Ganhe tempo em suas análises de mercado e reduza custos

Na sua visão, o que é preciso para ter um report completo? Com certeza, conseguir dados para análises de mercado é um fator decisivo, não é mesmo?

Uma verdade nos trabalhos de marketing e de inteligência de mercado é que são necessárias muitas informações, sólidas e bastante confiáveis, para analisar o contexto no qual uma empresa está inserida e dar base a decisões estratégicas.

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Mas existe um probleminha nisso tudo. Conseguir esses dados e deixá-los prontos para análises nem sempre é fácil. E, se encomendadas, pesquisas costumam ser caras.

Pense em todas as pesquisas de mercado ou bases de dados que você já precisou comprar: registros de pessoas jurídicas e físicas, fluxo de pessoas nas ruas, projeções de consumo e outros indicadores de tendências de mercado.

Você já deve ter gastado alguns milhares de reais com tudo isso, certo?

Além de um investimento considerável, talvez você precise coletar alguns dados por conta própria. A internet ajuda bastante nesse sentido, mas ainda assim os resultados podem chegar bem mais lentos que o esperado inicialmente.

Pesquisas feitas dentro da companhia tomam muito tempo dos profissionais envolvidos tanto na coleta como na limpeza e ajuste das informações. É um trabalho complexo e minucioso.

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Coletas para análises de mercado podem ser lentas

Vamos supor que você tenha que montar uma base, ou melhor, um mapa com os pontos de venda da concorrência, a fim de identificar onde aplicar estratégias de preço e promoção para combater lojas concorrentes próximas às suas.

Alguém do setor de fast food, por exemplo, pode levar 40 horas só nessa tarefa, coletando todas as informações nos próprios sites dos concorrentes. E esse é um processo que deve ser repetido de tempos em tempos, para manter a visão de mercado sempre atualizada.

Outra maneira de conseguir informações é consultando fontes públicas, como o IBGE e o Ministério do Trabalho, que disponibilizam dados gratuitamente.

Você pode conhecer um perfil de consumidor a partir de dados disponíveis no banco de dados do IBGE sobre a população.

Mas esse também não é um processo tão simples: uma equipe leva, em média, 56 horas só para conseguir informações completas da população, como volume total de pessoas e domicílios, renda média, nível de instrução, entre outras.

Depois, você ainda precisará organizar e mapear os dados obtidos, seja a partir de planilhas, softwares específicos ou até mesmo no papel. Aí vem outro trabalho para estruturar seu report, escolhendo quais dados são mais relevantes para as análises de mercado.

Em todo o caso, a verdade é que esse processo exige um investimento imenso, tanto de dinheiro quanto de tempo e esforço, antes mesmo que a análise, em prática, comece. O ideal seria poder pular tudo isso e já partir direto para o estudo das informações, não é?

A tecnologia, sempre ela, a favor das análises

Reduzir os custos da empresa e otimizar as atividades das equipes é sempre bom. Para tal, uma ferramenta que simplifique todo esse complexo trabalho, da coleta à análise, pode ajudar você com isso.

A solução é adotar um software que já traga as principais informações necessárias, sem que você tenha que buscar e inserir os dados por conta própria.

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Além de diminuir os gastos, evitando que você pague caro em pesquisas ou leve muito tempo em coletas, ferramentas voltadas à inteligência de mercado também trazem ganhos importantes para os seus levantamentos.

A visualização dos dados torna-se muito mais ágil e, sim, você pode confiar em tudo o que é apresentado.

Não podemos esquecer que, por melhor que seja um profissional, há sempre a chance do erro humano. A tecnologia previne esses deslizes, trazendo mais segurança para o trabalho, com informações sempre atualizadas e checadas com cuidado.

Há algum tempo, publicamos aqui no blog algumas dicas de como escolher o software ideal para o seu negócio.

Se você já estiver considerando adquirir um, é legal se informar bastante sobre os tipos de dado oferecidos, as fontes das informações e se elas irão atender a todas as suas necessidades.

Também é importante conhecer alguns casos de sucesso que sirvam como referência ou inspiração para você entender qual tecnologia melhor se adapta a seu tipo de negócio.

Depois, é só partir direto para as análises, porque vai sobrar bastante tempo para isso!

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Por João Pedro Ribeiro do Val / Diretor Comercial

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