Publicado em 11/07/2018

[Case Ctrl+Play] A estratégia que apoiou a abertura de 18 escolas

[Case Ctrl+Play] A estratégia que apoiou a abertura de 18 escolas

Geofusion Claudio Gonçalves
@geofusion_
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Como passar de duas para 21 unidades bem-sucedidas em apenas um ano? Esse feito foi alcançado pela Ctrl+Play, escola de programação e robótica para crianças e adolescentes, que existe há três anos no mercado.

Fundada na cidade de Campinas, a empresa aposta no ensino da tecnologia para revolucionar o mercado da educação no Brasil. Foi em 2017 que a Ctrl+Play adotou o geomarketing para definir regiões de expansão prioritárias, já no formato de franquias.

Hoje, já são 25 escolas em 9 estados brasileiros, sendo que 18 delas foram ativadas através do geomarketing. A meta de expansão é ousada: 50 unidades em 2018 e 356 até 2023.

Para chegar lá, o OnMaps, nossa solução de geomarketing, foi a ferramenta escolhida. O software apoia a identificação do público-alvo, o monitoramento da concorrência e a localização das melhores regiões para a abertura das novas unidades.

A partir da metodologia empregada na unidade de Vila Velha (ES), confira o case de sucesso desta rede de franquias e descubra a estratégia que fez a empresa definir 250 cidades-alvo como áreas potenciais para expansão.

Antes de conhecer essa história, que tal entender como o OnMaps também pode ajudar a sua rede a encontrar as regiões ideais para expansão? Clique no banner, baixe o nosso kit gratuito e descubra.

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Definição de premissas: quais eram os fatores de sucesso da rede de ensino?

Até adotar o OnMaps, a Ctrl+Play se baseava em informações do IBGE e no feeling para buscar pontos comerciais.

Para embasar com dados a tomada de decisão e ser menos dependente do feeling, a empresa entendeu que precisava definir as premissas que explicam o comportamento do seu negócio.

Entre os critérios mínimos estabelecidos para identificar regiões potenciais estavam:

  • População acima de 100 mil habitantes
  • Público-alvo: crianças e adolescentes – 5 a 19 anos – acima de 10 mil
  • Faixa de renda: entre C1 e A++ (predominância de mais de 50%)
  • Potencial de consumo anual: acima de R$ 72 mil
  • Presença de escolas privadas e de idiomas que, pela proximidade, favorecem a adesão dos pais ao ensino complementar

Essas premissas foram definidas com apoio do software, que é carregado com dados de mais de 250 fontes oficiais, como IBGE, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Serasa Experian e Banco Central.

Samuel Quintans, head de Franquias da Ctrl+Play, conta como o OnMaps foi essencial para a identificação do perfil do target da rede:

 

Da região ao ponto com geomarketing

Para inaugurar sua 13ª unidade, em Vila Velha (ES), a Ctrl+Play utilizou inteligência geográfica para realizar análises de macro e microambiente, ou seja, da região ao ponto comercial.

Depois de carregar no OnMaps dados de localização das unidades em operação, dos pontos comerciais de interesse e dos concorrentes, foi possível ter uma visão espacial do mercado.

Ativando os dados sociodemográficos disponíveis na ferramenta, foi possível concluir que as características de Vila Velha superavam os critérios mínimos citados no tópico anterior.

Depois, uma região primária de atuação foi definida, com base na maior concentração dos fatores de sucesso da rede.

Para tornar a análise ainda mais completa, a rede de franquias ativou dados de polos geradores de tráfego (escolas privadas e de idiomas), como mostra o mapa a seguir.

CtrlPlay-macro

Mas como a rede de ensino de programação garante a performance das suas unidades? Uma análise sobre a renda média e a densidade demográfica na região-alvo dá parte dessa resposta.

No caso de Vila Velha, foi observado que havia uma concentração das classes entre B2 e A++, o que valida o perfil do target esperado.

CtrlPlay-renda-media

O OnMaps também mostrou que a média de habitantes por domicílio estava acima de 2,01 no entorno, outro ponto a favor a região, considerando que o público da Ctrl+Play é formado por famílias com filhos.

CtrlPlay-densidade-demografica

Partindo para a análise micro, a Ctrl+Play selecionou, dentro da região primária, uma área menor em Vila Velha, onde o franqueado deveria buscar o imóvel para abertura do ponto.

A ferramenta mostrou mais algumas informações sobre a área escolhida:

  • O concorrente estava fora da zona ideal de busca
  • Presença de prospects: a concentração de escolas privadas e de idiomas indicou que a área era frequentada por pais de alunos
  • 3,5 km de distância entre o ponto e a unidade em operação mais próxima

 CtrlPlay-micro

Resultados: 800 potenciais clientes e 100 alunos matriculados

Inaugurada em outubro de 2017, a unidade de Vila Velha colheu números favoráveis graças à estratégia baseada em inteligência de dados.

“Desde o início, essa franquia nasceu dentro da ferramenta, desde a escolha da cidade, da região de implantação até a busca do imóvel. A escola performou dentro do esperado no início, hoje tem uma atuação que supera as expectativas e já está, inclusive, na segunda unidade”.

Samuel Quintans – Head de Franquias (Ctrl+Play)

Foram 60 matrículas realizadas logo nos primeiros 90 dias e mais de 800 potenciais clientes identificados.

Com mais de 100 alunos matriculados atualmente, a unidade já espera fechar o primeiro ano de funcionamento com 170 matrículas.

A metodologia utilizada em Vila Velha é a mesma que explica o sucesso da rede como um todo. Das 25 unidades existentes, 18 tiveram a sua localização definida com apoio da ferramenta. Doze escolas já estão operando, sendo que 11 delas apresentam performance dentro do esperado e uma superou as expectativas.

Quer saber como a estratégia utilizada pela Ctrl+Play pode ser adaptada para a sua rede? Entenda melhor os benefícios do geomarketing para o varejo, acessando o material abaixo. É só clicar no link e baixar o kit.

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Geofusion Claudio Gonçalves
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