Como a inteligência geográfica aprimora a expansão de redes de ensino

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Na hora de realizar a expansão de redes de ensino, é muito importante se preocupar com a localização, pois as pessoas desejam ter conveniência para estudar e o local onde está situada a rede precisa se encaixar no perfil de aluno que deseja atrair.

Para isso é importante utilizar a inteligência geográfica de mercado, ou geomarketing, a qual oferece recursos que possibilitam a compreensão de quais são as áreas mais promissoras para a abertura da próxima unidade.

Isso contribui para que os investimentos sejam mais certeiros e, também, para que haja uma garantia maior de retorno.

Continue a leitura e descubra qual é o papel da inteligência geográfica de mercado na expansão das redes de ensino e veja quais são seus maiores benefícios.

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Identificação do público-alvo

Entender o seu mercado é muito importante para definir as melhores formas de agir — ainda mais na expansão. Com o geomarketing fica mais fácil identificar o público-alvo e reconhecer quais são as características desejáveis.

A princípio, é possível fazer um estudo da região em que a sua rede de ensino já atua. Ao compreender a área de influência de cada unidade, você verifica quais são as características importantes dos estudantes. Entre elas estão:

  • gênero;

  • faixa etária;

  • renda média domiciliar;

  • densidade demográfica;

  • nível de instrução.

Com essas informações em mãos, dá para traçar o perfil a respeito do aluno ideal. Depois, é possível selecionar uma área e entender como são as pessoas que moram no entorno. Com o uso de dados de várias bases acessíveis, a inteligência geográfica de mercado traça um perfil a respeito dos indivíduos que estão em determinado ponto.

Ao cruzar o perfil do possível novo lugar com o dos clientes atuais, há um entendimento se a área comporta o público-alvo de interesse. Essas informações são um embasamento importante para a tomada de decisão.

Avaliação da concorrência

Outro ponto positivo do geomarketing é identificar onde estão e quais são as principais características referentes aos concorrentes.

Pense, por exemplo, em uma rede de ensino que busca um público semelhante ao seu. Ao analisar as áreas onde elas têm unidades, dá para verificar se o perfil está adequado ou se a decisão foi incorreta.

Também é possível reconhecer quais são os locais em que os concorrentes não estão presentes e onde desperdiçam oportunidades. Aproveitar esses pontos é uma forma muito eficiente de identificar áreas promissoras e com menor nível de disputa por matrículas.

Dependendo do caso, é uma escolha adequada até para selecionar a melhor área mesmo dentro da atuação de um competidor. Com isso, é possível absorver parte do contingente de alunos e explorar o potencial do lugar.

Verificação das localidades ideais

Nem sempre uma região que parece a mais indicada é de fato a melhor para receber uma nova unidade da rede de ensino. Essa é uma decisão que envolve muitos fatores. Portanto, precisa ser tomada com base em dados concretos.

Nesse aspecto, a inteligência geográfica de mercado é determinante para definir quais são as melhores localidades. Ao escolher um ponto no mapa, você consegue ter informações completas, como a estrutura ao redor, o fluxo de pessoas e até a facilidade de deslocamento.

Isso é indispensável para verificar qual é o ponto mais conveniente para o público e qual é a capacidade de estudantes de determinada unidade. Especialmente quando há várias possibilidades disponíveis, esse estudo ajuda a definir a opção com maior retorno.

Viabilização dos ajustes na oferta

Dependendo das características do mercado, é essencial ajustar a oferta dos serviços prestados, incluindo, no caso de ensino, preço e gama de cursos.

Uma escola de idiomas, por exemplo, pode adaptar os cursos e até os programas e módulos, dependendo da região de atuação. Em uma área comercial, o aprendizado expresso para executivos faz muito sentido. Em ambiente residencial, oferecer turmas para a educação infantil é recomendado.

É graças ao geomarketing que há como reconhecer as exigências específicas de cada público, o que viabiliza a personalização da oferta. A partir disso, o lugar se torna mais atraente para as pessoas de interesse.

Entendimento de como impulsionar a expansão

Tão importante quanto escolher a localização correta é garantir que a rede ganhe projeção e destaque. É preciso que a abertura de um novo local chame a atenção de possíveis interessados, pois é isso que impulsiona a expansão.

O mapeamento do público do entorno de uma nova unidade dará insumos para colocar em prática ações de marketing e comunicação na região, por exemplo, para atrair alunos entrantes.

Estruturação do plano de expansão

O maior benefício de utilizar esse recurso, entretanto, é mesmo o fortalecimento do plano de expansão. Ao coletar e analisar as informações necessárias, é possível tomar decisões mais objetivas.

Entretanto, para que isso seja possível, é muito importante começar traçando metas para o crescimento da rede de ensino.

A partir disso, é recomendado contar com uma boa solução, que deve ser intuitiva, completa e oferecer informações confiáveis. Desse modo, dá para realizar um estudo sobre as melhores oportunidades.

Como consequência, fica mais fácil definir quais são os pontos mais interessantes para chegar aos objetivos.

Quando a intenção é abrir mais de uma nova unidade, o embasamento nos relatórios propostos se torna ainda mais imprescindível, pois eles trazem análises estruturadas que possibilitam decisões mais acertadas.

O objetivo deste artigo é demonstrar como inteligência geográfica de mercado pode ser fundamental quando se pretende expandir uma rede de ensino.

Depois da identificação do público-alvo que se deseja atender e de uma avaliação do ramo mercadológico em que se atua, é possível definir uma série de fatores que são relevantes para atrair os almejados clientes, como a localidade ideal, a adequação das ofertas, entre outras.

Essas informações obtidas com o auxílio do geomarketing são imprescindíveis para atender aos objetivos estipulados dentro do plano de expansão da empresa.

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Por Cassiana Duarte / Gerente de Marketing

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