Publicado em 02/08/2023

Expansão de franquias: como fazer e vantagens dessa estratégia

Expansão de franquias: como fazer e vantagens dessa estratégia

Geofusion Hannah Schroer
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Expandir de forma acelerada, rentável e sustentável é o objetivo de qualquer franquia. Marcas que conquistam essa maturidade do negócio têm a oportunidade de alcançar novos consumidores e aumentar a abrangência no mercado.

Contudo, ampliar o número de unidades nem sempre é uma tarefa fácil e demanda algumas ações estratégicas para que o investimento não se transforme em prejuízo.

Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar qual é o caminho a seguir, antes de se tornar um franqueador de sucesso. Nele, você saberá:

Confira!

Como é trabalhar com expansão de franquias?

Transformar uma empresa em uma rede de franquias demanda tempo, estudo e dinheiro. São diversos processos de planejamento, integração e preparo de toda uma equipe para que o projeto saia do papel.

Estruturar uma franquia exige alguns esforços que muitas empresas nem imaginam e acabam sendo surpreendidas. A busca por franqueados de confiança, que vão trabalhar arduamente para expandir o nome da marca é um desafio, afinal, ninguém quer ter prejuízo.

Outro fator muito importante é a definição clara do público-alvo. É necessário compreender quem são os consumidores ideais e em quais regiões residem, trabalham ou frequentam. Essas informações são essenciais na escolha da localização ideal para uma nova unidade.

Nova call to action

Como fazer uma expansão de franquias?

Escolher a forma correta de expansão de franquias é a melhor maneira de garantir que todo o processo vai ocorrer como o esperado, gerando os resultados desejados e evitando prejuízos.

Portanto, antes de iniciar esse percurso, é importante analisar todas as questões abaixo e confirmar que a marca está preparada para expandir a sua participação no mercado.

Confira algumas etapas fundamentais para que essa estratégia ocorra com eficiência.

1. Elabore planos de ação

Planejar todos os passos de uma empresa é essencial, principalmente quando o assunto é expansão de franquias.

É preciso elaborar um planejamento estratégico e econômico para definir como a marca pretende atuar, quais são os objetivos, público-alvo, produtos/serviços, investimentos em marketing, estratégias para atrair clientes etc.

No planejamento é que as marcas conseguem visualizar as suas expectativas e delimitar as principais necessidades do negócio.

2. Estruture equipes capacitadas

Um dos principais pontos que precisam ser estudados na hora de trabalhar a expansão de franquias é encontrar pessoas dedicadas e comprometidas com o crescimento da empresa.

Atrair franqueados, definir a quantidade de funcionários, preparar os profissionais para se comportarem de acordo com as políticas da marca e viabilizar a contratação de trabalhadores em todos os setores são apenas alguns dos primeiros passos de uma franquia.

A equipe de expansão deve ser preparada para oferecer aos interessados em fazer parte da marca as informações corretas, desde modelos de comportamento, dados sobre os produtos/serviços, além de estar à disposição para solucionar quaisquer outras dúvidas que possam surgir durante o processo de contratação.

3. Use meios digitais para ter presença de marca

Atualmente, investir em presença na internet é essencial para que uma marca consiga se destacar entre a concorrência. Quando uma empresa não oferece os resultados que o público procura na web, dificilmente esse possível cliente vai se deslocar até o estabelecimento.

Oferecer um bom site, como se fosse uma vitrine para o seu público-alvo, é um diferencial capaz de alavancar os resultados das suas vendas.

É importante inserir na página as principais informações sobre todas as franquias, meios de contato, produtos/serviços e um modo eficaz de captação de interessados a serem franqueados, por meio de um formulário.

Uma das maneiras mais eficientes para conseguir essas informações é oferecendo algo em troca –  um cupom de desconto para usar na loja física é uma opção que costuma funcionar bem.

4. Integre processos com novas tecnologias

Um fator muito importante para o desenvolvimento de novas estratégias, integração de informações e a possibilidade de uma comunicação instantânea é contar com diversas ferramentas e dispositivos.

A tecnologia se tornou uma grande aliada para as franquias. Graças ao desenvolvimento de diferentes recursos foi possível integrar plataformas e permitir que lojas em outros endereços contem com o mesmo sistema.

Com isso, os setores financeiros conseguem os números de maneira instantânea, assim como a gestão de estoque garante que não faltem produtos nas filiais, por exemplo.

5. Invista na divulgação da sua empresa

Por último, mas também muito importante para o êxito da expansão de franquias, está a divulgação. Anunciar a abertura de novos estabelecimentos e elaborar uma campanha voltada para o público-alvo da marca é essencial para garantir o sucesso do investimento.

