
Já no estado de São Paulo como um todo, a quantidade é de 42%.
Este é um dado que demonstra, portanto, o quanto essas nuances de perfis conforme lugares diferentes podem indicar possibilidades de direcionamento de linhas de produtos distintas conforme cada população.
Algo similar ocorre quando fazemos uma comparação por regiões geográficas. Ao considerarmos apenas o total da intenção de compra de eletrodomésticos, obtemos o seguinte resultado:
No entanto, isso possui influência de diversos fatores, como concentração populacional, custo de vida local, entre outros.
Novamente, ao adicionar uma variável sociodemográfica na análise, os dados mudam e evidenciam oportunidades que, a princípio, não seriam tão óbvias.
Conforme representamos no mapa abaixo, decidimos tornar o estudo um pouco mais preciso, e dividimos o valor inicial pela quantidade de domicílios existentes em cada região.
O sudeste logo perde a dianteira, o sul ultrapassa o nordeste, e o centro-oeste se alça como região mais propensa a comprar eletrodomésticos em 2022:
Por outro lado, é possível notar um cenário diferente até mesmo dos dois casos anteriores, quando consideramos o crescimento desse consumo entre o ano passado e este.
A região norte é a que passa a se destacar no mapa, sendo a única com um resultado positivo. Todas as outras indicam um decréscimo neste mercado ao longo desse período:
Com esses estudos acima, considerando tanto o potencial de consumo por estado quanto por região, conseguimos identificar uma diversidade de oportunidades de atuação.
Ao mesmo tempo em que no estado de São Paulo há grande propensão à compra de eletrodomésticos no interior, e especificamente linhas premium nas metrópoles, nas outras regiões também há cenários propícios para a alavancagem de vendas.
Enquanto o nordeste possui indicadores com altos resultados no total, e o centro-oeste por domicílio, o norte apresenta crescimento nos últimos tempos. E o que fazer então?
Uma possibilidade é aproveitar todo esse mercado disponível; outra, elencar critérios para escolher onde investir; e uma terceira seria refinar ainda mais a análise para a definição da estratégia.
E, quando se trata de inteligência geográfica, existem inúmeras possibilidades disso. Quer saber mais sobre como esses estudos podem auxiliar no crescimento da sua empresa? Confira nosso conteúdo exclusivo: