O fenômeno Pokémon Go, geomarketing e muita coisa em comum

Você deve estar se perguntando: o que um anime com bichinhos fofinhos (e ao mesmo tempo esquisitos) tem a ver com geomarketing? A resposta é geolocalização.

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Recentemente, a Nintendo, em parceria com a Niantic, lançou o app de realidade aumentada para smartphones Pokémon Go, que vem levando jogadores fervorosos de todo o mundo a procurarem e capturarem personagens em ruas, parques, praças e até estabelecimentos comerciais. O princípio do game é a localização por GPS - o jogador recebe um alerta no smartphone assim que um monstrinho estiver próximo.

Existem pokémons bastante comuns e fáceis de encontrar. Muitos podem ser capturados até dentro de casa. Mas para conseguir os mais raros e mais interessantes, é preciso bater perna. Pokémon GO realmente é um jogo que pede para você sair e explorar a cidade.

Muitas empresas do varejo estão se aproveitando da onda e realizando ações de marketing. Pequenos negócios estão ativando um recurso pago do jogo chamado “módulo de atração”. Basicamente é feito um investimento para que pokemóns circulem no entorno da loja e, assim, atraiam jogadores. Um bom exemplo é de uma cafeteria nos Estados Unidos.

geolocalizacao-pokemon-goAlém da coleta de personagens, também existe a possibilidade de batalhas (assim como no desenho original) em locais designados pela desenvolvedora do jogo. “Poke stops” também ficam disponíveis, funcionando como pontos onde os praticantes podem pegar itens especiais. São ambientes nativos do jogo, em sua maioria configurados em supermercados, museus e shoppings. E sim, tudo no mundo real!

Mas como o geomarketing entra nesta história? Podemos dizer que, em um contexto mercadológico, as empresas são os jogadores, ávidas por encontrarem seu público consumidor nos melhores locais. Já as pessoas fazem o papel dos pokémons. Afinal, que negócio não quer “capturar” os clientes mais qualificados?

Uma plataforma de geomarketing apresenta mapas inteligentes em que é possível analisar regiões com predominância de um determinado perfil de pessoas e maior potencial de consumo. Essa tecnologia permite estudar territórios maiores, como bairros inteiros, até pequenos quarteirões, para que sejam ofertados produtos e serviços de grande aderência, com base no perfil ideal de consumidor.

A inteligência geográfica no dia a dia

Decidir onde abrir uma nova unidade ou ainda compreender a performance daquelas já em funcionamento não é tarefa fácil para empresas formatadas em rede. É aí que a metodologia do geomarketing, agregada a uma plataforma inteligente, pode ajudar, e muito.

E não são apenas as empresas que tomam proveito da tecnologia. As pessoas também são beneficiadas, pois acabam sendo impactadas por estabelecimentos oferecendo produtos e serviços cada vez mais aderentes e próximos de suas casas ou até mesmo do trabalho. Sim, uma plataforma de geomarketing chega a esse nível de detalhe, por meio de dados da população economicamente ativa de uma região.

Informações sociodemográficas do IBGE, segmentação da população realizada pela Serasa Experian e insumos de consultorias especializadas em pesquisa de mercado são exemplos de dados que podem ser imputados no software, trazendo precisão na análise sob a ótica dos mapas. E mais: as empresas inserem suas próprias informações, como endereço de clientes e volume de vendas em regiões ou unidades específicas, cruzando com dados nativos da plataforma.

Desta maneira, qualquer negócio varejista, independentemente do porte, sabe qual é o poder de compra da população nas diferentes localidades do País e realiza ações específicas para cada uma de suas unidades, de acordo com o público em foco. É o poder dos mapas para entender o potencial do consumidor brasileiro.

Informações certeiras sobre o mercado tornam as vendas mais efetivas, dão mais segurança para a gestão do negócio e atraem cada vez mais clientes prontos para o consumo. E como diz o slogan da febre mundial Pokémon Go, “Gotta Catch 'Em All”!

Inteligencia de mercado

Por Valéria Duarte / Diretora de Customer Success

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