Os consumidores precisam ter contato com a franquia. Essas estratégias são essenciais para reforçar a lembrança da marca e garantir que os clientes recorram ao estabelecimento quando precisarem dos produtos/serviços oferecidos.

A expansão de franquias é uma ótima oportunidade para aumentar a abrangência da marca no mercado e alcançar novos consumidores.

Contudo, antes de investir nessa possibilidade, é necessário planejar todo o processo e contar com profissionais especializados para garantir as ações necessárias que vão proporcionar o sucesso esperado pela empresa.

Quais as vantagens de expandir por meio de franquias?

O processo de expansão de franquias é excelente para redes que desejam crescer rapidamente.

Ao expandir através de franquias, é possível aumentar a presença de sua marca em diferentes regiões do país ou até mesmo internacionalmente, sem ter que arcar com todos os custos sozinho.

Por que investir em expansão de franquias?

Expandir é de suma importância para qualquer negócio, e o modelo de franquias é uma ótima maneira de atingir novos mercados, aumentar a receita e o número de clientes.

Além disso, a expansão por meio de franquias proporciona maior visibilidade para a marca e permite que os franqueados cresçam de forma mais segura e com menos riscos.

Além dos benefícios já mencionados, a expansão de franquias também ajuda a aumentar a eficiência operacional, reduzindo custos e aumentando a lucratividade.

Os franqueados também têm a oportunidade de diversificar seu portfólio de produtos e serviços, aproveitando novas tendências do mercado.

Tudo isso seguindo uma fórmula que já deu certo, já que as ideias já foram testadas e comprovadas no mercado.

Como saber se sua rede está pronta para expandir?

Para determinar se sua rede de franquias está pronta para expandir, é importante avaliar os fatores internos e externos, como a demanda do mercado, a capacidade de suportar a expansão, as finanças, a infraestrutura e a experiência dos franqueados.

Além disso, é importante desenvolver uma estratégia de expansão para garantir que a rede de franquias esteja alinhada com as metas de crescimento dos negócios.

Alguns sinais de que pode ser a hora de expandir seu negócio são:

  • Sua franquia já possui um modelo de negócio bem-sucedido e comprovado, que possa ser replicado em outras localidades;
  • A franquia possui processos definidos, incluindo manuais operacionais claros e treinamento adequado para os franqueados;
  • Tem também uma marca forte e reconhecida no mercado, com um diferencial competitivo que a torna atraente para os consumidores;
  • A empresa tem uma estrutura organizacional sólida e eficiente, capaz de gerenciar o crescimento e a expansão de novas unidades;
  • Ela possui um plano de negócios bem estruturado, com projeções financeiras realistas e um planejamento estratégico de longo prazo.

Quais dados utilizar na expansão de franquias?

O primeiro passo para praticamente qualquer projeto de expansão de franquias é definir o perfil do seu potencial franqueado. Quanto mais informações houver a respeito dele, mais fácil se torna o entendimento do que é necessário para atingi-lo.

Desta forma, é necessário listar quais as características básicas que ele precisa possuir – Por exemplo, o quanto ele precisa ter disponível para investir no negócio?

Outro fator importante diz respeito à formação do franqueado. É necessário ser de alguma área em específico, ou talvez registrado em alguma categoria profissional?

Os dados territoriais também impactam diretamente nos resultados que essa expansão de franquias pode obter.

Com geomarketing, sua empresa consegue fazer diversas análises que vão auxiliar nesse processo.

Confira alguns dos principais dados para descobrir novas oportunidades:

1. Número de habitantes

Diversas franquias possuem regras de habitantes mínimos em um município para abrir uma unidade.

Dessa forma, com o software de geomarketing da Geofusion, sua franquia pode facilmente encontrar os municípios com a quantidade de habitantes que mais faça sentido para suas estratégias.

Para mostrar um caso de uso, vamos dar como exemplo uma rede de calçados que pretende ganhar participação de mercado no estado da Bahia, em cidades que tenham entre 100 mil e 400 mil habitantes:

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Municípios entre 100 mil e 400 habitantes no estado da Bahia

Foram encontrados 14 municípios que seguem os critérios determinados na análise. Por isso, é importante lembrar que o município ideal para expandir uma franquia vai depender de cada rede. 

No mapa acima, os territórios em verde indicam onde há maior quantidade de moradores; os vermelhos, menos. Já os locais representados em amarelo estariam em uma faixa intermediária.

