Como fidelizar clientes com wi-fi em estabelecimentos comerciais?

Disponibilizar wi-fi em estabelecimentos comerciais não é apenas um diferencial. É também uma grande ferramenta para obter dados dos clientes e, assim, ter informações para criar melhores estratégias de marketing.

wi-fi-estabelecimentos-comerciais-min

Isso pode ser muito útil para fidelizar os consumidores, trazendo não só mais comodidade, como também ajudando a entender seu comportamento e, com isso, poder melhorar os serviços.

Contudo, é preciso ter atenção a algumas regras de utilização dessa tecnologia para não ter problemas com pessoas mal-intencionadas, que podem usar sua rede para praticar atos ilegais.

Além disso, sem a devida segurança, podem ocorrer vazamentos nos dados e isso viola os termos do Marco Civil da Internet.

Tomando todas as precauções, o wi-fi no seu estabelecimento será um grande aliado nas suas táticas de marketing. Vejamos alguns dos benefícios de oferecer essa tecnologia na sua loja e usá-lo como um aliado na fidelização de clientes

Antes, que tal realizar o download do material abaixo? É só clicar no banner e baixar, gratuitamente.

New Call-to-action

Quais as vantagens de oferecer wi-fi em estabelecimentos comerciais?

A primeira, e mais lógica, é agradar os consumidores com um serviço que facilita o acesso à internet e economiza os dados móveis deles.

Isso já é uma boa maneira de trazer e manter pessoas frequentando as suas lojas, além de deixá-las mais satisfeitas. Atualmente, essa é quase uma obrigação para quem deseja se manter competitivo no mercado

Além disso, é possível ter diversos dados dos seus clientes, que serão usados para facilitar o entendimento e o planejamento das ações de marketing e relacionamento.

Essas informações poderão ser obtidas de forma rápida e relativamente barata, já que você gastará apenas com a conexão, a manutenção dos equipamentos e a operação do software de análises

Assim, quem quiser utilizar a internet no seu estabelecimento terá apenas que fazer um login e ceder algumas informações. Isso pode ser feito por meio de um cadastro ou mesmo usando o Facebook como forma de acesso. 

De que modo os dados podem ser obtidos? 

Para conseguir adquirir informações dos clientes, é preciso adotar um sistema de hotspot, em que a tradicional senha do wi-fi será substituída por uma entrada livre, que apenas solicita os dados para poder acessar a internet.

Essa é uma tecnologia que traz mais conveniência para os clientes, que não precisarão pedir a senha ou procurá-la em algum cartaz. 

Além disso, você terá muito mais noção sobre quem frequenta o seu estabelecimento, sabendo o perfil dos consumidores, como eles se relacionam com a sua loja, qual a frequência de visitação, o tempo de permanência, quais são os horários mais movimentados, entre muitos outros. 

Esses dados podem ser obtidos por um cadastro simples, com nome e telefone, por exemplo, ou mesmo, com o login do Facebook, que concede algumas das informações que estão inseridas nessa rede social. Assim, a depender da forma de acesso, é possível saber elementos, como:

  • nome;

  • gênero;

  • idade;

  • cidade;

  • e-mail; 

  • CPF; 

  • perfil do Facebook; 

  • número de celular; 

  • modelo do telefone.

O tipo de admissão será determinado pelo sistema contratado para implementar o hotspot. Bons softwares podem dar todo o suporte para a obtenção, análise e organização das informações.

Desse modo, os gestores e profissionais de marketing terão valiosos dados para trabalhar estratégias, criar promoções e melhorar certos serviços, por exemplo.

Existem precauções a serem tomadas?

Quando um estabelecimento comercial concede permissão de acesso à sua rede de internet, ele se torna um provedor de acesso e, logo, um prestador de serviço. Assim, ele está sujeito às leis que regem esse tipo de operação.

Por isso, é importante ter um cadastro dos usuários para evitar que alguma pessoa cometa um crime por meio da sua rede e sua empresa seja responsabilizada. 

Afinal, independentemente de quantas pessoas acessam o roteador, seu provedor contabilizará apenas um endereço IP (Internet Protocol), que estará registrado no nome do contratante do serviço. Quem concede wi-fi somente com uso de senha, não está protegido dessa situação. 

Então, é preciso seguir o artigo 13 da Lei 12.965/14, que ordena ao administrador do sistema o cadastro dos usuários, seguros e em sigilo, pelo prazo de um ano.

Desse modo, se algum usuário realizar um ato ilícito usando a sua rede, é possível ajudar a justiça a identificá-lo e se isentar da culpa pela ação criminosa. 

Como ele pode ser utilizado na fidelização de clientes?

Com a obtenção de diversos dados, é possível conhecer o trajeto dos consumidores dentro das lojas, entendendo quais as áreas com mais fluxo e, assim, poder facilitar o acesso aos produtos, melhorando a oferta nas prateleiras.

Afinal, quanto mais rápido eles alcançarem o que desejam, mais satisfeitos ficarão e também podem ter mais tempo para ver outros itens. 

As informações de e-mail, perfil do Facebook e número de telefone, por exemplo, são muito úteis para o trabalho de marketing, como o envio de promoções, ofertas e conteúdos via mailing, SMS ou WhatsApp. Além de ter muitas outras noções sobre as preferências e diferentes tipos de pessoas que frequentam o estabelecimento. 

Isso será muito útil para conhecer seus comportamentos e saber segmentar as ações para gerar mais valor para os clientes, aumentando a satisfação, melhorando o relacionamento e mantendo a fidelidade por meio de um serviço direcionado para cada público. 

Também é possível saber a frequência com a qual os clientes vão ao seu estabelecimento, o ticket médio de cada um e quais produtos são mais comprados.

O wi-fi marketing também pode automatizar o contato com sua base, programando o envio de mensagens e informativos sem precisar fazer isso individualmente.

As empresas que desejam implementar esse serviço precisam saber personalizar a identidade visual. Assim, o público poderá identificar a sua marca também no acesso à internet e ela ganha mais um canal de comunicação. 

Tudo isso pode ser conseguido de forma fácil com um suporte adequado de uma empresa que ofereça a solução completa para a implementação e gestão desses dados.

Portanto, não subestime a força de oferecer wi-fi em estabelecimentos comerciais e solicite o quanto antes a instalação de um hotspot e um software de análises. 

Quer saber mais? Clique no banner abaixo e faça o download do nosso material gratuito.

New Call-to-action

Por Valéria Duarte / Diretora de Operações

Comentários

Ebooks

Materiais mais baixados

  • [EBOOK] 6 Fatores de Sucesso para Abertura de Novas Lojas Baixe grátis
  • [EBOOK] As Principais Soluções de Geomarketing Para Expansão de Redes Baixe grátis
  • [TOP 50] Os Municípios com Maior Potencial de Consumo Baixe grátis
  • [QUIZ] Você sabe o que considerar na escolha do ponto comercial ideal? Baixe grátis

Acompanhe a Geofusion

Assine nosso blog e receba o melhor conteúdo sobre Geomarketing