Confira 5 dicas infalíveis de marketing para inauguração de loja

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A inauguração de uma loja é sempre um momento muito importante dentro de uma estratégia de expansão. Afinal, após todo o cuidadoso planejamento e o trabalho intenso para definir o melhor ponto para instalação de uma nova loja, chega a hora de apresentá-la ao público.

Esse momento é muito relevante, pois é a primeira oportunidade real de oferecer uma experiência positiva para o público, que impactará todo o potencial de construção da sua marca e também abrirá as portas para relacionamentos com os futuros consumidores.

Tudo na inauguração deve ser pensado com bastante cuidado. Afinal, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica.

Para ajudá-lo a concluir com sucesso essa missão, trazemos neste post 5 dicas infalíveis de marketing para inauguração de loja.

Antes, sugiro que você complemente seus conhecimentos sobre abertura de lojas, acessando o material abaixo. Basta clicar na imagem e fazer o download.

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1. Crie e alimente expectativas

Antes da inauguração de um novo ponto de venda, é natural que haja a necessidade de fazer reformas, no caso do uso de um imóvel já existente ou até mesmo de iniciar uma construção do zero. Em vez de esconder a movimentação, que tal aproveitar esse momento para criar expectativa no entorno?

Você pode fazer isso, por exemplo, utilizando os tapumes da obra como veículos de comunicação. Você não paga pela mídia – apenas pela produção da peça –, torna o espaço mais agradável aos olhos e ainda passa uma mensagem sobre sua marca.

Você também pode pensar em estratégias para minimizar o desconforto causado pela obra, como intervenções próximas ao local.

Dependendo do tipo de obra, você pode até mesmo instalar um parklet, criando uma área de convivência próxima à sua loja. Assim, você vai angariando simpatia do público e cria expectativa positiva sobre o que virá daquela obra.

2. Use as redes sociais

Se o assunto é marketing para inauguração de loja, as redes sociais não podem ficar de fora.

Aproveite a sua audiência para falar sobre a nova loja: estimule a marcação de amigos nos posts, dê pitadas de conteúdo sobre os diferenciais e particularidades da nova unidade, fale sobre as promoções programadas para a abertura.

Também vale apostar no poder dos influenciadores digitais – escolha aquele que mais se identifica com seu público e convide-o para a inauguração, seja como uma atração VIP ou para a realização de uma palestra pocket.

Para ser ainda mais certeiro na sua estratégia, invista na promoção de postagens com base em critérios de segmentação por geolocalização. Assim, você pode alcançar exatamente as pessoas que vivem ou frequentam as imediações da unidade.

Se possível, incremente a estratégia fazendo um cruzamento entre essa informação com dados de perfil, hábitos de consumo, interesses do público.

Outra boa estratégia é criar um evento no Facebook. Assim, você consegue quantificar o número de interessados na sua inauguração, além de criar um canal de comunicação direto com essas pessoas. Enfim, aproveite todo o potencial das redes sociais para falar exatamente com quem interessa à sua empresa.

3. Invista em assessoria de imprensa

Embora as redes sociais facilitem a comunicação das marcas com seu público, um momento-chave como a inauguração de uma nova loja deve contar com um trabalho profissional de assessoria de imprensa.

Ela tem o poder de alcançar um público que ainda não foi impactado pela sua marca e de uma maneira mais neutra, já que o tema é introduzido dentro de uma pauta jornalística.

Confie no trabalho dos assessores, que saberão direcionar seu conteúdo para os veículos com perfil mais adequado, garantindo atingir o público certo.

Outra vantagem é que esses profissionais farão a clipagem da campanha, que consiste no acompanhamento e registro de tudo que for divulgado sobre sua inauguração. Ao final do trabalho, você terá um relatório detalhado sobre divulgação da sua loja.

Hoje existem empresas de assessoria especializadas em certos segmentos de mercado, o que garante uma atuação mais certeira. Outra vantagem é que a contratação pode ser feita por tempo determinado, cessando assim que a inauguração terminar.

4. Promova experiências positivas

Não importa se a inauguração será feita em um grande evento ou se será apenas uma “abertura de portas” com algumas atrações ou promoções especiais. Seja qual for a sua realidade, o importante é aproveitar o momento desse primeiro contato para promover uma experiência realmente positiva para o consumidor.

Para isso, invista em equipe de vendas altamente treinada, comunicação visual alinhada à marca e atendimento impecável. Caso tenha verba para investir ainda mais, que tal promover atividades de marketing sensorial, que costumam ser uma boa pedida para gerar uma memória afetiva e vínculo com a marca?

Busque empresas especializadas e escolha o sentido que mais transmita a personalidade da sua loja. Ações olfativas e auditivas são uma ótima opção e você também pode apostar em recursos virtuais de simulação de ambientes.

Palestras e sorteios também são boas maneiras de atrair público, criar experiências únicas e gerar um cadastro para futuros contatos.

5. Mantenha contato e fortaleça o relacionamento

De nada adianta fazer uma bela ação de inauguração e, depois, adotar uma postura de retração. É preciso manter vivo o interesse do público, entendendo que, mesmo que algumas pessoas não tenham sido impactadas no primeiro momento, outras oportunidades virão. Também é importante manter o diálogo aberto com aqueles já foram atraídos.

Por isso, ter uma estratégia de sustentação da comunicação é fundamental para a criação de relacionamentos e construção de marca com o público.

Assim, antes mesmo da inauguração da loja, estabeleça um planejamento de marketing para todo o ano, levando em consideração perfil do público, segmentação, sazonalidades do produto, características do bairro, entre outras informações.

Como pode ver, para fechar uma estratégia de expansão com chave de ouro, pensar no momento da inauguração da loja é fundamental. É ali que serão iniciadas as experiências de marca que forjarão as bases do relacionamento com o consumidor.

Gostou das dicas de marketing para inauguração de loja? Quer saber mais? Clique no banner abaixo e faça o download do nosso material, gratuitamente.

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Por Susana Figoli / Diretora de Inteligência de Mercado

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