Data Driven Marketing: o que é e como usar em prol da empresa?

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Não é nenhuma novidade que a tecnologia e a inovação digital são fatores que trazem uma vasta gama de possibilidades à sociedade, principalmente no que diz respeito à comunicação entre empresas e clientes. 

Afinal, quantas vezes, em meio a uma dúvida, você pôde recorrer à internet para obter informações e pautar sua decisão em dados precisos?

Atualmente, é possível encontrar uma infinidade de ferramentas e sistemas que organizam dados e facilitam o processo para tomar decisões, como uma solução de geomarketing, com informações de fontes externas e inteligência com agilidade e segurança.

Dado o contexto, neste artigo mostraremos tudo o que você precisa saber sobre Data Driven Marketing e como ele pode ser utilizado a favor dos interesses da sua empresa. Quer entender mais sobre o assunto? Então não deixe de continuar a leitura!

Antes, sugiro que você complemente seus conhecimentos sobre vendas, acessando o material abaixo. Basta clicar na imagem e fazer o download.

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O que é Data Driven Marketing?

Consiste em uma estratégia de marketing orientada a lidar com dados, referindo-se às decisões e ideias que surgem por meio da análise de informações adquiridas a respeito dos clientes.

Ou seja, é o fundamento do machine learning e do marketing preditivo, pois lida não apenas com quantidade, mas, principalmente, com a qualidade da informação.

É muito importante dar relevância às informações obtidas, visto que o número de dados disponíveis está dobrando a cada dois anos, podendo atingir cerca de 40 trilhões de GB até 2020, segundo as estatísticas levantadas pela Gartner e IDC.

O que quero dizer é que existem muitos dados a serem gerenciados por meio de recursos e ferramentas tradicionais. Isso significa que os processos utilizados para fazer a gestão de dados que sua empresa utilizou há dois anos já podem ser considerados obsoletos.

Sendo assim, o essencial é atualizar a tecnologia e suas ações de marketing e vendas de maneira contínua, a fim de manter um bom índice de interação com os usuários e garantir a competitividade do negócio.

Por isso, é necessário simplificar os dados e a forma de acesso a eles. A melhor estratégia é utilizar soluções tecnológicas no procedimento.

Por que o Data Driven Marketing se mostra como forte tendência? 

Como mencionamos, o número de dados disponíveis está dobrando a cada dois anos. Dito isso, podemos afirmar que o Data Driven Marketing está se tornando uma forte tendência, por se basear em pontos como:

  • quanto mais agilidade no processo de aquisição de dados, soluções baseadas em inteligência podem ser desenvolvidas de forma rápida;

  • a quantidade de informações obtidas diariamente está aumentando de maneira proporcional;

  • considerando os variados canais de comunicação da empresa, é inevitável que a variedade de informações também cresça;

  • uma solução baseada em tecnologia e automação garante qualidade aos dados obtidos. Em outras palavras, não se perde a credibilidade das informações, já que, apesar do grande volume, elas proporcionam inteligência mercadológica.

Certamente, as características citadas são de grande utilidade para empresas de portes médio e grande, habituadas a lidar com a aquisição de altos volumes de dados quase todos os dias.

Como utilizar os benefícios do Data Driven Marketing a favor da empresa?

Além de proporcionar os recursos necessários para lidar com os dados com inteligência, uma das vantagens do Data Driven Marketing é que pode ser implementado com facilidade na empresa. Continue a leitura para conferir alguns de seus benefícios.

Segmenta o público com eficiência

O Data Driven Marketing, como ferramenta estratégica, pode ser a melhor maneira de garantir uma segmentação assertiva em relação a seus potenciais clientes.

O fato de estar diretamente ligado ao tratamento e análise dos dados com inteligência faz com que o Data Driven Marketing permita que as empresas saibam exatamente quais de seus clientes estão ligados aos esforços de marketing e vendas em cada canal.

Dessa forma, a organização economiza recursos, pois foca todos os seus esforços e energia em um único foco, sem desperdiçá-los com táticas ineficientes. Além do mais, isso também auxilia a concentrar os esforços e ações de marketing nos meios corretos e mais efetivos.

Melhora a experiência de compra do shopper

Para concluirmos, vale ressaltar que uma estratégia baseada em Data Driven Marketing é capaz de otimizar a experiência de compra do shopper. O que é um fator indispensável em um mercado tão competitivo como o atual, principalmente em tempos de crise econômica.

Caso seja notada alguma taxa de conversão baixa em um determinado momento da campanha de um produto, por exemplo, é possível avaliar os motivos que geram esse fator, permitindo que os ajustes sejam realizados conforme a necessidade e, é claro, a experiência do cliente seja otimizada.

Como você pôde conferir no conteúdo de hoje, o Data Driven Marketing é capaz de trazer diferenciais competitivos fundamentais para a organização, permitindo não apenas que ela sobreviva em um panorama complexo, como também garanta seu crescimento e se destaque dos concorrentes.

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Por Cassiana Duarte / Gerente de Marketing

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