Como montar um delivery com apoio do geomarketing

Com a vida do consumidor cada vez mais corrida, o serviço delivery é um dos negócios que se destacam no mercado. O último levantamento da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), de 2015, mostra que o segmento faturou cerca de R$ 9 bi.

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Este crescimento fez com que pequenas e médias empresas olhassem para a prática das entregas com bons olhos, mas também com muitas dúvidas. A principal delas, claro:  Como montar um delivery?

A qualidade e a agilidade são fundamentais para que o serviço de entrega obtenha o sucesso desejado. Afinal, esses são os maiores atrativos para o cliente. Mas, se você está pensando em implementar um delivery na sua empresa, existem mais fatores a serem levados em consideração. Por isso, elenco alguns tópicos fundamentais para uma operação de delivery de sucesso.

Como as tecnologias ajudam a montar um delivery

Antes de qualquer coisa, é necessário entender que o sucesso depende de muitos fatores geográficos como, por exemplo, onde está o seu cliente e qual é o potencial de consumo de determinada região. Por isso, é interessante utilizar um software de geomarketing para conseguir guiar-se durante as etapas de criação.

Com uma solução do tipo, sua empresa visualiza em mapas quais são as cidades ou bairros mais promissores, de acordo com o produto ofertado por sua empresa. E tudo com base no comportamento, estilo de vida e renda de cada perfil de consumidor. Interessante, não é mesmo?

E para não perder nenhum pedido e ter um atendimento de qualidade é necessário que o seu esquema de entregas possua um bom software de gerenciamento para guardar os dados de clientes e dos produtos oferecidos. Considere também trabalhar com sistemas de pedidos online, daqueles que o consumidor utiliza via aplicativo de smartphone.

Depois de munir-se de todas as ferramentas necessárias, é hora de colocar a mão na massa!

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Escolha a região onde o delivery será montado

Os grandes centros urbanos ou cidades com bastante movimentação empresarial são consideradas ótimos para montar um serviço de entregas. Nessas regiões, as pessoas geralmente têm a vida corrida e acabam optando pela praticidade, mesmo que por um custo mais elevado.

Fatores como estes são cruciais para escolher a localidade para operação. Com a ajuda do geomarketing é possível fazer análises interessantes e cruciais para o sucesso de um delivery, como:

  • Descobrir a renda média das pessoas de uma determinada região;

  • entender quanto é gasto durante o dia nos comércios e quais tipos de produtos são consumidos naquela região;

  • classificar os habitantes de cada região por sexo, idade, grau de escolaridade etc.

É possível também analisar a existência de concorrentes e estabelecimentos que estimulem ou atrapalhem o desenvolvimento do negócio, como estações de trem e metrô, escolas ou supermercados.

Calcule a distância para realizar uma entrega rápida

Depois de escolher o ponto ideal para as entregas, chegou a hora de analisar a região a ser coberta. Mais uma vez, uma ferramenta de geomarketing pode ser uma mão na roda. Se a sua ideia é fazer entregas de, no máximo, 15, 20 minutos, é crucial observar no mapa até onde o seu entregador deve ir para que o tempo limite seja respeitado.

Em um software de geomarketing, você desenha no mapa a região a ser atendida, usando como base o tempo de deslocamento. Com base em algoritmos, é considerado o trajeto viável de um ponto a outro, desviando de viadutos, avenidas sem possibilidade de cruzamento e até mesmo evitando a contramão durante o percurso. 

Saiba o endereço do seu cliente e utilize isso a seu favor. Na ferramenta, é possível importar o seu próprio banco de dados de clientes para saber se a localização deles está dentro ou fora do espaço estipulado. Se houver muitos clientes fora da área estipulada fazendo pedidos, talvez seja hora de pensar em mais um ponto comercial.

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Descubra quanto custará cada entrega

Assim que descobrir a região que será atendida pelo delivery, você pode aproveitar os dados do software de geomarketing (distância percorrida e tempo gasto) para calcular quanto custará cada entrega.

Se a área de cobertura for muito ampla, você pode acabar gastando demais. No final, o valor da taxa de entrega tende a ficar elevado. Outro problema é colocar no menu de entrega produtos cujo preço seja igual ou inferior ao valor cobrado pela entrega, pois a viagem acaba sendo em vão.

delivery-geomarketing-min.pngUm Um software de geomarketing facilita a implementação e gestão de um delivery

Fique de olho na concorrência

Com um software de geomarketing fica fácil entender como fazer análise de mercado e monitorar a concorrência. Basta indicar no mapa o local a ser consultado e analisar os estabelecimentos da região.

Isso ajuda a decidir entre um ponto e outro. Caso haja dois locais com as características necessárias para a instalação de um serviço de entregas, você pode optar por instalar-se no local com menor número de concorrentes.

Saiba o que ofertar no seu delivery

É muito importante escolher bem o tipo de produto que será oferecido para entregas. Comidas sofisticadas necessitam de mais tempo para preparo; mercadorias sensíveis exigem uma entrega mais cuidadosa; objetos de valor precisam ser transportados de forma segura. E assim por diante.

Lembre-se que, nos casos de entregas de refeições, nos fins de semana a demanda geralmente aumenta, e qualquer atraso na entrega pode botar tudo a perder. O cuidado na hora de embalar os itens que necessitam de temperatura específica ou isolamento contra impurezas e sujeira é fundamental.

Contrate o número certo de entregadores

Imagine que no final de semana o número de entregas dispare e você precise de 10 entregadores para dar conta da demanda. Você os contrata e tudo flui perfeitamente, até que, na semana seguinte, de segunda à quinta-feira, a quantidade de pedidos cai pela metade. O prejuízo com os entregadores ociosos será enorme!

Para evitar esse problema, é interessante contratar os funcionários por turnos. Faça uma média de quantas entregas serão feitas no meio da semana e mantenha uma equipe reduzida para esses dias.

Muitos pedidos? Considere abrir mais unidades

Seu estabelecimento começa a receber muitos pedidos fora da região de atendimento e você começa a perder entregas. O que isso significa? Que está na hora de expandir! Mas para que a expansão ocorra de forma correta, é necessário que você saiba qual o ponto comercial perfeito para alugar ou até mesmo comprar.

Deve-se fazer uma pesquisa para descobrir o perfil de consumo, idade, renda e número de pessoas que se enquadram no público-alvo do negócio. É necessário verificar também quanto as pessoas daquela região gastam com comida.   

Com geomarketing você também descobre áreas brancas, ou seja, regiões com potencial de consumo e presença do seu público-alvo, mas que ainda não são atendidas pela sua empresa. Dessa forma, a expansão se torna muito mais segura, rentável e assertiva.

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Por João Caetano / Gerente de Marketing de Produto

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