Enquanto algumas iriam preferir expandir na cidade com o maior número de habitantes, outras podem preferir lugares menos populosos, para suprir a demanda pelos seus serviços ou produtos.

2. Perfil do público

Além de entender os municípios com o número de habitantes ideal para a franquia, é importante conhecer também o perfil do público-alvo.

Para saber qual o melhor município para a expansão de franquias, podemos gerar um relatório comparativo entre as áreas, identificando as regiões com:

Dessa forma, vamos considerar que essa franquia de calçados busca um público entre 25 a 34 anos, de renda B1 e B2 (renda média entre R$ 4.458,00 e R$ 16.768,00).

Ao comparar os três municípios mais populosos da nossa lista, podemos perceber que Vitória da Conquista possui mais habitantes entre a faixa de renda e a faixa etária buscada.

Relatório comparativo da Faixa de Renda vs Faixa Etária nos municípios Vitória da Conquista, Juazeiro e Camaçari, todos na Bahia

Agora que escolhemos o município potencial para a expansão, vamos identificar a microárea em que a faixa etária e a faixa de renda estejam mais presentes.

No software da Geofusion, isso é fácil de fazer:

População por faixa de renda vs faixa etária, por microáreas em Vitória da Conquista – BA

Novamente, classificamos esses locais dos tons mais frios – ou esverdeados – aos mais quentes.

Isolando as áreas rurais do município, podemos facilmente perceber que Alvorada e Juracy Magalhães (regiões em verde escuro) são as microáreas onde a população entre 25 a 34 anos das classes sociais B1 e B2 estão mais presentes.

3. Potencial de consumo

Agora que já sabemos as microáreas onde o público da faixa etária e faixa de renda da rede está mais presente, podemos entender o quanto essa população está disposta a consumir de fato em calçados.

Em outras palavras, qual a verdadeira intenção de compra das pessoas na região? Elas estão dispostas a gastar com a nossa rede de franquias de exemplo?

Para obter essa resposta, vamos analisar o potencial de consumo para calçados na microárea Alvorada, em Vitória da Conquista – BA.

Potencial de consumo para calçados por setores censitários, na microárea Alvorada em Vitória da Conquista – BA

4. Fluxo de passantes

Como podemos perceber na análise acima, a microárea Alvorada é uma ótima opção para expandir a franquia de calçados, já que possui bom potencial de consumo para esta categoria – áreas em verde indicam maior potencial, enquanto as vermelhas, baixo potencial.

Na hora de escolher o ponto comercial ideal para as novas unidades da franquia, é fundamental entender onde estão as áreas mais movimentadas da região.

Para fazer isso, vamos verificar o fluxo de passantes:

Fluxo de Passantes por setor censitário na microárea Alvorada, em Vitória da Conquista – BA

No mapa acima, você pode entender o fluxo de pessoas da seguinte forma:

  • Em vermelho, o fluxo mais intenso;
  • Em laranja, fluxo médio;
  • Em verde, fluxo baixo;
  • Em azul, fluxo muito baixo.

Como você pode perceber, a área entre a Avenida Pará e a Avenida Brumado são as mais movimentadas da região, podendo indicar um bom ponto comercial para a rede.

5. Mapeamento de concorrentes

Agora, com todas as informações que a rede fictícia já reuniu, está na hora de entender onde os concorrentes estão localizados na região.

Veja no mapa abaixo:

Mapeamento de lojas de calçados, sendo grandes redes e comércio local, na microárea Alvorada em Vitória da Conquista – BA

As estrelas verdes representam tanto as grandes redes quanto o comércio local de calçados. Isso porque o comércio regional pode ser forte e levar a preferência do público, principalmente em cidades do interior.

A região avaliada anteriormente, entre a Avenida Pará e a Avenida Brumado, segue sendo uma boa opção para a rede, já que possui alto fluxo de pessoas e não conta com muitos concorrentes.

Portanto, poderíamos escolher a esquina entre a Avenida Maranhão e a Rua Nazaré para abrir o novo ponto comercial da franquia, como ilustrado na imagem abaixo:

Local escolhido para o novo ponto comercial, a partir das análises anteriores

Expansão de franquias: faça com a Geofusion

Além de todas as análises que você viu neste artigo, ainda é possível ir muito além na expansão de franquias.

Por meio de mapas digitais, é possível visualizar todas as oportunidades para a expansão da franquia.

Tudo para auxiliar sua rede em todos seus objetivos.

Quer saber mais sobre a Geofusion e nossos produtos? Preencha o formulário abaixo para solicitar uma demonstração:

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