Geotrends de volta à Curitiba

15/08/2017

O Geotrends Curitiba de 2016 fez tanto sucesso que decidimos voltar à capital paranaense.

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Com o tema “criando estratégias de alto impacto”, esta edição do evento contou com mais de 60 participantes, debatendo e trocando conhecimentos sobre os benefícios do geomarketing, principalmente para os setores de varejo, indústria, franquias e serviços.

Foi uma manhã repleta de palestras e cases de sucesso. A seguir, você vai conhecer o resumo do que rolou em mais um Geotrends.

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Conheça a fundo o seu consumidor final

A primeira apresentação do dia foi feita pelo nosso gerente de Marketing de Produto, o João Caetano.

Ele mostrou ao público 7 dicas bem legais sobre como o varejo pode multiplicar resultados e vender muito mais. Elas podem ser resumidas em:

  • Posicionar a marca de acordo com os reais consumidores;

  • Elaborar mix de produtos personalizados para cada região atendida;

  • Conhecer os detalhes de mercado de uma região para elaborar ações de marketing;

  • Nunca abandonar a estratégia de expansão e se atualizar sempre;

  • Ter ciência de que nem todas as regiões são rentáveis para o seu negócio;

  • Espelhe os resultados das boas unidades em toda a rede;

  • Siga todas as dicas anteriores para decisões mais assertivas e seguras.

Identificar o público-alvo é o primeiro passo, segundo Caetano, para que uma rede de varejo consiga montar uma estratégia de vendas eficiente e se posicionar de maneira estratégica em seu mercado.

Aliás, de acordo com o gerente, o conceito de público-alvo tem dado lugar às personas: descrições de potenciais consumidores que analisam mais a fundo comportamento e estilo de vida.

O palestrante também explicou o que são fatores de sucesso do varejo, ou seja, características essenciais a respeito de toda a rede, que dão indícios sobre como e onde inaugurar uma nova unidade.

“Em geomarketing, dentro desses fatores estão perfil de consumidor, potencial de compra e concorrência no entorno. Compreender a influência de dados como esses no negócio pode elevar resultados rapidamente", contextualizou Caetano.

AkzoNobel: estabelecendo parceria com distribuidores

Logo em seguida foi a vez da Thaís Souza, gerente de marketing Latam da AkzoNobel, explicar como a parceria entre a fabricante de tintas e seus distribuidores elevou as vendas da marca para o mercado B2B.

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O objetivo era identificar novas oportunidades de negócio para os canais de vendas parceiros, de maneira ágil e em regiões com alta possibilidade de crescimento.

A empresa utilizou o OnMaps para encontrar informações de mercado confiáveis e que permitissem minimizar o feeling da força de vendas, pautando decisões com base em dados.

Como resultado, as informações obtidas pela líder global em tintas foram capazes de maximizar as atividades de mais de 900 canais de venda.

Além disso, o reposicionamento estratégico de mais de 190 parceiros elevou as vendas em mais de 17%.

"O OnMaps ajuda muito em nossas decisões. Temos total confiança e levamos essa cultura dos dados para nossos representantes em todo o Brasil”, afirmou Thaís.

Os desafios do varejo no cenário econômico atual

De onde virá seu bônus: abrir novas unidades ou apostar nas existentes? Esse foi o tema da palestra de Bruno Brandão, nosso gerente de Consultoria, que falou os principais desafios que as redes de varejo encontram na hora de tomar decisões importantes.

Ele apresentou dados importantes sobre a queda de vendas no setor varejista, além de analisar algumas perspectivas econômicas positivas para 2017.

Nesse contexto, Brandão mencionou que algumas ferramentas tecnológicas podem ajudar empresas que diminuíram a expansão de negócios nos últimos anos, a extraírem os melhores resultados das lojas já em atuação.

Um excelente exemplo apresentado foi o da EVA, o novo produto da Geofusion capaz de identificar os fatores de sucesso de uma rede, encontrar oportunidades de negócios inexploradas e auxiliar no gerenciamento de todas as unidades que estejam em operação.

“A EVA também estima o potencial inexplorado das redes, ou seja, quanto cada unidade ainda pode faturar." Completou o gerente de Consultoria.

Grupo Marista: encontrando público-alvo

A última palestra contou com dois cases bem interessantes, apresentados por Stephan Younes, diretor de Marketing do Grupo Marista. Ele contou sobre como encontrar o seu público-alvo para abrir unidades, com apoio do OnMaps.

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Crise econômica, envelhecimento da população e um mercado cada vez mais competitivo estavam dificultando as ações da rede, que está presente nos ramos educacional, social e hospitalar.

De acordo com o diretor, para vencer os desafios, o grupo Marista apostou em uma estratégia de expansão aliada ao geomarketing, para visualizar e analisar de maneira assertiva todo o cenário mercadológico do País.

Um dos projetos de expansão do grupo focava no interior de São Paulo. Tudo estava quase certo para a abertura de mais um colégio, mas, ao avaliar informações do Onmaps, o time de Marketing percebeu que aquela não era a melhor opção, evitando assim um prejuízo enorme.

Outro estudo de viabilidade para expansão foi feito em Curitiba. No OnMaps, foi detectada demanda suficiente para abrir uma terceira unidade do colégio, ao lado de outros dois da própria rede que já existiam na cidade.

Análise da concorrência, renda e estilo de vida do consumidor colaboram para expansão do Grupo Marista em Curitiba e a nova unidade vem sendo um verdadeiro sucesso.

Confira também o que os participantes acharam do evento

“Somos parceiros da Geofusion há algum tempo e decidimos vir ao Geotrends porque os temas que vocês trazem são sempre relevantes e podem nos trazer insighs com algumas soluções que a gente precisa.”
Scharon Schafhauser, Grupo Marista

“Foi interessante poder ver nas apresentações, como o OnMaps atende nosso objetivo que é conseguir enxergar novas oportunidades e penetrar mercados que outros players ainda não visualizaram.”
Rogers, Thersa

“Já acompanhei outras edições pela internet, mas é a primeira vez que tenho a oportunidade de assistir presencialmente e foi uma ótima experiência. Obtive um bom aprendizado e troquei bastante networking.”
João Paulo Córdova Santos, Magrass Franchising

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Por Cassiana Duarte / Gerente de Marketing

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