Geomarketing: como entender seu consumidor e identificar oportunidades

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Muitas empresas, quando estão começando a preparar seu planejamento de expansão, passam a procurar por soluções de geomarketing. Usar um software de Inteligência Geográfica para expandir seus negócios é imprescindível e deveria ser regra para médias e grandes empresas.

No entanto, a maioria delas acha que seu uso é exclusivo para esta finalidade e perde oportunidade de usar a ferramenta para fazer melhor gestão das unidades já existentes, planejando-se para fidelizar o cliente e vender mais.

Com uma poderosa ferramenta de geomarketing em mãos, que te ofereça conteúdo sóciodemográfico, é possível conhecer melhor o público de cada uma das unidades. Você pode ter um posicionamento de marca e público, mas a variação de região pode apresentar diferenças entre perfis de consumidores e isso pode ser um fator determinante para mudar a estratégia de algumas lojas.

Ao pesquisar a população vizinha ao seu negóco você consegue descobrir sua renda, sua idade, se são predominantemente mulheres ou homens, se é um bairro residencial ou comercial. Com base nesses dados, cruzando informações de desempenho de suas lojas, é possível determinar mudanças importantes para atender melhor seu público e até para cortar custos do negócio.

Estratégia de expansão com Geomarketing

Se, por exemplo, você comanda uma rede de fast-food e uma das unidades fica em um shopping em um bairro comercial, sua estratégia de funcionamento e posicionamento pode ser um pouco diferente do padrão. Provavelmente, os horários em que o restaurante vai receber mais clientes é de 11h30 às 14h30, de segunda a sexta.

Se o comum na maioria das unidades é manter uma escala de cinco funcionários trabalhando juntos no atendimento ao público das 9 às 18h, neste caso a recomendação é mudar a configuração. É mais proveitoso e menos custoso para a empresa escalar mais funcionários durante o horário de pico do negócio, nos dias de semana, que manter todos durante o horário total do expediente.

Com base nas informações de consumo da população em uma unidade de supermercado, por exemplo, em um bairro em que a classe predominante é AB, você consegue saber quais as marcas que seu consumidor prefere e, assim, saber se vale investir em produtos “premium”, em orgânicos - no caso de frutas e verduras -, importados, etc. Dessa forma, é possível ajustar o mix de produtos daquela unidade ao gosto do público.

Servir bem para servir sempre: entenda as preferências do seu público

Outro ponto importante que pode ser descoberto com a ajuda de uma solução de geomarketing é como o cliente de uma determinada região prefere ser atendido. No caso dessa mesma região citada acima, você consegue saber se o ideal é  ter um delivery express (com entrega feita em até 30 minutos), estacionamento como cortesia, espaço para café ou para as crianças, se vale que seus vendedores deixem os clientes mais à vontade na loja ou preferem que eles os ajudem a escolher os produtos, etc.

Para aproveitar ao máximo o potencial dos seus negócios, use uma solução de geomarketing que forneça dados atualizados e faça experimentações, cruzando os mais diversos dados sobre o público da região com as informações disponíveis de suas lojas, mapeie seus concorrentes e trace estratégias com mais acuracidade, menor risco de erros e mais agilidade.

Estratégia de expansão com Geomarketing

Por João Pedro Ribeiro do Val / Diretor Comercial

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