Segmentação como estratégia para o sortimento de produtos foi o assunto central do Café OnMaps, webinar realizado aqui na Geofusion, na manhã do último dia 29 de abril. A apresentação foi feita pela Daniela Esteves e pelo Maurílio Soares, parte do nosso time de inteligência de mercado.
Toda a apresentação online teve como base o uso do OnMaps, nossa plataforma de inteligência geográfica. Nela, é possível criar e analisar mapas, de acordo com diversos parâmetros sociodemográficos.
Dentro do OnMaps, o Maurílio mostrou a funcionalidade da segmentação, que permite a divisão de setores em grupos com características semelhantes e, ao mesmo tempo, diferenciadas entre si: “A segmentação é um processo de dividir os clientes, pontos de venda ou qualquer unidade que se tenha interesse em analisar, de forma que agrupe clientes, PDVs ou áreas”.
Além de resumir as variáveis e agrupá-las, essa funcionalidade do OnMaps pode ajudar a diferenciar as estratégias, priorizar investimentos e reduzir custos, ou seja, trazer maior retorno com assertividade das ações. Segmentar o mercado em grupos é importante para pensar em um sortimento de produtos que seja aderente para cada mercado e também para definir o preço a ser cobrado pelo produto em cada região.
“A segmentação do OnMaps tem uma função estratégica para nosso cliente entrar em um mercado, analisar se o produto tem aderência e se ele faz sentido em um nível tático, seguindo os quatro P’s do marketing: produto, promoção, preço e praça”, explicou a Daniela. A nossa especialista ainda observou que, sabendo e identificando as características que a empresa queira diferenciar nos grupos, pela natureza que eles têm, é possível pensar em um mix de produtos que vai atender às necessidades do target em questão.
“A estratégia está em precificar de acordo com isso, pensar em uma localização adequada para cada produto e também na sua forma de comunicação e promoção mais aderente a determinado público-alvo”, completou.
Além de segmentar geograficamente, o OnMaps oferece segmentação demográfica, comportamental e psicográfica. Ou seja, por meio da ferramenta é possível entender a distribuição de pessoas, seus comportamentos, preferências, estilo de vida e personalidade.
A partir da segmentação é possível definir ações e estratégias para execução em esferas variáveis. Dentre elas, destaque para a segmentação por pontos, que oferece a possibilidade de segmentação de pontos de vendas, de acordo com o tipo de estabelecimento. Isso fornece análises descritivas, tendo como base aspectos do interesse do usuário, além de ajudar a entender o potencial e comparar o desempenho de lojas por meio dos parâmetros analisados. A segmentação de pontos pode ser feita com filtros que o usuário estabelece como importantes para o seu negócio.
Outro recurso possível é o Módulo Lifestyles, ou segmentação por grupos sociais, definido por critérios do Serasa Experian, que possui parceira com a Geofusion. Ela possibilita a divisão do público em 11 grupos, com 40 segmentos diferentes, de acordo com diversas variáveis, como renda, geografia, demografia, padrões comportamentais e estilo de vida. O módulo contempla aspectos mais profundos da personalidade do potencial consumidor.
No Café OnMaps, o Maurílio esclareceu que cada perfil de público tem seus comportamentos de consumo e necessidades diferentes, e a principal função da segmentação é identificar as especificidades de cada grupo para que seja desenhada uma estratégia individualizada.
A criação desse perfil é estratégica para a definição de um mix de produtos adequado e para a precificação em cada região. Existem alguns riscos ao se colocar um produto em um mercado não segmentado, como a falta de aderência, por exemplo. “Se a marca não entende o público para quem deve se dirigir, pode não ter tanta assertividade em suas ações, atrapalhando a sua relevância e dificultando resultados positivos”, disse a Daniela.
A segmentação também é importante para quem não trabalha diretamente com o consumidor. No trade marketing principalmente, a indústria pode trabalhar com estratégias alinhadas com ponto de venda para ampliar o alcance de exposição e, consequentemente, de vendas de seu produto.