[Checklist] Vendas ao varejo: quanto o fator geográfico está inserido no seu planejamento comercial?

planejamento-comercial

Das opções abaixo, marque aquelas que fazem parte do seu dia a dia tanto na geração de demanda como na prospecção em campo. Ao final do checklist, você descobrirá se está por dentro das melhores práticas comerciais no aspecto das análises geográficas.

Conheço o potencial de mercado dos produtos por região onde atuo e pretendo atuar

Avalio fatores como PIB, potencial de consumo e renda por município prospectado

Realizo a precificação dos produtos com base nas características socioeconômicas das regiões

Trabalho o mix de produtos de acordo com as características da população próxima aos estabelecimentos que atendo

Determino as metas de geração de demanda a partir do tamanho do meu mercado

Tenho bem desenhadas as áreas de atuação de meus vendedores, representantes e distribuidores

Consigo identificar a sobreposição de territórios dos canais diretos e indiretos

Roteirização de vendedores é uma realidade na operação da minha empresa

As metas do meu time de vendas são pautadas de acordo com as regiões de atuação

Sei quem são os meus melhores clientes e consigo espelhar essa informação em novas regiões

 

Selecionou de 1 a 4 opções

Dá para melhorar bastante! Imprimir mais atenção aos aspectos geográficos do negócio trarão a você ricos insights no dia a dia. Isso não só vai fazer a sua empresa encontrar novos clientes e vender mais, como também reduzir custos da operação comercial. A melhor solução é trabalhar com ferramentas que facilitem a interpretação do mercado sob o aspecto espacial.

Selecionou de 5 a 7 opções

O caminho é este mesmo! Sua empresa valoriza análises geográficas, mas pode ir além. Considere adquirir ferramentas focadas em inteligência geográfica de mercado, ou geomarketing, para que você tenha ainda mais recursos na geração de demanda à força de vendas.

Selecionou de 8 a 10 opções

Parabéns! Seus processos estão bem alinhados às melhores práticas do mercado. Por conta da enorme competitividade, as indústrias que vendem ao varejo precisam estar bem antenadas em relação a tendências, tecnologias e insights. Este, aparentemente, é o caso da sua empresa. E, caso ainda não tenha uma ferramenta de geomarketing dentro de casa, essa é a hora de conhecê-la. 

Por Caio Sanchez / Editor

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