Mapa digital: você sabe o impacto dele no seu dia a dia?

20/02/2020

O mapa digital é um recurso que está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Com o lançamento de novas tecnologias, o acesso a informações geográficas ficou mais ágil e até indispensável mesmo para decisões corriqueiras.

Se até anos atrás visitar uma região desconhecida da cidade envolvia depender do auxílio de guias impressos ou mesmo de estranhos nas ruas, atualmente é possível ter uma boa visão de praticamente qualquer local antes mesmo de sair de casa.

Outro caso que mostra o quanto esses dados se tornaram presentes no dia a dia consiste no uso de aplicativos de mobilidade. Empresas como Uber e 99, por exemplo, se destacam no mercado devido à flexibilidade que possibilitam aos usuários.

A receita é relativamente simples: um motorista, um veículo, um mapa disponível no celular e um passageiro são o suficiente para permitir maior liberdade de movimentação nos mais variados horários e lugares.

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O mapa digital interagindo no seu dia a dia: caso Google Maps


O Google Maps é, provavelmente, o mapa digital mais conhecido no Brasil. O recurso, que em fevereiro comemora 15 anos, permite a visualização de vários lugares do mundo inteiro, contando ainda com a opção de vista em satélite.

Além disso, os usuários também interagem e contribuem com ele, fornecendo informações para serem acessadas em qualquer parte do planeta. 

É o caso, por exemplo, de negócios locais que têm seus endereços cadastrados e facilitam para que potenciais clientes os encontrem.

Recentemente, a Google anunciou que tornará essa relação ainda mais interativa. A partir de março, a empresa passará a disponibilizar novas funcionalidades para a versão em aplicativo.

Entre eles, está a oportunidade de escrever resenhas sobre os lugares visitados, como restaurantes e bares. 

Outra novidade é a sugestão de rotas eficientes de acordo com a situação do tráfego viário do momento, para usuários que acessem o software enquanto estiverem no trânsito.

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Por sua popularidade e acessibilidade, o Google Maps é conhecido por usuários de diversas partes do mundo. 

Entretanto, dados similares são utilizados atualmente para diferentes finalidades, como planejamento de gestão pública, tecnologias de segurança, análises de mercado, compreensão sociodemográfica, entre vários outros.

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A cartografia nos diferentes segmentos


Nos últimos anos, o uso de mapas tem mudado especialmente a experiência de consumo das pessoas. 

Isso porque há empresas, dos mais variados segmentos, que viabilizam aos usuários informações sobre os espaços que aceitam os serviços delas sem que precisem sair de casa.

É o caso, por exemplo, da Ticket e da Gympass. Por meio dos aplicativos instalados no celular, o potencial cliente de um estabelecimento pode decidir considerando desde o início as condições que tem disponível, desde que seja contratante de um desses serviços. 

Assim, o processo de escolha se torna mais prático e rápido.

Além deles, os aplicativos de mobilidade são casos bastante emblemáticos de corporações que mudam o mercado com a combinação entre cartografia e tecnologia.

A Uber, particularmente, causou e ainda causa debates devido à forma como afetou o segmento de transportes, gerando revolta entre motoristas de táxi e questionamentos em relação ao modelo de negócio que seguem. 

Mesmo com esses casos, o faturamento anual da empresa segue crescendo, atingindo 14 bilhões de dólares em 2019, 28% a mais que no ano anterior.

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O fenômeno também tem impacto, especialmente, no setor turístico. Sites e aplicativos tornam as relações entre hóspedes e anfitriões muito mais simples e, de certa forma, flexíveis.

O Airbnb, por exemplo, possui atualmente mais de 7 milhões de anúncios de hospedagens, distribuídos em cerca de 100 mil cidades, segundo dados divulgados pela empresa.

Assim como TripAdvisor e Trivago a organização é uma das que ofertam reservas de hotéis e pacotes de experiências de viagens a diversos locais e preços, por meio de cadastros de dados em plataformas digitais.

Ao navegar, o usuário consegue visualizar o mapeamento das opções de hospedagens, já com os preços indicados em cada ponto. Desta forma, facilita a comparação entre os que melhor atendem ao que ele deseja.

Como surgiram esses recursos?


Devido à relevância e ampla possibilidade de aplicação, não é de se estranhar que softwares do tipo fiquem cada vez mais sofisticados. 

De fato, foi especialmente nas últimas décadas que essa área de conhecimento mais se desenvolveu tecnologicamente.

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Essas oportunidades fazem parte de um desenvolvimento intenso dos serviços de cartografia nos últimos anos. Basta pensar que apenas na metade do século passado é que surgiram tecnologias para armazenamento e tratamento de dados desse tipo.

Foi quando surgiram os Sistemas de Informação Geográfica, que seriam viabilizados comercialmente a partir da década de 1980. A princípio, o acesso aos dados ficavam restritos a pesquisadores e organizações com fins bastante específicos.

Foi neste período, inclusive, que houve maior número de estudos utilizando Sistemas de Informação Geográfica. Esse movimento influenciaria no aumento de usuários a partir da década seguinte, devido à acessibilidade possibilitada pela World Wide Web.

No anos 2000, surge o OnMaps, ferramenta pioneira na disponibilização de dados geográficos para o mercado brasileiro. Com isso, as empresas passam a ter muito mais precisão para expandirem suas lojas, pontos de venda ou elaborarem estratégias.

Em conjunto com esses desenvolvimentos, a utilização desse tipo de sistema se massificou. 

Surgiram, então, ferramentas como o Google Maps e o Google Earth. Por fim, o serviço de geolocalização também se popularizou, e a cartografia se tornou uma ferramenta disponível nos dispositivos móveis.

Com o desenvolvimento cada vez mais intenso de novas tecnologias e a união entre ambos os tipos de serviços, hoje em dia é possível ver um mapa digital em praticamente qualquer lugar, desde que haja um dispositivo com certa disponibilidade de recursos.

Mas, além de pequenas decisões do dia a dia, os mapas fazem grande diferença em estratégias de mercado. Quer saber mais sobre como as empresas os utilizam para suas análises e planejamentos? É só clicar no link abaixo:

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Por Victor Melo / Redator Web

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