Use o geomarketing para saber onde a concorrência está comendo bola

Qual é a estratégia da sua empresa para lidar com a concorrência? Você consegue mapear todas as oportunidades que surgem nas áreas onde atua antes de planejar seus próximos passos? Consegue descobrir potenciais mercados em que você e a concorrência ainda não estão presentes? Ou sua empresa ainda não consegue acompanhar os concorrentes, chega sempre depois ou, se chega antes, precisa enfrentar estratégias mirabolantes do competidor e se virar para não perder espaço no mercado?

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Para estar por dentro das movimentações do concorrente é importante não perder tempo. Por isso, ferramentas de geomarketing podem te ajudar a monitorar as movimentações do concorrente e não dar espaço para ele. Imagine que você queira saber quais os potenciais mercados em que a concorrência ainda não está presente, e assim, traçar seu plano de expansão. Com uma solução de geomarketing você consegue descobrir como se comporta a população daquela região que você está interessado, saber qual a faixa etária predominante da população local, nível de escolaridade, disponibilidade que os potenciais clientes têm para andar de suas casas até seu estabelecimento, etc.

Com essas informações em mãos, você consegue se programar para que essas novas unidades estejam ainda mais preparadas para receber seu público-alvo e blindar seu negócio contra o concorrente. Além disso, também é possível ser ainda mais específico e determinar quais são as lojas que você vai usar para bater de frente com seu competidor, baseado nos dados de consumo do público do entorno, rendimento de cada uma das unidades e distância entre suas lojas e as da concorrência.

Estratégia de expansão

Use a solução de Gestão de Inteligência de Mercado também para analisar se existem boas oportunidades nas regiões em que a concorrência já está presente e você ainda não. A estratégia de algumas empresas do mercado varejista é simplesmente seguir a concorrência, mas nem sempre o resultado é positivo e o concorrente acaba fechando em pouco tempo, e sua unidade também não vinga. Mas, talvez, o concorrente esteja testando um novo conceito de loja ou posicionamento, e aí vale a pena acompanhar de perto e por mais tempo como essa unidade tem se saído e se vale a pena brigar por esse mercado ou não.

Nada vai abalar seus negócios se você souber usar todo potencial das ferramentas de geomarketing a seu favor. Construir um banco de dados com todas essas informações requer muito conhecimento, tecnologia e trabalho. Por isso, prefira as plataformas que já oferecem esse conteúdo de mercado detalhado e sempre atualizado.

 Estratégia de expansão

Por João Pedro Ribeiro do Val / Diretor Comercial

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