7 dicas de livros sobre estratégia e inteligência de mercado

Que tal aproveitar o tempo livre para conhecer alguns livros sobre inteligência de mercado e aplicabilidade de dados estratégicos?

Separamos uma lista com dicas para te ajudar a aprender as melhores formas de utilizar esses novos conhecimentos em seu trabalho:

Marketing 4.0: do tradicional ao digital


Conhecido como o pai do marketing, Philip Kotler é amplamente estudado na área, em universidades de diversos países.

O autor, que já havia publicado livros sobre as mudanças e diferenças entre as estratégias 1.0, 2.0 e 3.0, apontando os impactos de novos canais e tendências nelas, analisa desta vez o marketing 4.0.

O estudo observa a importância que a conectividade passou a ter, orientada então com base em métricas e em jornadas do consumidor.

Data Science para negócios


Escrito pelos especialistas em Ciência de Dados, Foster Provost e Tom Fawcett, este livro explica os conceitos fundamentais da área e como funciona a mineração de dados.

A obra é voltada especialmente para quem quer entender melhor sobre o assunto e obter insights para estratégias, sem necessidade de ser um especialista técnico ou estatístico.

É um dos mais vendidos da Amazon na categoria Computação, Informática e Mídias Digitais.

livros-sobre-inteligencia-mercado-1

A estratégia do Oceano Azul


Com frequência, as empresas ficam tão focadas em vencer suas concorrentes, que deixam passar oportunidades de mercado ou simplesmente nem tentam investir nelas.

O oceano azul consiste justamente no contrário. Isto é, aproveitar mercados que até então não foram explorados, gerar valor para o cliente e obter alta lucratividade.

Os autores, W. Chan Kim e Renée Mauborgne, são integrantes do Fórum Econômico Mundial e ganhadores de diversos prêmios globais de estratégia empresarial.

O herói e o fora da lei


Você sabe como ideias da psicanálise podem ser aplicados no trabalho diário de marketing? Neste livro, as autoras Margaret Mark e Carol Pearson explicam.

Na obra, elas aplicam o conceito de arquétipo de Carl Jung para mostrar como determinados padrões de comportamento humanos podem ser identificados no público e aproveitados pela marca.

Imagens comuns em diferentes culturas, como a do sábio, do rebelde, entre outras, possuem características que são úteis para a venda de produtos ou difusão de determinada percepção que se queira ter por parte da empresa.

New call-to-action

O dilema da inovação


Investir em novas tecnologias nem sempre é a melhor opção. Isso é o que defende Clayton Christensen, professor da Harvard Business School.

Em seu livro, o autor estuda casos de empresas que seguiram por esse caminho e procura descobrir por que algumas fracassaram e outras obtiveram sucesso.

Christensen apresenta então formas de avaliar o risco do profissional ver a própria estratégia naufragada, e quando é ou não a melhor opção ouvir os clientes em meio a cenários suscetíveis a rupturas.

Estratégia competitiva


Michael Porter, também professor de Harvard, é quem criou o conceito das forças competitivas a serem analisadas nas estratégias das empresas.

Ele possui várias obras sobre o tema. Entre elas, estão “Vantagem competitiva” e “Estratégia competitiva”, nas quais explica os aspectos nos quais as empresas devem se atentar para terem destaque no mercado.

O poder de barganha, a rivalidade entre competidores de um mercado, a diferenciação e o custo de produção são alguns dos temas abordados nas obras do autor.

livros-sobre-inteligencia-mercado-2

O mítico homem-mês


Este é um dos livros recomendados por Jeff Bezos, CEO da Amazon, e trata a respeito da gestão de equipes de desenvolvimento de softwares.

Nele, o engenheiro Frederick P. Brooks, baseado em sua experiência como gestor na IBM, disserta sobre a força de trabalho empregada em grandes projetos, e compara com a divisão de tarefas realizada nos pequenos.

As equipes menores, de acordo com o autor, apresentam melhores resultados. Isso porque conseguem manter melhor a integridade conceitual dos projetos, havendo menos dificuldade na comunicação, como no caso de forças de trabalho maiores.

Gostou das dicas? Além delas, ainda possuímos vários materiais que ajudam a ter insights orientados em dados para resultados rápidos e precisos. Dê uma olhada neste aqui:

New call-to-action

Por Victor Melo / Redator Web

Comentários

Ebooks

Materiais mais baixados

  • [EBOOK] 6 Fatores de Sucesso para Abertura de Novas Lojas Baixe grátis
  • [EBOOK] As Principais Soluções de Geomarketing Para Expansão de Redes Baixe grátis
  • [TOP 50] Os Municípios com Maior Potencial de Consumo Baixe grátis
  • [QUIZ] Você sabe o que considerar na escolha do ponto comercial ideal? Baixe grátis

Acompanhe a Geofusion

Assine nosso blog e receba o melhor conteúdo sobre Geomarketing