Quando as empresas conhecem quem é seu cliente ideal, elas também entendem os problemas, necessidades, hábitos e expectativas daqueles que consomem seus produtos e serviços.
Além disso, conseguem saber onde ele está, em que lugar a empresa deve se posicionar e como se comunicar, contribuindo para o aumento de vendas.
De acordo com a associação de varejistas dos Estados Unidos da América, a National Retail Merchants Association, não investir em técnicas de entendimento e aproximação desse consumidor pode gerar um impacto negativo em até 68% nas vendas.
Portanto, conhecer bem quem é o seu público auxilia na hora de preparar campanhas e estratégias sem medo de errar ou gastar o orçamento incerto de um retorno.
Não conhecer o cliente, independentemente do setor ou do tamanho da empresa, também dificulta na hora de convencê-lo da maneira certa a respeito da qualidade do produto ou serviço ofertado, já que não se sabe qual a necessidade ou até mesmo o tom de voz que deve ser utilizado para cada público.
Aproveite as seguintes dicas para entender melhor sobre isso.
Descobrir quem é seu cliente ideal é um trabalho que requer estudo, análises e pesquisas, sem adivinhações, e pode levar certo tempo. Há algumas dicas que podem te ajudar a simplificar esse estudo:
A maior parte das empresas possuem um vasto banco de dados, com informações detalhadas sobre seus clientes. Porém consideram apenas como um amontoado de informações, sem qualquer finalidade.
Na verdade, ele pode ser utilizado como um pontapé inicial para as estratégias da empresa, desde o marketing, as vendas e até quando há possibilidade de expansão.
As informações dos consumidores mostram as preferências, últimas compras, frequências de visitas ao estabelecimento e diversos dados relevantes.
Com isso, você pode iniciar promoções exclusivas, oferecer brindes que atendam às necessidades do seu público e muito mais. Planeje os próximos passos da sua empresa com dados simples e que você já possui. Obtenha-os de uma forma muito fácil: com algum cadastro prévio ou e-mail marketing.
Caso a empresa seja muito grande, ou até mesmo haja muita diversidade no público-alvo, utilizar bancos de dados pode não ser viável.
Conheça o seu cliente ideal de outra maneira: por meio do recurso de pesquisa Origem-Destino. Trata-se de um estudo que informa de onde vem o cliente e para onde ele vai, além de outras informações.
Esta pesquisa é utilizada por algumas empresas de grande porte. Ela possibilita a identificação dos motivos pelo qual o consumidor entra em uma unidade específica.
Isso auxilia na hora de expandir, entendendo se o público irá frequentar tal estabelecimento e se vale o investimento de novas lojas.
Com essa prática, ainda é possível entender as mudanças que devem ser feitas para atender determinado local e os possíveis clientes.
Uma outra opção para chegar até o seu cliente ideal é a partir de estudos do entorno do estabelecimento já existente.
Mapeie as suas unidades e observe o perfil das pessoas que frequentam a região. Cruze esses dados com o desempenho de cada uma de suas unidades.
As lojas mais bem sucedidas são aquelas localizadas no ponto certo. Assim você descobre o público-alvo e se o seu posicionamento está alcançando este cliente.
Outro ponto importante é analisar o seu concorrente, o posicionamento e a movimentação. O desempenho deles pode ajudar a orientar suas metas.
Primeiramente, as empresas precisam descartar os “achismos” para estratégias mais assertivas. Como já mencionamos, encontrar o cliente ideal e conseguir se comunicar com ele requer estudos.
É importante levar a sério as metodologias utilizadas para mensurar seus indicadores, assim como usar e analisar os dados sobre o contexto de cada local.
Agora que você já entendeu como saber quem é seu cliente ideal, é hora de ir ao encontro dele!
Um dos melhores caminhos é utilizar ferramentas de geomarketing para extrair os melhores recortes demográficos para as suas estratégias, como a faixa de renda local, idade e outros dados complementares.
Essas informações podem ajudar não só na hora de escolher o ponto comercial para abrir seu negócio como também no planejamento de expansão, a partir do potencial de consumo local.
Muitos recursos hoje em dia possibilitam entender se o investimento será ou não bom para a empresa, porém sem considerar o impacto da localização nos resultados.
No entanto, se não for feita uma análise com base em geomarketing, esse processo pode levar meses e ainda terminar em uma tomada de decisão incerta.
Agora você já sabe quem é e onde está seu cliente ideal, então é hora de descobrir como eles se comportam.
Alguns detalhes podem ser muito importantes, como:
Todas essas informações podem auxiliar na hora de montar uma estratégia que mais se assemelhe com o comportamento dos moradores locais, e até daqueles que apenas passam por ali.
A comunicação é um pilar fundamental para atrair seus clientes. E devemos lembrar que cada público requer um tom de voz diferente.
Portanto, pessoas de diferentes idades e faixas de renda precisam receber mensagens com comunicações distintas.
Além disso, a fachada ou a disposição do produto também pode impactar os clientes de forma diferente.
Portanto, estude bem qual é seu público ideal, onde ele está, quais suas características e comportamentos, e adapte suas estratégias para ele. Lembrando que, utilizar soluções e ferramentas do Geomarketing fazem você chegar mais longe onde você deseja.