[Vídeo] Como vencer o Oscar com a Inteligência Geográfica

Quando Beleza Americana foi indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2000, a DreamWorks, estúdio responsável, planejou ações de marketing que aumentassem suas chances de sucesso.

O produto era bom – o filme havia recebido críticas positivas em todos os jornais – mas um ano antes o estúdio também tinha um trunfo, O Resgate do Soldado Ryan, que acabou por morrer na praia com o anúncio do vencedor Shakespeare Apaixonado.

O valor da campanha foi alto: US$ 700 mil estrategicamente investidos com o apoio de uma ferramenta poderosa, mas ainda pouco explorada pela indústria do entretenimento: a Inteligência Geográfica.

Como isso foi possível? Muito simples: a DreamWorks sabia quem era, e, principalmente, onde estava, seu público-alvo – os membros da Academia. Desta forma, não era preciso pagar caros anúncios em jornais de veiculação nacional. Em vez disso, o estúdio garantiu que houvesse referências ao filme em pequenos veículos de distribuição gratuita nas ruas de Beverly Hills.

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A empresa estimou que entre 30 e 40 eleitores da Academia moravam em Santa Barbara, ao norte de Los Angeles. Sabendo disso, focou sua estratégia de divulgação naquele local. Foi por isso que, naquele início do ano 2000, uma das palestras mais concorridas do Santa Barbara Film Festival foi a de Alan Ball, roteirista de Beleza Americana, era o assunto do momento. Na noite anterior, os produtores levaram-no a um jantar particular de personalidades do setor. Enquanto isso, o protagonista, Kevin Spacey, participava de programas especializados, como Inside the Actors Studio, do canal a cabo Bravo. 

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Resultado: Beleza Americana venceu o Oscar de Melhor Filme. E também o de Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Original – foi o filme do ano em 2000.

Se ações de marketing de relacionamento estruturadas geograficamente podem influenciar até mesmo um membro da Academia, por que não influenciar o cliente a consumir mais em seus pontos de venda? Aposte você também na Inteligência Geográfica de Mercado para conquistar seus clientes e tornar-se sucesso de público. Inteligência de Mercado OnMaps

Por Valéria Duarte / Diretora de Customer Success

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