Expansão de negócio comercial: 5 dicas para fazer com eficiência

Toda empresa do varejo nasce com o objetivo de dar lucro. Nesse sentido, a expansão de negócio comercial pode ser vista como uma tendência natural das companhias do setor, que buscam maior capilaridade de mercado ou, simplesmente, sobrevivência competitiva.

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Ela pode acontecer de duas formas:

  • expansão física: abrindo novas lojas

  • expansão em vendas: aumentando o faturamento das lojas existentes

Independentemente de como se dará a expansão de negócio comercial, o sucesso depende de quão bem embasado será o planejamento estratégico. Portanto, o gestor responsável por conduzir esse processo deve contar com o apoio das ferramentas certas.

A boa notícia é que, atualmente, a tecnologia é uma grande aliada para conduzir os planos de expansão comercial de maneira acertada. Entenda melhor lendo os próximos tópicos!

Antes, sugiro que você complemente seus conhecimentos sobre expansão, acessando o material abaixo. Basta clicar na imagem e fazer o download.

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Como criar um plano de expansão

Para a expansão física, a primeira coisa a se fazer é entender o potencial que o mercado brasileiro tem. Para isso, é importante conhecer bem os indicadores varejistas que nortearão suas estratégias administrativas.

É fundamental ainda conhecer bem o seu público-alvo e ver quanto dinheiro/pessoas podem ser captados para, depois, “transformar” esse dinheiro ou pessoas em número de lojas.

Por exemplo, para uma determinada loja ter um faturamento mínimo necessário para ser lucrativa e rentável, ela terá que receber 5 mil visitas por semana, ou, monetariamente, faturar R$ 2 milhões por mês.

Por isso, entender o próprio negócio é essencial para traçar as métricas que indicarão o potencial de mercado que existe no Brasil para abertura de novas lojas. Uma vez que essa análise seja feita, você terá um panorama para embasar sua estratégia de expansão.

Supondo que seus cálculos indiquem que há mercado que justifique a abertura de mais 100 lojas, a próxima etapa é decidir em quais localidades essas unidades serão instaladas.

Nessa etapa, a análise segmentada é imprescindível para descobrir precisamente os melhores pontos comercias. Por meio de softwares especializados, pesquisa-se o potencial consumidor por estado, cidade, bairro e quarteirões, até chegar nas ruas.

Os principais erros que você deve evitar durante o plano de expansão

Não conhecer o próprio negócio

Algumas empresas pensam que aquilo que planejaram na teoria é o que está acontecendo na prática. Contudo, nem sempre isso acontece. Não conhecer o público-alvo conduz para uma estratégia errada, fora da realidade da empresa.

Menosprezar a concorrência

Marcas locais podem ter uma presença de mercado muito forte, impactando até mesmo as vendas de grandes multinacionais. Por isso, é muito importante monitorar todos os concorrentes

Achar que todas as regiões são iguais

O Brasil é um país de dimensões continentais, caracterizado pelo multiculturalismo, portanto, é preciso conhecer as especificidades de cada canto do Brasil. Afinal, o que funciona em São Paulo pode não funcionar na região Norte.

Desconsiderar o custo do ponto

Pode acontecer de a empresa traçar uma estratégia para abrir um determinado número de lojas, mas desconsiderar os altos e baixos do mercado imobiliário. Se, naquele momento, alugar um ponto do tamanho e com as características desejadas envolver um valor acima do que ela tinha considerado, a conta não vai fechar.

A importância das ferramentas certas

Para ter êxito, o planejamento e a execução da expansão de negócio comercial devem ser feitos com o apoio das ferramentas certas e, é claro, do know-how do profissional.

Metodologias como a análise SWOT e o 5W2H são bastante tradicionais e, por isso, importantes para ajudar a traçar as ações. Todavia, a eficácia do planejamento também depende de dados e métricas. Nesse campo, a tecnologia ganha destaque.

