Como o geomarketing pode trazer respostas sobre o seu negócio

geomarketing-negocio

A gente sempre fala sobre como o geomarketing é útil para quem precisa conhecer a fundo o potencial de diferentes regiões. Mas com esse recurso você pode ir além e obter respostas para questões cruciais do seu próprio negócio, como, por exemplo, quantas cidades com o perfil de mercado desejado existem a uma determinada distância do centro de distribuição?

Analisar informações geográficas, como a distância dos clientes até as lojas, ou dos pontos de distribuição aos pontos de venda – é fundamental para direcionar o planejamento de uma empresa. Mas só uma plataforma de geomarketing consegue somar a essa análise os dados socioeconômicos. E isso fará a diferença, pois esses informações indicarão quais regiões têm perfil para tornar seu negócio bem-sucedido.

New Call-to-action

Veja abaixo como essa inteligência pode ser aplicada em diferentes áreas da sua empresa:

Como otimizar investimentos em propaganda?

Use soluções de geomarketing para visualizar a cobertura das redes de retransmissão das maiores emissoras de TV. Dessa forma, você reduz os custos com propagandas, priorizando a abertura de lojas nas regiões de alcance dos anúncios.

O raciocínio é simples: como o custo da publicidade em TV é alto, vale a pena dar prioridade para o crescimento da empresa dentro da área de cobertura para a qual já foram contratados anúncios.

Qual é o comportamento do seu cliente?

Ao mapear seus clientes e suas lojas em um software de geomarketing, você consegue entender quanto, em tempo ou distância, eles estão dispostos a percorrer para consumir seu produto ou serviço. Com essa informação, você delimita a área de influência das suas lojas e consegue, por exemplo, focar as ações de marketing nesta região.

Como delimitar a área do delivery?

Vamos supor que um restaurante tenha definido que seu motoboy pode se deslocar, no máximo, 10 minutos para fazer a entrega. Uma solução de inteligência geográfica de mercado tem ferramentas que permitem o desenho de áreas, de acordo com o tempo do deslocamento, deixando claro até onde as entregas serão feitas.

Onde é viável abrir novas unidades?

É bem comum pensar geograficamente quando o assunto é logística. Para empresas que lidam com produtos perecíveis, por exemplo, é essencial considerar a localização e o alcance dos centros de distribuição, antes de abrir novas unidades, mesmo que as demais características do mercado deem sinal verde para o negócio.

New Call-to-action

Por Valéria Duarte / Diretora de Customer Success

Comentários

Ebooks

Materiais mais baixados

Acompanhe a Geofusion

Assine nosso blog e receba o melhor conteúdo sobre Geomarketing