Veja por que sua empresa precisa compreender o perfil do consumidor 4.0

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Com a chegada de novos dispositivos tecnológicos e facilidades de compra, as empresas encontraram um desafio: como entender o comportamento dos seus clientes com inteligência de mercado. Assim, surgiu um novo modelo de perfil, o consumidor 4.0!

Quer saber como é possível entender esse novo modelo de compra do público e como isso é importante para as marcas? Então, continue a sua leitura para conquistar resultados ainda melhores!

Como é o perfil do consumidor 4.0?

Com o passar do tempo, a nossa sociedade passou a mudar junto com o surgimento de diferentes tecnologias, como a internet, computadores, smartphones, tablets e conexões em tempo real.

Essas mudanças levaram ao desenvolvimento de novas maneiras de avaliar e utilizar produtos. Sendo assim, para que as organizações mantivessem bons resultados de vendas, foi preciso encontrar uma maneira de se adaptar e entender o novo comportamento dos clientes.

Diante dessa situação, surgiu o conceito de consumidor 4.0, um comprador conectado, informado e que busca informações das empresas, antes de confirmar uma compra.

A conectividade é uma das principais características desse público. Esses consumidores se conectam com as marcas, buscando aquelas que suprem as suas necessidades ao mesmo tempo em que oferecem atendimento integrado em diferentes plataformas e lutam pelas suas causas, criando um relacionamento muito mais próximo com o público-alvo.

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Por que é importante saber lidar com esse novo perfil?

Por se tratar de usuários ativos diariamente na internet, seja em redes sociais, aplicativos ou outros sites, esses clientes são responsáveis por auxiliar na construção da reputação de uma marca.

Assim, as empresas precisam compreender o perfil dos seus clientes em potencial, trabalhar para oferecer uma experiência de compra sem erros e garantir que esses compradores não tenham reclamações a respeito produtos.

Além dessa importância, conhecer o consumidor 4.0 permite que uma marca entenda melhor o seu nicho e consiga obter novas informações a respeito dos seus clientes.

Um relacionamento humanizado faz com que o público passe a confiar mais na marca, ficando mais propenso a compartilhar seus dados de contato, como e-mail, endereço e telefone celular.

A oportunidade de conseguir esses registros permite o desenvolvimento de novas estratégias para a construção de um relacionamento ainda mais sólido.

Quais são as melhores estratégias para se comunicar com esse consumidor?

Existem algumas ações que facilitam os recursos das organizações na hora de conseguir atender as necessidades desse novo modelo de comportamento dos clientes. Assim, preparamos uma lista com as principais estratégias e como uma marca deve trabalhar para colocá-las em prática!

Comunicação Omnichannel

O consumidor 4.0 quer receber o mesmo atendimento em diferentes plataformas, sejam elas físicas ou digitais. Para conseguir satisfazer essa necessidade, é preciso integrar as ferramentas, oferecendo uma única experiência desde a sua visita a algum ponto de venda até acessos em sites da marca, e-commerce ou mensagens nas redes sociais.

Contar com um banco de dados que registre essa movimentação e permita que a companhia consiga responder prontamente as suas expectativas é uma ótima estratégia. Isso vai fazer com que o caminho para alcançar o sucesso esperado seja mais eficiente.

Integração online e offline

O perfil do consumidor 4.0 preza por um atendimento integrado em todas as plataformas. É do seu interesse, por exemplo, que, durante uma compra, a negociação possa ser feita de maneira digital e a retirada em uma loja física.

Essa integração facilita o processo de vendas, acelerando a compra e permitindo a facilidade do pagamento digital. Isso proporciona uma experiência diferenciada ao cliente, que futuramente pode voltar a adquirir produtos da marca por essa boa lembrança.

Absorção dos valores do público

A grande concorrência é um desafio para as empresas e os consumidores. Dessa forma, uma das melhores estratégias atuais é demonstrar interesse pelas mesmas motivações do público-alvo.

Utilizar esse recurso é uma ótima maneira de atrair a atenção e conquistar o respeito do consumidor, além de proporcionar ao cliente a chance de se identificar com as causas da marca.

Distância do tratamento de massa

O consumidor 4.0 quer ser único para as empresas. Ele gosta de sentir que é importante e exclusivo para uma marca. Sendo assim, é preciso passar mensagens direcionadas e personalizadas, garantindo que o destinatário perceba que o conteúdo foi desenvolvido especialmente para atender a sua necessidade.

O tratamento de massa transmite a ideia de que a organização quer se comunicar com todos ao mesmo tempo e, para esse novo perfil de comportamento, essa abordagem já não é mais aceita.

Comunicação direta

Outro ponto de extrema importância para a realização de negócios com esse novo comportamento de consumo é a preferência por linguagens simples, rápidas e eficientes.

A comunicação direta se transformou em uma ação essencial para acelerar a velocidade das negociações, garantindo contratos eficientes entre empresas. Sem delongas e com soluções práticas, agilizando as vendas e a distribuição de produtos.

Vimos que o consumidor 4.0 é um advogado de marcas, portanto, acompanhar os seus movimentos e oferecer experiências de compra únicas é a melhor maneira para expandir o mercado de atuação.

Talvez, a chegada de novas tecnologias volte a mudar o comportamento dos compradores, mas enquanto essa mudança não acontece é essencial atender os desejos do público atualmente, ou seja, imediatismo com qualidade!

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Por Renato Chaves / Gerente Comercial

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