Entenda sobre inteligência geográfica para a indústria e como a Geofusion atua

inteligência geográfica é essencial para que as empresas tenham a noção de onde estão investindo seu capital. Esse planejamento é capaz de influenciar diversas questões sobre a implantação e o andamento dos negócios. 

inteligencia-geografica-industria

É preciso, por exemplo, saber o melhor local para alcançar os clientes de maneira mais eficaz a fim de atingir os objetivos da empresa. Isso envolve uma logística adequada, com fácil abastecimento de matéria-prima e distribuição de produtos.

Neste texto, explicaremos o que é a inteligência geográfica, como funciona essa estratégia, quando ela pode ser utilizada e quais são os principais benefícios de aplicá-la.

Quer saber tudo sobre o assunto e entender como a Geofusion é capaz de ajudar a implementar essa solução em sua empresa? Então, continue lendo e confira!

Antes, sugiro que você complemente seus conhecimentos sobre vendas na indústria, acessando o material abaixo. Basta clicar na imagem e fazer o download.

Nova call to action

O que é inteligência geográfica?

Inteligência geográfica é a área que lida com a avaliação das regiões em que as companhias vão atuar. A Geofusion é especializada em location analytics, ou seja, ela soluciona os problemas que envolvem o "onde" de uma organização.

Com essa análise geográfica de mercado é viável saber os melhores posicionamentos e quem são os consumidores de um determinado local. Assim, é possível referenciar um negócio em um determinado espaço, de acordo com as suas intenções e mostrar as oportunidades que podem ser obtidas.

A inteligência geográfica usa dados oficiais, públicos e privados, para a realização de análises de mercado e definir quais são as melhores formas de operar em uma região, mas também pensar em diversas maneiras de envolver a localização na interação com os clientes. 

Essa é uma forma mais eficiente de planejar vendas, realizar ações de trade marketing, compreender hábitos do público-alvo e entender a viabilidade de um negócio.

O que é bem diferente de ter apenas informações estáticas, que são dados "soltos", sem uma adequada avaliação e aplicação nos problemas geográficos referentes a cada necessidade de mercado.

A inteligência entende e analisa as opções que uma companhia tem em uma determinada área, solucionando todas as questões relacionadas ao espaço e posicionamento. 

Como funciona essa estratégia?

A inteligência geográfica trabalha fornecendo direcionamento na identificação de áreas interessantes ao negócio, dando informações e respostas para um investimento seguro

Essa estratégia é capaz de perceber mudanças estruturais, econômicas e sociais de uma certa região. Desse modo, uma empresa pode se antecipar sobre certas questões que envolvem o desenvolvimento do seu negócio em localidade selecionadas. 

Com essa tecnologia, a Geofusion é capaz de identificar e destacar alguns padrões do plano macroeconômico, o que permite entender como todos os atores interagem nesse cenário.

Assim, é possível pensar em estratégias mais centradas em certos pontos em vez de outros menos rentáveis, otimizando o investimento.

Ou seja, a inteligência geográfica avalia a fundo o potencial da localização nas necessidades mercadológicas de uma indústria. Perguntando: onde, para quem, de que modo e por qual motivo. As respostas vão gerar valiosos insights para as ações futuras. 

Quando utilizar a inteligência geográfica?

A estratégia pode ser usada em várias ocasiões, desde a implantação de um novo negócio ou filial, até na prospecção de leads, já que essa técnica consegue mapear e encontrar os potenciais clientes de uma indústria. 

Além disso, ela é interessante para entender o mercado na região em que a empresa atua. 

Geofusion trabalha reunindo dados e analisando cenários, de acordo com a área de cada cliente, de forma a buscar soluções geográficas para qualquer tipo de necessidade. Isso é feito de forma rápida e comprometida com os resultados. 

Por exemplo, se uma indústria deseja aumentar as suas vendas, a Geofusion vai analisar o mercado e indicar para a empresa quais são as melhores regiões para operar e onde ela pode obter o melhor retorno. 

Essas informações são constantemente atualizadas e têm um alto grau de integridade, o que garante valor e confiança aos dados

Quais são os benefícios de utilizar essa estratégia?

Uma das primeiras vantagens é ter previsibilidade sobre a região em que se opera, sabendo quais são as tendências sociais e econômicas do perímetro.

De posse dessas informações, é possível ter uma melhor tomada de decisão para o gerenciamento de vendas e marketing, entre outras áreas em que esses dados são relevantes.

A análise geográfica indica os lugares onde o negócio pode ser impulsionado, além de identificar a localização do público-alvo. Isso auxilia a ajustar a oferta de produtos em determinados locais, também mostrando onde a concorrência está localizada e os melhores pontos para realizar promoções.

Essa avaliação revela a produtividade e a evolução dos pontos de venda, facilitando o gerenciamento de esforços por região. Desse modo, é possível otimizar toda a operação, reduzindo os custos e aumentando os lucros.

Muitas empresas que precisam de uma visão territorial sobre a gestão comercial ou que têm políticas de expansão, já utilizam a inteligência geográfica há um bom tempo, com ótimos resultados. 

Ainda, é possível dispor de uma plataforma de análise de dados geográficos, seja em mapas ou relatórios. Além de analistas especializados para avaliar e construir um diagnóstico sobre as oportunidades e os pontos negativos de uma determinada região. Assim, pode-se ver quais áreas carecem de atendimento e decidir as atitudes para passar a cobri-las. 

Como a Geofusion atua na inteligência geográfica?

O OnMaps, principal software da empresaé capaz de reunir uma grande quantidade de informações de mercado e aplicá-las ao seu negócio. Então, é importante definir bem quais são as intenções ao contratá-lo e focar no que for relevante para a sua empresa. 

Além disso, é possível cruzar dados relacionados ao seu setor, como:

  • pontos de venda;

  • revendedores;

  • distribuidores;

  • centro de distribuição;

  • concorrentes 

  • clientes.

O vídeo abaixo ilustra bem as diversas vantagens da solução para as indústrias: 

 

O mapeamento do local de atuação pode identificar dados relacionados à faixa etária e de renda, ao trabalho e aos hábitos de consumo dos frequentadores. Isso permite ajustes e reavaliação de estratégias a fim de aproveitar melhor as oportunidades.

Ainda, é possível analisar e gerenciar a logística de forma clara, com rotas, mapas e informações relevantes para o andamento desse setor. Isso reduz o gasto com combustível e manutenção dos veículos, por exemplo.

inteligência geográfica é um grande trunfo para as indústrias, já que fornece todas as informações e direcionamentos necessários para decisões mais seguras e eficientes

Ao dispor dessa ferramenta, a empresa consegue avaliar toda a situação mercadológica da região que pretender atender e isso, certamente, é uma grande vantagem competitiva. 

Quer saber mais? Clique no banner abaixo e faça o download do nosso material, gratuitamente.

Nova call to action

Por Ângela Silva / Analista de Marketing

Comentários

Ebooks

Materiais mais baixados

  • [EBOOK] 6 Fatores de Sucesso para Abertura de Novas Lojas Baixe grátis
  • [EBOOK] As Principais Soluções de Geomarketing Para Expansão de Redes Baixe grátis
  • [EBOOK] Guia para Alavancar Sua Geração de Leads Baixe grátis
  • [QUIZ] Você sabe o que considerar na escolha do ponto comercial ideal? Baixe grátis

Acompanhe a Geofusion

Assine nosso blog e receba o melhor conteúdo sobre Geomarketing