Geomarketing e varejo: como identificar uma região com potencial de expansão

Em uma metrópole como São Paulo existem milhares de pontos disponíveis para abrir um novo negócio. Para as grandes redes de varejo, as ofertas de pontos devem ser tentadoras. Mas a definição do que é um ponto ideal é diferente para diferentes empresas, segmentos, regiões, e assim por diante. Ainda que a sua intenção seja, por exemplo, investir em 15 novas unidades, é preciso avaliar detalhadamente quais regiões têm mais potencial para receber suas lojas.

Em primeiro lugar, divida o mercado em partes. É muito difícil analisar uma região de mais de 8 mil km² e mais de 20 milhões de habitantes (Grande São Paulo). Faça sua análise separada por municípios, distritos ou bairros.

Varejo_geomarketing

Feito esse mapeamento, o próximo passo é entender qual o potencial de mercado de cada uma das regiões de interesse. Há várias formas de estimar esse potencial, mas você pode começar investigando o número de habitantes e trabalhadores com as características de seu público-alvo, como sexo, idade, renda, hábitos de consumo, etc..

Se o número for abaixo do mínimo necessário para que uma loja possa sobreviver financeiramente, essas regiões podem ser descartadas em uma primeira análise. No entanto, continue monitorando essas áreas de tempos em tempos. Lembre-se de que elas podem passar por transformações rápidas, criando novas oportunidades que precisam ser acompanhadas. Da mesma forma, se você já tiver unidades em regiões com esse perfil, analise regularmente a performance delas. Talvez você entenda o motivo do fracasso de algumas e decida fechar. Ou se mantiver a unidade, fique atento a novos investimentos, sabendo que o potencial de retorno é menor.

Ao encontrar regiões com potencial acima do mínimo, mapeie a presença de seus concorrentes e tente estudar o comportamento deles. Isso porque você deverá calcular que parte desse potencial será dividido com a concorrência, afetando seu share de mercado. Aproveite também para avaliar se sua parte é suficiente para seu negócio. É possível que nessa etapa você descarte outras regiões.

Agora que você tem claro quais são as regiões com potencial de mercado, e que podem ser consideradas para abertura de uma loja, o ideal é que você as priorize, para que sua expansão comece por aquelas onde a chance de sucesso é maior. Claro que o volume de potencial de mercado será um dos indicadores deste ranking, mas também é preciso qualificar esses mercados. Uma dica é calcular o quanto seu público-alvo representa da população total da área. Quanto maior a proporção, maior a chance de você estar presente num local receptivo a sua oferta. Considere também no seu ranking a presença da concorrência e de comércio gerador de tráfego de pessoas compatível com seu negócio.

Para diminuir os riscos ao traçar sua estratégia de expansão, utilize ferramentas de geomarketing que disponibilizem dados confiáveis, atualizados e que permitam consultas rápidas para otimizar a tomada de decisões. Dessa forma, as chances de ganhar o mercado mais rápido e chegar na linha de chegada antes do concorrente são sempre maiores.

Estratégia de expansão com Geomarketing

Por João Pedro Ribeiro do Val / Diretor Comercial

Comentários

Ebooks

Materiais mais baixados

Acompanhe a Geofusion

Assine nosso blog e receba o melhor conteúdo sobre Geomarketing