A retenção de alunos é um desafio constante para instituições de ensino em todo o Brasil. Manter os estudantes engajados, satisfeitos e motivados é essencial para o sucesso educacional e financeiro das escolas.
Lidar com a evasão escolar, seja ela em escolas, faculdades ou cursos livres, é uma das maiores dificuldades de professores, reitores, diretores e demais profissionais de ensino.
Os motivos para abandonarem os estudos são diversos e vão desde questões financeiras, desempenho acadêmico até questões geográficas.
Então, o que fazer? É o que você vai ver neste artigo. Entenda o que é a retenção de alunos, por que ela é tão importante e como utilizar estratégias de geomarketing para evitar a evasão.
Neste artigo você vai ver:
Vamos lá?
Quanto maior a capacidade de uma instituição de ensino em manter seus alunos matriculados e engajados ao longo do tempo, maior será sua retenção de alunos.
Em outras palavras, a retenção de alunos trata-se da permanência dos alunos na escola, faculdade ou curso, e costuma ser calculada por uma taxa percentual.
Para isso, é necessário criar um ambiente acadêmico e social positivo, onde os alunos se sintam valorizados, motivados e apoiados em seu percurso educacional. Uma alta taxa de retenção é fundamental para o sucesso de qualquer instituição de ensino.
Infelizmente, mesmo excelentes instituições de ensino precisam lidar com a evasão de alunos. Isso porque a retenção não está relacionada apenas à qualidade do ensino. Diversos fatores podem influenciar um estudante a sair da instituição.
A evasão de alunos é um problema que pode ocorrer por diferentes motivos. Alguns alunos cancelam suas matrículas por desinteresse, outros por dificuldades acadêmicas ou financeiras.
É comum também que alunos mais velhos, que precisam estudar e trabalhar ao mesmo tempo, estejam mais propensos à evasão. Isso porque precisam equilibrar suas responsabilidades e podem dar menos prioridade aos estudos.
Entenda com maiores detalhes algumas questões que podem fazer os alunos largarem os estudos:
A falta de recursos financeiros para arcar com as despesas educacionais, como mensalidades, material didático e transporte, pode levar os alunos a interromperem seus estudos. Esse é um problema muito comum, principalmente na população de baixa renda.
Segundo dados do Mapa do Ensino Superior no Brasil, publicado pelo Semesp, menos de 30% dos estudantes que entraram na universidade em 2017 concluíram o curso. O estudo revela que o principal motivo de desistência é econômico.
Ainda segundo as informações do Semesp, 90% dos alunos têm renda de até três salários mínimos. Por essa razão, precisam intercalar os estudos com trabalho. A rotina pesada acaba fazendo com que os estudantes interrompam os estudos.
Não é diferente para o ensino básico. De fato, de acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os problemas financeiros são a segunda maior causa da evasão nas escolas brasileiras.
Além disso, as dificuldades acadêmicas também podem levar um aluno a desistir dos estudos. Ao não conseguirem acompanhar o ritmo das aulas, compreender os conceitos ensinados ou obter boas notas, muitos alunos podem se sentir desmotivados e optar por deixar a instituição.
Isso tem grande relação com o item anterior. Especialmente cursos em que o investimento é mais alto, o aluno pode sentir que não vale a pena continuar pagando as mensalidades se sentir que não está conseguindo aprender.
Aspectos como a qualidade do ensino, infraestrutura precária e falta de recursos didáticos adequados, suporte administrativo e comunicação efetiva podem levar os alunos a buscar outras opções educacionais.
Dessa forma, é fundamental que as instituições estejam sempre atentas à satisfação de seus alunos. Afinal, a concorrência é acirrada no segmento educacional.
Por fim, existem também as questões geográficas, que podem afetar a retenção de alunos. Isso porque a localização escolar é um dos principais fatores de decisão dos estudantes ou dos seus responsáveis.
Os alunos querem estudar em um local acessível, seguro e que esteja relativamente perto de sua residência ou local de trabalho.
Além disso, buscam por uma instituição que possua acessibilidade. Afinal, a distância entre a residência dos alunos e a instituição de ensino é um fator determinante na desistência dos alunos.
