Feliz Natal: uma cidade brasileira

Feliz Natal Cidade

Feliz Natal!

A saudação mais evocada nesta época do ano pode ser ouvida em qualquer canto do Brasil.

Existe um lugar, no entanto, onde ela está presente em todos os meses do ano: o município de Feliz Natal, no Mato Grosso.

feliz_natal mato grossoFundado em 1995, quando emancipou-se do município de Vera, Feliz Natal completou 20 anos de existência em 2015.

E mesmo que talvez você nunca tenha ouvido falar nela, pode conhecer características de sua geografia e de sua população em uma rápida consulta ao OnMaps. Centenas de profissionais utilizam a plataforma de Geomarketing para conhecer as características de população e mercado de cada pedacinho do Brasil.

Estratégia de expansão com Geomarketing

Pequena população

Feliz Natal é uma cidade ao norte de Cuiabá onde vivem 12.440 habitantes em uma área de 11.462,40 km², o que representa uma densidade populacional baixa, de 1 hab/km².

dados da população feliz natalEssa população pode parecer pequena para quem vive nas grandes cidades, onde os menores bairros têm mais de 10 mil habitantes. Na verdade, o extenso território nacional é repleto de pequenas cidadezinhas.

Feliz Natal, no fim das contas, faz parte da metade mais populosa das cidades, em um país onde 70% dos municípios tem população menor que 20 mil.

Entre rios

A urbanização tímida dá espaço para que as riquezas naturais predominem. A cidade é cercada pelos rios Xingu, Ronuro, Von Den Steinen, Arraias, Ferro e Tartaruga, uma fonte grande de peixes que alimentam a população.feliz_natal_uma_grau de instrução

O relatório de Empresas e Empregados do OnMaps mostra como quase 50% do PIB do município tem origem na agricultura, enquanto 30% da população está empregada no setor industrial, predominantemente madeireiro.

Mas apenas 3% da população tem ensino superior completo, o que contribui para que a renda média na cidade esteja estagnada no patamar de R$ 2.333,95. Não é uma média exatamente baixa comparada à dos municípios brasileiros: R$2.188,20.

feliz_natal_uma_renda

Sem classe A

Outro fator que Feliz Natal tem em comum com a grande maioria dos municípios brasileiros (78%) é a ausência de domicílios de classe A.

Na cidade mato-grossense, metade da população se insere na classe C, 7% na classe B e 28% está na E.

Com números que a mantenham na média dos municípios brasileiros e prestes a entrar na terceira década de existência, Feliz Natal está apenas dando os primeiros passos.

Cenas dos próximos episódios

Em 2016, informações como essas serão utilizadas por empresas que precisam cada vez mais fundamentar as tomadas de decisão. Feliz Natal chamou a nossa atenção porque tem um nome curioso para essa época do ano, mas além dela estão outras 5569 cidades no OnMaps.

Oferecer informações confiáveis e atualizadas sobre elas é o trabalho da Geofusion, que em 2016 também completará os 20 anos de vida. Se nesse tempo já conquistamos objetivos que pareciam distantes, assim como Feliz Natal estamos apenas começando a escrever nossa história.

Estratégia de expansão com Geomarketing

Por Pedro Figoli / CEO
Categoria Notícias

Comentários

Ebooks

Materiais mais baixados

Acompanhe a Geofusion

Assine nosso blog e receba o melhor conteúdo sobre Geomarketing