La Casa de Papel: Como o geomarketing ajudaria a encontrar o “Professor”

la-casa-de-papel-geomarketing(Foto: Divulgação/Netflix)

Pode ficar tranquilo. A intenção aqui não é dar spoiler. :)

Para você que ainda não viu nenhum episódio da série mais comentada das últimas semanas, trata-se de uma produção espanhola que narra um audacioso plano de roubo à Casa da Moeda da Espanha.

O “Professor”, personagem principal da história e mentor intelectual do esquema, apesar de não ter um perfil criminoso, recruta alguns bandidos, com diferentes especialidades, a fim de efetuar o maior roubo a banco já visto.

Para aquecer a trama, em cena, Raquel Murillo, uma destemida delegada que trava uma incessante busca por pistas que decifrem a localização do “Professor”.

Um dos episódios chamou a minha atenção. A fim de reduzir o perímetro da área de investigação, a delegada começa a utilizar, com apenas uma pista sobre o trajeto do bandido, uma métrica bem conhecida no mundo do geomarketing: o deslocamento, em minutos, de um cliente chegar até uma loja. No caso da série, o “Professor” demora 5 minutos para chegar até uma cafeteria.

Mesmo sendo possível, a ideia aqui não é sair desvendando crimes com o OnMaps, a nossa ferramenta de geomarketing, mas sim trazer insights sobre algumas técnicas utilizadas para os negócios, principalmente do varejo.

Imagine que o seu consumidor seja o “Professor”. Responda às seguintes perguntas:

  • Qual a área de influência da sua loja e como determinar o seu tamanho? Com base no tempo de chegada do ladrão, Raquel traçou um raio de 500 metros da cafeteria para delimitar a suposta origem do mesmo.

  • Quanto tempo ou distância os “Professores” do seu estabelecimento estariam dispostos a se deslocar para consumir os seus produtos/serviços?

 Um dos maiores desafios atuais do varejo, para quem trabalha na área de expansão e potencial da rede, é identificar oportunidades baseadas na área de influência, tempo e distância de deslocamento dos clientes até as lojas.

A área de influência pode variar muito de acordo com o tipo de negócio e perfil de consumidor que o frequenta.

area-de-influenciaExemplo de área de influência traçada a partir de uma loja; os pontos em rosa são os clientes e os raios trazem áreas primárias, secundárias e terciárias

Esse deslocamento pode ser feito de diversas formas: a pé, de carro, de bicicleta ou via transporte público.

Em “La Casa de OnMaps”, a nossa ferramenta possui algumas funcionalidades que facilitariam bastante o trabalho da delegada Murillo.

Como descobrir a área de influência de uma loja

Faça também a sua investigação. Você pode importar o endereço dos seus clientes em planilha Excel, e o software mapeia, ponto a ponto, qual a origem deles em relação a uma ou mais lojas analisadas.

Com a feature “Gerar área por deslocamento”, o OnMaps cria uma área de influência de acordo com o deslocamento dos clientes.

feature-onmaps-deslocamento

A configuração é feita por tipo de deslocamento, sentido de percurso
e forma de locomoção.

No final, você visualiza áreas que correspondem ao deslocamento, seja por tempo ou distância.

Logo após, começa o trabalho de análise, com a extração dos dados dessas áreas delimitadas.

É possível saber a densidade populacional, renda dos domicílios, potencial de consumo, quantidade e faixa de renda de trabalhadores presentes durante o dia, entre outras informações.

O mais legal é que, descobrindo características sociodemográficas como essas, você as espelha e identifica novas regiões em potencial para abertura de lojas.

Espero que tenha ajudado em sua busca pelo seu “Professor”. Ops, quero dizer, por seu cliente ideal.

Quer saber mais sobre como o OnMaps vai levar uma nova visão para a sua empresa? Clique no banner abaixo e faça o download do material, gratuitamente.

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Por Cleydson Borges / Engenheiro de Dados

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