A ferramenta OnMaps permite conhecer todo o Brasil sem precisar sair do escritório, com dados precisos e segmentados que pautarão as ações de marketing e comercial. Por meio de uma poderosa inteligência geográfica, você consegue:

  • entender o comportamento de cada região;

  • potencial de consumo;

  • distribuição da concorrência;

  • volume e perfil de compra.

O vídeo abaixo ilustra esses e outros benefícios do software:

Como o geomarketing ajuda a expandir um negócio com eficiência

É impossível fazer uma estratégia de expansão sem utilizar geomarketing. Isso porque toda estratégia de expansão precisa entender bem os locais para decidir se será aberto ou não o novo negócio.

Dessa forma, o geomarketing é uma metodologia para analisar melhor o mercado e conseguir tomar decisões mais acertadas.

Ou seja, é uma forma inteligente de olhar para um país inteiro, entender todas as características que impactarão a sua estratégia de expansão e, com base nisso, desenhar uma estratégia que funcione para o seu negócio e para aquele mercado.

Todas as cidades estão relacionadas, principalmente, quando se considera grandes centros urbanos. Então, o impacto que essas relações causam no mercado é uma complexidade que o geomarketing permite compreender, de forma a embasar melhor uma expansão comercial.

5 dicas para fazer um planejamento de expansão de negócio comercial

1. Não vá direto ao ponto

Antes de você começar a procurar uma estrutura física para hospedar as suas novas lojas, faça uma análise da região em que pretende atuar. Fazendo um estudo minucioso, você vai descobrir quantas lojas deve abrir.

Depois disso, você decide para qual localidade irá e quando isso será feito. Somente feito isso, você deve começar a pesquisar pontos comerciais.

2. Conheça o público-alvo do seu negócio

Esse critério é muito importante. Senão, você desenvolverá uma estratégia para um negócio que não é o seu. Às vezes, a empresa muda o formato do negócio. Se isso acontecer, o estudo de público-alvo deve ser feito novamente, para, só depois disso, se partir para uma expansão.

3. Defina um tipo de expansão

É preciso lembrar que a expansão pode acontecer de duas formas: abrindo novos pontos comerciais ou vendendo mais nos pontos que já existem. O planejamento estratégico e a análise do próprio negócio indicarão qual é a maneira mais eficaz e lucrativa para cada empresa.

Inclusive, há casos em que, por meio do geomarketing, descobre-se que é possível explorar melhor o mercado em que a empresa já atua, sem a necessidade de ter custos com a abertura de novas filiais.

4. Tenha visão qualitativa e quantitativa

Números são importantes, todavia, as estratégias não devem ser pautadas unicamente nesse fator. A visão qualitativa também tem relevância, por exemplo, ao descobrir aspectos culturais e comportamentais sobre os possíveis consumidores.

5. Esteja atento às mudanças do mercado

É preciso monitorar o mercado constantemente, tanto para descobrir novas oportunidades quanto para ter um panorama da sua atuação.

Por exemplo, uma região sobre a qual você tem domínio atualmente pode receber um concorrente, assim como uma localidade na qual você não tem potencial pode abrir novas oportunidades com o tempo.

Sucesso na expansão de negócio comercial

Permanecer inerte em meio a um mercado em constante transformação é uma escolha muito arriscada. Crescer é uma tendência natural de um negócio que está dando certo, contudo, é uma ação que necessita de planejamento e apoio.

ferramentas que foram desenvolvidas especificamente para ajudar os gestores a fazerem a expansão comercial, como o OnMaps — software na nuvem com todas as informações necessárias do Brasil para fazer uma boa estratégia de expansão.

Analisar de forma quantitativa e qualitativa o potencial de mercado — incluindo público-alvo e concorrência — é o caminho para conduzir uma estratégia direcionada e embasada.

Por meio de ferramentas, a probabilidade de sucesso é muito maior, assegurando a competitividade necessária para as empresas em fase de expansão de negócio comercial.

Quer saber mais sobre como o geomarketing vai levar uma nova visão para sua empresa? Clique no banner abaixo e faça o download do material gratuitamente.

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Por João Caetano / Gerente de Marketing de Produto

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