A projeção de vendas é uma ferramenta valiosa para as empresas que desejam saber o potencial das suas vendas futuras.
Trata-se de uma previsão do que a empresa espera vender no futuro, com base em dados de vendas anteriores e mais algumas informações — que você vai ver mais para frente.
A maneira mais comum de as empresas fazerem uma projeção de vendas é usando dados históricos de anos anteriores. Mas, às vezes, ainda não têm essas informações prévias dos anos anteriores porque acabaram de começar ou porque são novas no setor.
Nesse caso, podem usar outros métodos, como pesquisas ou entrevistas com clientes e fornecedores, para fazer previsões sobre seus números de vendas futuras.
Também é possível utilizar dados do mercado com uma ferramenta.
Quer saber que ferramenta é essa e como você pode fazer a projeção de vendas da sua empresa? Continue lendo!
Uma projeção de vendas é um planejamento da entrada de receita para o futuro. Em outras palavras, é uma previsão do valor que uma empresa poderá faturar.
Esse tipo de planejamento requer organização e conhecimento das atividades do negócio e costuma ser feito por meio de planilhas.
No entanto, dependendo do porte do negócio, pode ser interessante considerar a aquisição de um software para fazer esse tipo de projeção.
Quando você deseja começar o seu negócio ou até mesmo expandi-lo, deve ter em mãos as informações mais precisas e acuradas. Afinal, você não quer tomar as decisões mais importantes para sua empresa sem ter certeza do que está fazendo, não é?
Por isso, e se antes mesmo de abrir seu negócio ou expandir uma nova unidade você já tivesse uma projeção de como será o futuro das vendas?
Nenhuma projeção de vendas consegue realmente adivinhar o futuro, mas com dados, estudos e análises bem-feitas, é possível antecipar lucros, prejuízos e oportunidades.
Assim, você tem mais clareza para tomar as decisões que vão impactar o seu negócio futuramente.
Agora que você já sabe o que é uma projeção de vendas e qual sua importância, vai descobrir 5 dicas para estudar e prever os lucros futuros na sua própria empresa.
Siga lendo!
Se a sua empresa já está no mercado há algum tempo, com certeza possui um histórico de vendas. Revisitar esses dados é uma das melhores formas de entender padrões de vendas.
Quando você olha o histórico da sua empresa, consegue entender:
Não são só as suas vendas que influenciam o futuro do seu negócio. O mercado também pode mudar a forma como os consumidores compram. Eventos recentes, como a pandemia de Covid-19, tiveram grande influência no mercado e isso impactou nos negócios do mundo inteiro.
Outras tendências do seu setor podem impactar nas suas vendas, então busque entender o que está acontecendo fora da sua empresa também.
Os indicadores macroeconômicos são fatores externos à empresa e não podem ser controlados. Assim, exatamente por esse motivo, você deve ficar atento a eles para prever suas vendas, especialmente em momentos de incerteza econômica.
Um desses indicadores de situação econômica é o PIB (produto interno bruto). Acompanhe as previsões de governos e instituições financeiras para fazer uma projeção de vendas correta.
Afinal, quando você está prevendo as vendas futuras, deve entender que o crescimento dos seus negócios é delimitado pelas expectativas de crescimento econômico. Por exemplo, metas ambiciosas demais durante uma recessão dificilmente serão batidas.
É importante também entender esses dados macroeconômicos da sua região, estado, cidade ou até ainda mais granular. Compreender o potencial de consumo dessas microrregiões pode fazer com que, mesmo durante uma recessão nacional, você encontre um local adequado para abrir.
A Copa do Mundo, as Olimpíadas e o Carnaval são alguns exemplos de eventos especiais que podem afetar as suas vendas. Feriados prolongados, os chamados “feriadões” também precisam estar no seu radar.
Essas mudanças no calendário podem alterar as suas vendas para mais ou para menos, por isso é importante mapeá-las.
Os seus concorrentes também devem entrar nas suas estratégias de projeção de vendas. Você não pode controlar o que eles fazem, mas toma as melhores decisões quando tem todas as informações nas mãos.
Com um bom estudo e ferramentas de monitoramento de concorrência, como o OnMaps, você obtém diversas informações estratégicas, como:
Com dados públicos e privados sobre milhares de instituições no Brasil, você terá muito mais assertividade nas suas decisões.
Agora você já tem 5 dicas incríveis para fazer a projeção de vendas da sua empresa. Mas e se você tivesse uma ferramenta que fizesse o trabalho pesado por você?
É para isso que a Geofusion criou a Calculadora Personalizada! Uma ferramenta que vai simular a abertura do seu próximo ponto e te dar uma previsão das vendas em poucos segundos.
Sim, antes mesmo de abrir as portas do novo negócio, já é possível criar uma projeção de vendas do futuro estabelecimento!
Isso porque com a Calculadora Personalizada você conta com:
Vire o jogo e saia na frente da concorrência com dados precisos do ponto que está simulando, com características de população, domicílios, renda, street view e mais!
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