Como fazer análise de mercado e monitorar a concorrência com mapas

Já falamos aqui sobre como é importante fazer sua análise de mercado para trabalhar com dados atualizados, definir estratégias competitivas e encontrar áreas potencias para atuação, onde, muitas vezes, seu concorrente pode ainda não estar. Inclusive, produzimos um post com alguns motivos para monitorar a concorrência com inteligência de mercado.

Com a tecnologia certa e respeitando as variáveis de cada setor, é possível conhecer muito do planejamento estratégico dos competidores. E para agilizar as análises e aprimorar os resultados de estudos referentes à inteligência competitiva, já está disponível o Radar, uma nova ferramenta que traça o raio-x de setores do varejo.

O novo recurso do OnMaps oferece uma visão geral do mercado para a análise de players em todo o Brasil. Redes de fast food e farmácia serão as primeiras com dados disponíveis para obtenção de estudos dos territórios e de competidores.

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Conhecer e entender como a concorrência se comporta fornece base para a tomada de decisões assertivas. Se um competidor está investindo de maneira agressiva na entrada em um município, por exemplo, pode ser que a melhor estratégia para a sua empresa seja ingressar em outra região, onde há uma demanda por seu produto e menor concentração de concorrentes. Também é possível que a melhor estratégia seja estar perto de um competidor ou um ponto de venda específico. Então, é necessário saber onde estes players de interesse se encontram.

Análise de mercado em apenas alguns cliques

O diferencial do Radar é oferecer estudos de inteligência de mercado, de maneira mais simples, descomplicada e muito mais rápida – ideal para o dia a dia das equipes de IM, que costumam ser pequenas.

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“O Radar compilou diversos dados e os transformou em informações mais simples para a construção de estratégias”, conta Janaína Rehder, analista de inteligência de mercado da Geofusion. “São dados que já temos em nosso sistema, mas que são apresentados de forma simplificada para que as empresas realizem estudos de mercado rapidamente. Além de utilizar as bases de informações dos próprios clientes, a ferramenta oferece a segmentação, recurso exclusivo da Geofusion”, complementa Janaína.

Análise do mercado de fast food

A Geofusion realiza a coleta de dados de mais de 18 redes de fast food disponíveis no País. Para entender melhor, você pode acessar um infográfico que apresenta o raio-X do fast food no Brasil, produzido por nossa equipe em 2015.

radar1.pngPara demonstração de aplicações possíveis do Radar, fizemos um estudo com uma rede fictícia, a GeoBurger, com distribuição em todo o Brasil, no período de outubro de 2015 a março de 2016. O estudo incluiu dados das 10 redes com maior presença no mercado em comparação com a GeoBurger. O gráfico à direita mostra um ranking das principais redes, com o número de lojas como critério principal.

A rede Subway conta com o maior número de restaurantes em território nacional. São mais de 2 mil, quase o triplo em comparação com o segundo lugar, o McDonald’s, que tem 873. Nossa rede fictícia aparece no sexto lugar, com pouco menos que 400 unidades. O último lugar do ranking fica com a rede Montana Grill, representando 4% do Subway, com 92 restaurantes.

No Radar, também é possível analisar as variações nos números de lojas, considerando aberturas e fechamentos. A comparação desses dados oferece uma visão mais clara sobre a presença de cada uma das redes avaliadas no mercado.

A distribuição geográfica das empresas de fast food pelo Brasil também é um fator importante para decisões, como abertura de unidades e entrada em novos mercados. Além das análises macro, em que todo o território brasileiro é considerado, existe a possibilidade de afunilar a busca e estudar os mercados por estado, município e microáreas (delimitação feita pela Geofusion sob critérios e características geomercadológicas).

Mais um dado importante para o direcionamento de estratégias é a indicação de renda média por regiões em que as lojas GeoBurger e seus concorrentes estão presentes. Por meio dessa informação é possível entender as semelhanças e diferenças entre estratégias das duas redes.

