Marketing online e offline: como a localização pode ajudar?

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Em um mercado cada vez mais competitivo a única opção das empresas é trabalhar com a tecnologia para se destacar perante o público-alvo. Com isso, diversas estratégias são colocadas em prática, incluindo o marketing online com a ferramenta de localização.

Mas, afinal, do que se trata esse termo, e como estruturar uma campanha voltada para a aquisição e fidelização de clientes no meio tradicional e digital? É exatamente sobre essas questões que vamos abordar a seguir! Continue a leitura e prepare-se para melhorar os resultados da sua marca!

Qual é o conceito de marketing online? 

O termo aborda todas as estratégias criadas por uma empresa no âmbito digital, ou seja, tudo o que faz na internet e que traga resultados e receitas, está incluso na definição de marketing online.

O avanço das tecnologias permitiu o surgimento de novos softwares e plataformas de comunicação, que auxiliaram na expansão desses recursos de crescimento para as companhias. 

Apareceram os mecanismos de busca, redes sociais, sites próprios, aplicativos de mensagens instantâneas e diversas novas ferramentas que aproximam as relações. Tudo isso permitiu uma nova comunicação entre marca e consumidor.

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O que engloba o marketing offline?

Diferente do mercado digital, a comunicação tradicional começou há muito tempo com jornais, revistas, mídia out of home, rádios, televisões etc. Essas mídias ainda são de extrema importância.

O marketing offline engloba todas as estratégias que não fazem parte do meio conectado, ou seja, que utilize a internet diretamente. Contudo, a integração de ambos os recursos proporciona números surpreendentes para uma marca que deseja investir em sua presença de mercado.

Por que é importante utilizar essas estratégias com ferramentas de localização?

Agora que definimos os dois termos de marketing, vamos falar sobre a importância de utilizar a comunicação integrada com a posição geográfica, fazendo com que o público atingido seja exatamente quem pode vir a consumir os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

A localização de um estabelecimento passou a ser um plano estratégico para as campanhas de marketing tradicionais e digitais. Aproveitar a posição no mapa e atrair novos clientes pode proporcionar números interessantes para um negócio.

Separamos, a seguir, alguns tópicos que retratam a importância dessa estratégia em uma empresa:

Melhora a experiência do consumidor

Trabalhar diariamente para que o cliente tenha uma experiência de compra positiva é dever de todas as empresas que desejam melhorar os seus resultados. Portanto, a oportunidade de desenvolver uma ação que aproxime o público, forneça informações relevantes por meio da sua localização e acelere o processo de venda é imperdível.

Aumenta a lealdade dos clientes

Ao oferecer uma experiência de compra diferenciada e com qualidade, unindo essa estratégia a um bom produto ou serviço, as chances de fidelizar o consumidor logo na primeira aquisição pode deixar de ser uma ideia distante.

Não existem dúvidas de que a fidelização envolve um longo processo de atendimento de pré e pós-venda, contudo, quando esse desenvolvimento conta com uma boa experiência e produtos de qualidade, os resultados se tornam ainda mais positivos e lucrativos.

Permite a segmentação correta

Quem é o público-alvo da empresa? Esse estudo já foi realizado com atenção pela marca? A localização é um fator extremamente importante para essa definição.

Com ela, é possível direcionar as publicações das redes sociais para usuários da mesma cidade ou região, selecionar pontos de mídia out of home, que atraiam os pedestres e motoristas em sua direção, e muito mais!

Dessa forma, a segmentação de público pode ser elaborada da maneira certa, atingindo o consumidor que pode vir a se tornar um cliente fiel no estabelecimento. Essa estratégia proporciona novas receitas e permite que o cálculo do ROI (Retorno Sobre Investimento) seja positivo, comprovando os resultados.

Como aplicar o marketing online usando a localização?

Depois de explicarmos os conceitos e a importância dessa estratégia, separamos algumas dicas de como inserir algumas ações em empresas. Com as dicas abaixo você vai conseguir planejar novas campanhas e projetar objetivos para uma marca alcançar o sucesso almejado.

Geotargeting

Também conhecida como a estratégia de segmentar o público segundo a localização, essa é uma das principais ações que permite a utilização do marketing conforme a posição da empresa ou usuário.

A partir desse direcionamento é possível investir em propagandas para determinado país, estado, cidade ou bairro para o público-alvo da marca. Por exemplo, caso a empresa atue no estado de São Paulo, não existe nenhuma necessidade de anunciar os seus produtos ou serviços no Rio Grande do Sul.

Sites personalizados

Os clientes estão valorizando cada vez mais as companhias que oferecem conteúdos exclusivos! Sendo assim, personalizar a sua página da web conforme a localização do usuário é uma possibilidade extremamente relevante para atrair novos acessos. 

A partir de uma ferramenta que solicita ao visitante a permissão para acessar a sua localização geográfica, um site consegue disponibilizar um material voltado apenas para aquela região específica, como lojas locais ou onde encontrar o serviço oferecido.

Conteúdo em tempo real

Imagine a ideia de fornecer avisos, alertas e materiais exclusivos de acordo com a localização de um consumidor? Essa ação é possível graças ao avanço das estratégias de marketing online e offline combinadas ao GPS dos celulares.

Um exemplo são as lojas que enviam mensagens de avisos aos seus clientes quando eles estão por perto de alguma de suas franquias — esse recurso pode ser um atrativo ao consumidor, convidando-o para entrar no estabelecimento.

Em alguns casos, as empresas disponibilizam até os produtos que estão em promoção! Dessa forma, é ainda mais fácil atrair o usuário até o local. 

O marketing online está se tornando um aliado das empresas no desenvolvimento de estratégias para aquisição e fidelização de novos consumidores. Com ele, a comunicação pode ser feita de maneira mais rápida e eficiente, uma vez que a velocidade de transmissão da mensagem é quase instantânea. 

Alinhado com o meio digital, o marketing offline continua prosperando e funcionando como um aliado para a propagação de campanhas e aquisição de clientes. Ao utilizar ambas as possibilidades para aprimorar os resultados com a localização, os números passam a ser motivo de felicidade para os gestores.

Uma das principais maneiras de alcançar esses objetivos é a partir de uma pesquisa de mercado eficiente, que estude o público-alvo da marca de maneira exata, junto com estudos sobre economia, necessidades e desejos do consumidor. Essas informações permitirão que o planejamento de marketing online e offline sejam estruturados corretamente, visando a geração de novas receitas e lucros. 

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Por Valéria Duarte / Diretora de Operações

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