Se a instituição estiver localizada muito longe, dificultando o deslocamento diário, eles podem enfrentar desafios logísticos e financeiros e desistir.
A infraestrutura precária, como estradas ruins, transporte insuficiente ou inacessibilidade de serviços também dificultam o acesso dos alunos à escola. Isso gera atrasos, cansaço e até impossibilidade de comparecer às aulas, contribuindo para a evasão.
Pensar na localização da sua instituição é o primeiro passo para evitar a evasão e aumentar as taxas de retenção de alunos.
Como você percebeu, a retenção de alunos é coisa séria. Ela não indica apenas o sucesso da instituição, mas também o quanto os alunos estão satisfeitos e aprendendo, o que é bom para o setor e, também, para a sociedade.
Então, o que você pode fazer para aumentar sua retenção de alunos? Quais as melhores estratégias? É o que vamos abordar a seguir.
Sua instituição de ensino tem menos chances de perder alunos se começar acertando na captação. Ou seja, trazer alunos qualificados e interessados, que se encaixam no perfil de aluno ideal da escola, faculdade ou curso.
Para isso, o fator geográfico é um ponto importante a ser considerado. Afinal, para fazer uma captação de alunos eficaz, é fundamental saber onde esses potenciais estudantes estão. Assim, sua instituição sabe para quais regiões direcionar os esforços e estratégias de captação.
Quando você sabe onde estão as pessoas com potencial para investir nos seus serviços, pode utilizar melhor seus recursos e tomar decisões mais assertivas para captar o aluno ideal para sua instituição.
Saiba mais sobre como captar alunos com inteligência geográfica neste artigo!
Já que as questões financeiras estão entre os maiores motivos para a evasão de alunos, é importante que a sua instituição ofereça soluções para ajudar esses estudantes.
Para isso, você pode criar uma política de inadimplência e orientar o departamento de finanças a propor medidas para manter o aluno na instituição, como a negociação da dívida em parcelas que estejam de acordo com a realidade financeira do estudante.
É muito comum que, ao notar que estão com dificuldades para assimilar os conteúdos, os alunos acabem desistindo de estudar. Por isso, criar programas de tutoria e mentoria é uma excelente ideia.
Muitos alunos apenas precisam de um “empurrãozinho” para relembrar a matéria e melhorar suas notas. Mas, se não tiverem apoio da instituição, irão procurar outro lugar para estudar.
A tecnologia é grande aliada, tanto na captação quanto na retenção de alunos. Assim, a inteligência geográfica é a melhor opção para descobrir detalhes do seu público-alvo, saber as regiões com maior demanda por seus serviços, mapear seus concorrentes e pensar em estratégias de precificação.
Quando você conhece a fundo seu público, concorrentes e o seu mercado, consegue criar estratégias cada vez melhores para reter seus alunos.
A seguir, você vai entender melhor como utilizar a inteligência geográfica de mercado na retenção de alunos. Siga lendo!
O geomarketing, também conhecido como inteligência geográfica de mercado, desempenha um papel fundamental na retenção de alunos. Trata-se de uma estratégia que utiliza informações geográficas para compreender o mercado e o público e, assim, tomar decisões estratégicas mais precisas.
Veja como o geomarketing contribui para a retenção de alunos:
Uma das principais vantagens do geomarketing é a capacidade de segmentar o mercado com base na localização.
Essa segmentação ajuda sua instituição a identificar áreas com maior presença do seu público-alvo.
Veja no mapa abaixo como encontrar seu público-alvo utilizando uma ferramenta de geomarketing:
Para encontrar o público-alvo, podemos fazer um cruzamento entre a faixa de renda e a faixa etária, descobrir onde esse público específico está mais presente em São Paulo – SP.
Por exemplo: nosso mapa mostra o cruzamento entre famílias com uma renda média domiciliar B1 e B2 (entre R$ 4.515,00 a R$ 16.094,00) e maior presença de faixa etária entre 5 a 19 anos.
Nos tons mais escuros de azul, estão as microáreas onde as pessoas com essas características estão mais presentes. Já nos tons mais claros, menor predominância desse público.
Sua instituição tem mais chances de reter seus alunos quando você conhece as regiões da cidade onde existe maior demanda por seus serviços.