Conhecer a penetração de competidores também é fundamental para decidir em quais novos mercados é interessante investir ou sair de vez, para não ser engolido pela concorrência.  

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Inteligência de mercado nas redes de farmácias

O Radar também foi disponibilizado para o setor de farmácias. Os dados da Geofusion incluem 34 redes de drogarias no País. Novamente, para efeito de estudo, foram escolhidas as 10 maiores do mercado. Também foi criada uma empresa fictícia, a GeoFarma, para comparação.

radar2.pngA rede Pague Menos aparece em primeiro lugar no ranking, com 820 unidades, seguida pela rede Drogasil, em segundo lugar, com 624 lojas. A Drogaria SP está na terceira posição, com 599 unidades, quase empatada com a Droga Raia, que possui 592 lojas.

A Droga Raia, no entanto, é a rede que apresenta o maior número de inaugurações. Entre outubro de 2015 e março de 2016, a rede inaugurou 205 unidades e fechou apenas 45, ou seja, quatro unidades abertas para cada loja fechada.

Um dos pontos mais interessantes do Radar é exatamente isso: acompanhar a evolução das redes, mensurar o crescimento e o decréscimo de competidores no mercado, além de avaliar o próprio desempenho.

No mercado de farmácias, as praças mais disputadas são os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. A rede com maior presença no estado de São Paulo é a Drogaria SP, com 525 unidades, seguida pela Droga Raia, com 356 unidades. No entanto, a Droga Raia teve um crescimento mais agressivo, com 100 inaugurações, contra 27 fechamentos em um período de seis meses.

O perfil do mercado no Rio Grande do Sul é bastante distinto. A rede local Farmácia São João é a líder do setor com 370 unidades, seguida pela rede Panvel, com 272 lojas. Já a rede Pague Menos conta com uma pequena participação no estado, com menos de 50 lojas.

O mercado paranaense tem como líder a rede Farmácia Preço Popular, com 83 unidades. A rede Farmais, terceira colocada no ranking do estado, apresentou um decréscimo da sua participação, com 16 unidades fechadas e nenhuma abertura. Já o segundo lugar, a Droga Raia, está entrando fortemente no mercado paranaense, com a abertura de 22 lojas nos últimos seis meses.

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Farmácias vendem medicamentos, um tipo de bem essencial.  E neste setor há uma grande participação de pontos de venda regionais, com comerciantes independentes das redes. Todo munícipio, por menor que seja, tem ao menos uma drogaria. No entanto, ao consultar o Radar de Mercado, podem ser encontrados locais onde não há presença de nenhuma das redes estudadas, o que representa oportunidades para negócios.

O que fazer com os dados do Radar?

Além de fornecer um panorama sobre os setores de fast food e farmácias, o Radar permite a construção de estudos em pequenas regiões. O usuário pode partir do maior cenário, que é o país inteiro, até regiões específicas, como um bairro.

Utilizando os mapas do OnMaps, é possível realizar estudos com o auxílio de filtros sociodemográficos e verificar onde está a concorrência. Com as camadas correspondentes aos polos ativadas, você consegue filtrar os pontos do mercado de interesse, de acordo com o mês de abertura. Dessa forma, fica disponível a visualização do crescimento de cada rede, possibilitando o cruzamento com os dados oferecidos pela plataforma, como renda, potencial de consumo, faixa etária e perfis, com a ajuda do módulo Lifestyles (assista ao vídeo abaixo). 

Conhecer o mercado (e a sua posição nele) é essencial para o planejamento estratégico de qualquer empresa. Uma área de inteligência deve estar sempre munida de informações sobre si mesma, seus competidores e o potencial de cada área onde deseja entrar.

Com o Radar, os profissionais da sua empresa podem dedicar mais tempo planejando e pensando em estratégias. Poucos cliques serão o suficiente para estudar diversas questões essenciais para um bom plano de inteligência competitiva.

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Por Valéria Duarte / Diretora de Customer Success

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