Geofusion promove encontro de geomarketing voltado ao varejo

Como o geomarketing pode ajudar a melhorar os resultados no varejo? Esse foi o tema principal do GeoTrends, evento que realizamos na manhã do dia 02 de junho de 2016, no Hotel Renaissance, em São Paulo. Mais de 100 profissionais de diversos setores do ramo varejista debateram temas voltados à inteligência geográfica e exemplos de aplicação de estratégias de geomarketing.

geotrends-geomarketing

Susana Figoli, diretora de inteligência de mercado aqui da Geofusion, foi a primeira a palestrar. Ela esclareceu por que entender sobre público-alvo e territórios impacta diretamente no sucesso ou no insucesso dos negócios. “Dominar, ou seja, ter o conhecimento da região e do público de sua empresa resulta em melhores práticas de gestão e uma maior rentabilização”, comentou.

Susana ainda mostrou que o conhecimento das características do local em que um negócio está é parte importante para entender quatro conceitos importantes para as estratégias de marketing: ponto, produto, preço e promoção. “O entendimento do mercado-alvo está bem no centro de todos esses fatores”, completou.

Na continuação das apresentações, Weslei Poian, da Serasa Experian, e Daniele Esteves, do nosso time de Marketing de Produto, falaram sobre a importância da segmentação de consumidores. Entre os benefícios, Daniele destacou o valor da segmentação em estratégias de priorização de investimentos e redução de custos, assertividade nas ações e aprimoramento de métricas que definem o potencial de mercado.

apresentação-segmentação

Já Weslei Poian apresentou o Mosaic, um recurso disponibilizado dentro do OnMaps com o objetivo de entender de forma mais aprofundada o perfil de cada consumidor. Destacada como uma tendência de inteligência de mercado, o Mosaic combina a metodologia de estudo global do Grupo Experian - com algumas adaptações à realidade brasileira - aliada aos dados disponibilizados pela Geofusion. O cruzamento dessas informações possibilita diferentes e ricas análises de mercado.

No evento, também foi apresentado o Radar, nova ferramenta de vantagem competitiva encontrada em nossa principal solução, o Onmaps. Já falamos sobre esse recurso aqui no blog e você pode conferir o texto aqui.

Cases de inteligência geográfica de mercado

“Como o geomarketing auxilia na geração de novos clientes” foi o tema principal da apresentação de Luiz Franco, da área de Comunicação e Planejamento da rede de ensino Kumon.

Ele apresentou o projeto desenvolvido na empresa chamado Zoom, que realiza estudos de inteligência geográfica e auxilia os franqueados a alcançarem melhores resultados na captação de novos clientes.  “Com a ajuda do OnMaps, desenhamos nos mapas o que chamamos de pontos cegos, ou áreas brancas, para identificar os territórios em que as unidades podem realizar ações para captar clientes”, explicou. Segundo Luiz, com os estudos, as filias do Kumon se sentem ajudadas, seguras e prontas para a ação”.

O segundo e último case do dia foi apresentado pelo Sicredi, instituição financeira cooperativa com base no Rio Grande do Sul. O tema da palestra foi “Mapa da Atratividade”. Michelle Azevedo, da área de planejamento de negócios da empresa, mostrou como utiliza o OnMaps para a realização de análises de expansão e gestão de unidades.

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“Identificamos municípios com maior potencial para abertura de unidades no perfil Sicredi. Não estar bem classificado no mapa de atratividade não significa que não será aberta nenhuma unidade neste território, mas que precisaremos adotar uma estratégia melhor e diferenciada de atuação no local”, contou Michelle.

Por fim, a representante da cooperativa mostrou como são realizadas análises específicas de municípios que possuem mais de uma agência. O objetivo principal desse tipo de análise é evitar o canibalismo entre diferentes unidades e aproveitar ao máximo o potencial de mercado de cada região.

O próximo GeoTrends será realizado no dia 16 de junho e tem como público-alvo os profissionais da indústria. Neste dia, além do conteúdo sobre geomarketing aplicado ao setor, serão apresentados cases da International Paper e do grupo Brasil Kirin.

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Por Valéria Duarte / Diretora de Customer Success

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