Em outras palavras, é mais benéfico para a instituição estar em uma região com potencial do que estar em uma área longe desses possíveis alunos e esperar que eles se locomovam até você.
Como você já viu, estar em uma localização não acessível aos alunos pode ocasionar desistências ou nem chamar a atenção de futuros alunos, prejudicando a captação.
Mas, com inteligência geográfica, é possível identificar onde estão essas áreas de maior demanda. Confira:
No mapa acima, você pode ver amostras de setores censitários onde o público B1 e B2, que mapeamos no bloco acima, possui maior intenção de compra para matrículas e mensalidades.
Novamente, as áreas com tons mais escuros representam maior predominância do público e os tons mais claros, menos.
É possível aprofundar a análise e encontrar regiões cada vez mais específicas e certeiras, a nível de quarteirão. Assim, a instituição pode mapear até mesmo as melhores ruas e endereços específicos.
Para uma boa retenção de alunos, é importante saber onde estão os concorrentes da instituição. E isso se dá por dois motivos.
Em primeiro lugar, quando você sabe a localização dos concorrentes, consegue criar melhores estratégias de captação para vencer a concorrência e conquistar mais estudantes.
Em segundo lugar, as regiões onde seus concorrentes estão são regiões com potencial e costumam atrair seu público-alvo, mesmo que o concorrente seja indireto.
Por exemplo, uma instituição de ensino livre, como uma escola de idiomas, pode se beneficiar grandemente ao estar próxima de escolas de ensino básico. Da mesma forma, faculdades podem aproveitar o público potencial em uma região com estabelecimentos conhecidos como polos geradores de tráfego.
Os polos geradores de tráfego são estabelecimentos ou locais que atraem um grande número de pessoas, gerando um aumento significativo no tráfego de veículos e pedestres na região.
Por isso, é interessante pensar em lugares específicos aos quais as pessoas precisam se direcionar com frequência: bancos, supermercados, lojas de conveniência, farmácias, academias de ginástica, entre outros.
No mapa acima, você pode ver diversos estabelecimentos relevantes para o público. Além de atraírem tráfego para a região, também atraem seu público-alvo específico. Com tantas atrações na área, a instituição ganha relevância e aumenta a satisfação dos estudantes.
Consequentemente, sua taxa de retenção de alunos tem todas as chances de aumentar.
O preço das mensalidades é fator decisivo para a maior parte das pessoas. Por isso, saber os valores praticados pelos concorrentes pode ajudar sua instituição a escolher o valor mais adequado.
Com inteligência geográfica, é possível descobrir a média de mensalidades em uma região. A partir desse dado, você já sabe quais os melhores valores a praticar em cada local.
Afinal, se a intenção é reter os alunos, é fundamental criar estratégias de precificação que se encaixem na realidade financeira dos estudantes.
No mapa acima, você pode ver as regiões de São Paulo divididas por hexágonos, que representam as médias de mensalidades por região.
Os tons de azul, do mais claro ao mais escuro, representam mensalidades com valores mais baixos. Já os tons de vermelho representam as mensalidades de valor mais elevado, sendo que quanto mais escuro o tom de vermelho, mais alto o valor.
Com todas essas informações em mãos, sua instituição já sai na frente para reter seus alunos.
Com inteligência geográfica, suas estratégias de captação e retenção de alunos são mais certeiras, seguras e inteligentes, já que o software de geomarketing consegue identificar as regiões com maior potencial para sua instituição.
A escolha dos alunos por uma instituição de ensino é um passo importante e a localização escolar faz total diferença nessa decisão.
Por isso, com as análises que aprendeu neste artigo, você poderá encontrar áreas com menos concorrentes, maior quantidade de clientes potenciais e maior potencial de consumo. E é possível fazer ainda mais.
A sua melhor opção é a Geofusion, líder em inteligência geográfica no Brasil.
Com a nossa ferramenta, você também vai poder entender a localização de pontos que atraem grande fluxo de pessoas e conhecer a intenção de investimentos das famílias em educação, no detalhe de quarteirão.
Quer saber o que mais nosso software de geomarketing pode fazer pela sua instituição de ensino? Preencha o formulário abaixo para solicitar uma demonstração: