Veja como foi a participação da Geofusion no Fórum de IM 2019

13/06/2019

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É sempre bastante rico marcar presença e disseminar o geomarketing em eventos focados em inteligência de mercado, marketing e vendas. Por mais que já não seja novo, enxergar o mercado sob a ótica de mapas é algo, ainda, visto como disruptivo em muitas empresas.

Por isso, nos últimos dias 10 e 11 de junho, participamos do Fórum de Inteligência de Mercado 2019, no Grand Mercure Vila Olímpia, em São Paulo. Foi um encontro com cerca de 300 profissionais dos mais diversos segmentos, apresentando tendências, ferramentas e casos de sucesso.

Case Sicredi com o software OnMaps

No segundo e último dia do congresso, subimos ao palco, representados por um case do Sicredi, uma das principais instituições financeiras cooperativas do País, para contar sobre ótimos resultados obtidos com nosso software, o OnMaps.

Gustavo Rossi, especialista em Estratégia e Inovação da companhia, apresentou a palestra “Expansão do Sicredi: 3 desafios que levaram a pensar o geomarketing de forma estratégica”.

O Sicredi é cliente Geofusion há 10 anos, e justamente nesse período cresceu 70% em número de pontos inaugurados por todo o território nacional. Para chegar a esse resultado tão expressivo, Rossi comentou que foi implementada uma cultura de geomarketing ao longo do tempo.

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“As próprias cooperativas realizam os estudos. Antes, esse conhecimento ficava centralizado no time que faço parte. Hoje já são mais de 60 usuários de cooperativas operando a ferramenta. Isso é muito bom porque conhecem bem as regiões onde atuam, podem encontrar novas oportunidades e tomam decisões com segurança”, explicou o especialista.

A melhoria de performance da expansão da instituição contou muito com o apoio do OnMaps. O crescimento em espiral, em grandes e pequenos municípios, assim como o processo de fusões e aquisições de empresas consolidadas em determinadas regiões, contaram com a inteligência em mapas do nosso software.

Características da população brasileira, como renda e potencial e consumo, e das regiões, como índice de verticalização e densidade demográfica, são encontradas no OnMaps e embutidas nos estudos de localização de público-alvo e viabilidade de expansão do Sicredi.

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Priorização do Sicredi pelo Mapa da Atratividade

Por conta do grande volume de locais – no OnMaps, identificaram mais de 1,6 mil municípios potenciais -, o Sicredi prioriza a expansão com a construção de um ranking de cidades, para entender em quais vale dedicar as primeiras análises.

Outro objetivo é identificar locais maiores onde já está presente com mais de um ponto de atendimento e evitar que as unidades possam competir entre si, com o mesmo público.

O ranking é dividido por estados do país, com cada município sendo pontuado por nível de interesse para o negócio. O estudo recebeu o nome de Mapa da Atratividade.

A empresa faz análises estatísticas para identificar quais características de mercado influenciam mais nos resultados. Ou seja, as cidades são classificadas e ganham pontos, de acordo com o perfil econômico e demográfico.

As unidades abertas com base em avaliações feitas no OnMaps tiveram um crescimento médio superior ao das demais no segundo ano de vida em 8% nas operações de crédito, 30% no crédito rural, 65% na poupança e 35% de sobra líquida.

O que mais rolou no Fórum

É claro que dentro de dois dias inteiros de evento, os participantes puderam conferir bastante conteúdo. Temas como funil de vendas, inteligência artificial e processos inovadores de inteligência de mercado foram bastante debatidos.

Meu destaque fica para as seguintes palestras

  • Diego Senise, da Ilumeo, contando por que o Marketing Mix Modeling foi decisivo na trajetória da XP. Ele explicou como a empresa de investimentos aplica seu capital em mídia de forma inteligente e integrada, contemplando tanto online e offline

  • Tarry Singh, da Deepkhapa.ai, que mostrou como a transformação digital e a inteligência artificial vêm sendo aplicada no dia a dia das pessoas, seja nos carros inteligentes, procedimentos médicos e até mesmo em aplicações monetárias

  • Painel de debate sobre Customer Centricity, um conceito no qual a empresa se molda de acordo com as necessidades de seus clientes, com base em práticas como levantamento da jornada do consumidor, pain points, clusterização e construção de personas. Participaram da roda, Luiz Mizukami (Simpress) e Mônica Pieratti (Tetra Pak), Karen Sanchez (Coty) e Matheus Rodrigues (OLX).

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Por Caio Sanchez / Editor

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