Como a logística de distribuição ajuda a expandir a marca?

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A logística de distribuição é um processo sério dentro das empresas e precisa ser planejada da maneira correta para que desempenhe seu papel com excelência. Trata-se de um recurso essencial para que o cliente tenha uma boa experiência de compra com determinada marca.

Reclamações por demora na entrega e produtos extraviados ou trocados são comuns principalmente nos casos de compras online. Por essa razão, as companhias que necessitam planejar tais estratégias de entregas de mercadoria precisam dar bastante atenção à logística.

Quer entender como tudo isso funciona e quais são as melhores estratégias para melhorar o serviço prestado e conquistar novos resultados? Continue a leitura!

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O que define um bom planejamento logístico?

definição de uma logística de distribuição de qualidade está relacionada ao cálculo e ao planejamento das operações que implicam na entrega dos produtos de uma empresa. Esse trabalho é de extrema importância, uma vez que interfere diretamente nos resultados da experiência de compra do consumidor.

Existem duas possibilidades quando se trata desse assunto: a companhia pode contratar um fornecedor que se responsabilize pela organização e pelo controle ou estruturar uma equipe interna que seja capaz de desempenhar tal função com seriedade e rapidez. 

Ambas as opções atendem aos objetivos almejados pela marca. No entanto, é preciso controlar as ações e acompanhar alguns pontos importantes, como:

  • entrega dos produtos corretos no local indicado;

  • cumprimento dos prazos estipulados;

  • boas condições de transporte e conserva.

Quais são os serviços essenciais do processo logístico?

A logística de distribuição desempenha diversos papéis em um negócio, portanto é preciso entender como ela funciona. A seguir, separamos as principais funções dessas atividades.

Armazenamento e controle de estoque

O processo de distribuição começa com o preparo do produto. A empresa precisa de um monitoramento constante da quantidade de artigos disponíveis para a demanda de vendas e, ainda, um local para armazenar todos esses itens até que sejam comercializados.

Controle de avarias

Muitas marcas acabam sofrendo prejuízo por mercadorias danificadas. Portanto, ao estabelecer uma logística de distribuição de qualidade, é possível minimizar os riscos e otimizar o tempo, sem a necessidade de repor itens danificados com frequência. 

Como as empresas devem se preparar para a logística de distribuição?

Um dos principais pontos que precisa ser estruturado quando se planeja tal gestão é a integração do compartilhamento de dados. Isso vale principalmente para as grandes marcas, que contam com dezenas de setores.

A logística de distribuição demanda informações em tempo real sobre o ritmo de vendas, compras aprovadas, itens disponíveis para serem despachados, estado do estoque etc. Sendo assim, um dos primeiros passos é a integração de uma gestão voltada à interação dos setores, por meio de ferramentas que permitam essa distribuição de informações.

Consequentemente, a velocidade na entrega do serviço vai ser cada vez maior, o que possibilita ao consumidor receber o produto adquirido no tempo esperado. O resultado será uma experiência de compra positiva.

De que forma a logística de distribuição funciona?

Todo o processo é dividido em etapas e precisa se desenrolar com agilidade. Para garantir os resultados esperados, é necessário investir em profissionais e sistemas de operação ou contar com empresas terceirizadas.

Abaixo, separamos os estágios necessários para que o serviço seja entregue ao consumidor final da maneira correta.

Conferência de cargas após a expedição

A expedição é a etapa final de um produto dentro do Centro de Distribuição (CD). Depois dela, é preciso conferir se todos os itens estão de acordo com a entrega — esse trabalho é otimizado por meio de conferências eletrônicas, como códigos de barra.

Em casos de erros, a empresa acaba sofrendo devoluções. Esse prejuízo significa desperdícios de mercadorias, como alimentos perecíveis ou produtos com curtos prazos de validade.

Criação de roteiros de entregas

O transporte de mercadorias representa uma das maiores despesas dentro das companhias. Portanto, quando há desorganização ou rotas mais longas, os gastos acabam transformando lucros em prejuízos.

Muitas empresas já começaram a investir em softwares capazes de desenhar as melhores rotas para as cargas, calculando o tempo de entrega e a distância até os destinos. Assim, é possível reduzir custos com abastecimentos frequentes e realizar mais entregas em um período reduzido.

Monitoramento e análise de indicadores

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são utilizados para avaliar e acompanhar a performance da logística de distribuição. As principais métricas adotadas nesses processos são:

  • tempo em trânsito;

  • devoluções;

  • pontualidade na entrega;

  • exatidão das notas de transporte.

A partir desse cálculo, a marca consegue mensurar a qualidade do serviço oferecido ao consumidor e, ainda, definir o ROI (Retorno sobre Investimento). Dessa forma, é possível analisar se os investimentos realizados estão proporcionando os resultados esperados.

Como a logística e a distribuição influenciam no crescimento de uma marca?

Como vimos, todo o processo é burocrático e demanda seriedade para que os resultados obtidos sejam positivos, trazendo lucros a uma empresa. No entanto, ao planejar toda a questão logística com empresas terceirizadas, parceiros e centros de distribuição, a marca se transforma perante o público e passa a atingir as metas estabelecidas com sucesso.

A gestão de entrega dos produtos, quando efetuada da maneira correta, satisfaz o desejo e a necessidade de um cliente que recebe o item no prazo esperado. Por meio desse investimento, a empresa também nota um crescimento na cadeia de suprimentos, ao passo que o aumento das vendas proporciona novas receitas e oportunidades para otimizar os serviços e reduzir custos.

Outro fator importante é que, ao entregar aquilo que o consumidor espera, as chances de uma marca fidelizá-lo e fazer com que ele volte a adquirir os produtos são altas. Dessa forma, por meio de uma logística de distribuição, é possível melhorar o relacionamento de confiança com o comprador, satisfazer sua necessidade e incentivar a pessoa a comprar novamente no estabelecimento.

Os resultados de uma boa logística de distribuição são extremamente positivos — não apenas para a empresa, mas para todo o público que espera a entrega de suas aquisições. Com esses investimentos, os resultados passam a agradar os setores responsáveis e proporcionar chances mensuráveis de crescimento em todo o mercado atuante. 

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Por Renato Chaves / Gerente Comercial

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