Confira tudo o que rolou no primeiro GeoTrends de 2017

São Paulo, 25/04/17

Realizar o maior evento de geomarketing do país na maior metrópole brasileira é uma combinação que não tem como dar errado.

A 6ª edição do GeoTrends aconteceu hoje pela manhã, no hotel Radisson Vila Olímpia, e comprovou o seu sucesso mais uma vez.

geotrends-palestra-susana-figoliApresentação de Susana Figoli no GeoTrends: 7 dicas para multiplicar seus resultados no varejo

Dedicado inteiramente ao varejo e com o tema central “Criando estratégias de alto impacto”, o evento reuniu mais de 150 profissionais para falar sobre expansão de negócios e gestão da rede.

Ao todo, quatro apresentações abordaram desde casos de sucesso até novas tecnologias que tem auxiliado nas tomadas de decisão do setor varejista.

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Pílulas de aplicações de geomarketing

A primeira palestra da manhã foi ministrada pela Susana Figoli, nossa diretora de Inteligência de Mercado, com o tema “7 dicas para multiplicar seus resultados no varejo”.

Ela explicou, por meio de mini-cases de empresas como CNA, Yamaha e Depyl Action, as aplicações do geomarketing nas estratégias de expansão e gestão de unidades.

Como encontrar a região ideal para abrir um novo ponto, melhores práticas para localizar o público-alvo e identificação do potencial de mercado foram alguns dos principais assuntos abordados pela Susana.

“No mercado, existe a máxima de que ‘retail is detail’, ou seja, o varejo é construído nos detalhes. E isso tem total relação com a localização e pistas que o entorno das unidades dá para o varejista rentabilizar a rede e até mesmo expandir”, explicou a diretora.

Logo em seguida, foi a vez da Verônica Amorim, da área de Sucesso do Cliente aqui da Geofusion, contar como a Telhanorte utiliza o OnMaps, a nossa ferramenta de geomarketing, para escolher as regiões mais adequadas na expansão de lojas.

Foi mostrado como a empresa selecionou um ponto na Via Dutra para abertura de uma nova unidade, de acordo com aspectos apontados no OnMaps, como renda, faixa etária e potencial de consumo da população no entorno.

A Verônica contou que desde 2014 a Telhanorte não fecha lojas: “Uma das explicações é o uso do geomarketing para dar assertividade às estratégias de expansão, além da nossa parceira diária com a empresa para que consigam os melhores indicadores”.

Case de sucesso e grande novidade pós-intervalo

Depois do coffee break, João Daniel Ramos, gerente de Comunicação e Planejamento do Kumon, dividiu um pouco os resultados da rede de ensino, na palestra “A cultura de geomarketing na expansão da rede”.

Ele explicou por que o OnMaps tem sido fundamental para as estratégias de abertura de unidades e captação de alunos, maximizando os resultados e garantindo segurança nas tomadas de decisão.

“Com 1,4 mil unidades no País, temos como grande desafio localizar regiões ainda inexploradas. E com o OnMaps conseguimos encontrar essas lacunas de atuação”, revelou Ramos.

Além disso, o João Daniel afirmou que o sucesso das novas escolas, junto ao trabalho com o geomarketing, garantiu uma maior credibilidade na hora de apresentar a franquia para potenciais franqueados.

Para encerrar esta edição do GeoTrends, nosso diretor Comercial e de Marketing, João Pedro Ribeiro do Val, explicou como a transformação digital está impactando nas decisões do varejo.

Dentro da apresentação, o diretor chamou Leonardo Paiva, da área de Marketing de Produto aqui da Geofusion e juntos anunciaram, em primeira mão, um produto inédito: a EVA, o novo membro da equipe de Inteligência de Mercado da sua empresa.

lancamento-eva-geomarketing.jpgJoão Pedro Ribeiro do Val apresenta a EVA, novo produto da Geofusion

"A EVA é o resultado da nossa nova geração de produtos. Ela olha para os mesmos dados que a Geofusion sempre trabalhou, só que com uma metodologia robusta embutida, fazendo a grande maioria do trabalho duro por vocês, que é a coleta de dados”, explicou do Val aos participantes do GeoTrends.

Ele ainda mostrou por que a EVA vai realmente ser uma parceira das redes de varejo: “Estamos encurtando o tempo das análises de geomarketing, otimizando o dia a dia dos profissionais para pensarem em ações mais estratégicas”.

A última apresentação do evento contou com a participação da executiva Semíramis Costa.

Com vasta experiência de mercado e passagens por empresas como Carrefour, Mc Donald’s e Grupo CRM (Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau e Lindt), ela relatou sua experiência recente com a EVA.

“A EVA é a evolução do geomarketing. Colaborei com o desenvolvimento do produto e posso dizer que lá tem tudo o que sempre sonhei quando o assunto é gestão de rede e expansão no varejo”, revelou a executiva.

E foi assim, falando sobre resultados, tendências e tecnologia, que o primeiro GeoTrends deste ano chegou ao fim.

No próximo dia 25 de maio é a vez da indústria. Vamos conhecer as melhores práticas do setor quando o assunto é inteligência comercial e gestão do time de vendas. Até lá!

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Por Cassiana Duarte / Gerente de Marketing

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