Publicado em 14/09/2023

Marketing de dados: como aplicar na sua empresa?

Marketing de dados: como aplicar na sua empresa?

Geofusion Hannah Schroer
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marketing de dados

Utilizar uma estratégia de marketing de dados é uma das melhores alternativas para se reinventar em um mundo tão conectado. 

O conceito de marketing de dados surgiu da necessidade das organizações em alcançar a atenção dos consumidores em um panorama acirrado.

Neste post, você vai saber o que é o marketing de dados, quais os benefícios para as empresas e como aplicá-lo nas suas estratégias.

Clique para ler:

Vamos lá?

O que é marketing de dados?

O marketing de dados é uma estratégia que utiliza os dados para embasar tomadas de decisão, como definição do público-alvo, criação de campanhas, produção de conteúdos, definição de mix de produtos, entre outros.

Esses dados, que servem como parâmetro para as estratégias, podem ser obtidos com pesquisas de mercado, bancos de dados internos, notícias e outros meios que proporcionem uma visão abrangente do setor no qual o negócio está inserido.

Uma estratégia de marketing por dados permite utilizar os seguintes tipos de dados:

  • estruturados: relatórios, materiais organizados, informações internas, entre outros;
  • semiestruturados: dados sociais e com origem em soluções de marketing digital da organização;
  • não estruturados: dados fragmentados e sem uma lógica preestabelecida.
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Por que o marketing de dados é importante?

Dados atualizados e precisos podem ajudar uma empresa a alcançar públicos específicos, apoiar estratégias de vendas e ajudar na conversão de leads em clientes.

Mas essa é só a ponta do iceberg quando se trata dos benefícios do marketing de dados. Veja abaixo mais algumas vantagens de utilizar essa estratégia:

Melhor entendimento do público-alvo

Quando sua empresa utiliza uma estratégia de marketing de dados, consegue compreender com precisão quem é o seu público-alvo

A partir dessas informações, é possível criar estratégias direcionadas às necessidades desse público, como escolha do mix de produtos e definição de pricing.

Veja no exemplo abaixo como uma ferramenta de geomarketing pode auxiliar na sua estratégia de marketing de dados para entender o público-alvo:

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População por faixa etária: 25 a 34 anos, em Belo Horizonte – MG, por bairros oficiais

No mapa acima, você pode ver a segmentação do município de Belo Horizonte pela faixa etária de 25 a 34 anos. 

Nos bairros em tons mais escuros de azul esse público está mais presente. Nos tons mais claros, existem menos pessoas nessa faixa etária.

Preços mais adequados ao público

E por falar na definição de pricing, essa é mais uma vantagem do marketing de dados. 

Com informações precisas sobre seu público, além de dados do mercado, tendências e outras informações relevantes, sua empresa não precisa mais errar ou tentar adivinhar o preço certo para ofertar ao mercado.

Cada região possui características demográficas que as diferenciam das outras, possibilitando aplicar preços diferentes em cada uma. 

Afinal, o público de uma região com maior poder aquisitivo estará mais disposto a investir mais nos seus produtos. Da mesma forma, de nada adianta aplicar preços altos em uma região de baixa renda.

Veja como é possível analisar esses dados através de um software de inteligência geográfica:

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Renda média no bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte – MG, por setores censitários

Novamente, os tons mais escuros de cor-de-rosa representam um público de maior renda média no bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte. Já nos tons mais claros as pessoas possuem renda média menor.

Antecipação de padrões comportamentais e tendências de consumo

É possível, por exemplo, identificar as tendências de consumo dos clientes e se antecipar aos seus comportamentos, promovendo, assim, experiências de compra e relacionamento mais positivas.

Diferenciais competitivos

O fato de não apenas colher dados, mas conferir relevância a eles, permite aplicar esse conhecimento em diferenciais competitivos e vantagens de mercado em relação aos concorrentes.

Escalabilidade comercial

Quanto mais conhecimento a respeito do cliente tiver, maiores as chances de a empresa investir em ações para aumentar o alcance do negócio.

Identificações de padrões de previsibilidade

A partir da identificação de padrões passados, é possível fazer previsões mais acertadas sobre como o mercado deverá se comportar em determinado período.

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Quais os passos do marketing de dados?

Se sua empresa está começando a trabalhar com dados pela primeira vez, talvez você esteja com dúvidas de como começar.

Então veja nossas dicas para entrar no mundo do marketing de dados:

Defina objetivos claros

Definir seus objetivos é o primeiro passo de qualquer estratégia de marketing de dados. Afinal, quando sua equipe tem metas e objetivos específicos e mensuráveis, conseguem tomar decisões melhores e otimizadas.

Isso também ajuda sua empresa a distribuir melhor os recursos e evita gastos desnecessários.

Alguns objetivos de uma estratégia marketing de dados podem ser:

  • lançar um novo produto ou serviço;
  • definir novos preços ou atualizar os preços de acordo com cada região;
  • compreender seu público-alvo e definir suas buyer personas;
  • entender o público de uma região geográfica específica para realizar um evento.

Estes são só alguns exemplos de objetivos. Cada um desses esforços pode ser melhorado e facilitado diretamente com o uso de dados. O importante é entender o que sua empresa deseja realizar com a coleta de informações.

Colete os dados

Depois de definir seus objetivos, o próximo passo é coletar os dados e tomar as decisões estratégicas. 

A coleta de dados pode ser feita de duas formas. A primeira é fazendo isso internamente. Eles podem ser coletados com as informações que você já tem de seus clientes e operações.

As redes sociais, e-mails e transações de compra fornecem informações valiosas para entender como os seus clientes interagem com a marca.

Essa coleta também pode ser feita por terceiros, como pesquisas e bancos de dados públicos e privados. 

Analise e utilize os dados

Com os dados em mãos, é hora de analisá-los. É importante entender se as informações estão condizentes com o que você já sabe do seu mercado.

Agora utilize essa análise para determinar quais dados demográficos ou características podem atender os seus objetivos definidos. Também é importante segmentar os dados, para descobrir quais serão melhor utilizados pela sua equipe.

Por exemplo, uma equipe de marketing fará bom uso de informações como idade do público, preferências de compra, perfil de consumo, localização geográfica e preferências e comunicação.

Já uma equipe de vendas se beneficiará de dados sobre a faixa de renda do público, histórico de compras, necessidades e preferências de consumo, entre outros.

Mensure o desempenho da estratégia

Uma estratégia de marketing de dados eficaz é aquela que pode ser mensurada, analisada e revisada. Afinal, o que você aprendeu com a aplicação dos dados? O que deu certo e o que pode ser melhorado?

Algumas métricas que sua equipe pode monitorar são:

  • taxa de conversão: qual a porcentagem de leads realizaram a ação desejada, como envio de formulário ou uma compra?
  • taxa de engajamento: como seu público interagiu com seus conteúdos? Quantas curtidas, compartilhamentos e comentários nos seus conteúdos?
  • custo por aquisição: quanto custou a aquisição de um novo cliente?
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Como aplicar marketing de dados na sua empresa? Veja 4 dicas

Agora que você já sabe o que é o marketing de dados e o passo a passo para definir uma estratégia na sua empresa, vamos te mostrar 4 dicas para aplicar na sua empresa:

1. Utilize ferramentas adequadas

A utilização de dados é mais proveitosa quando se pode contar com uma infraestrutura adequada.

Afinal, lidar com um grande volume de informações simultaneamente faz necessário o uso de ferramentas adequadas, para que os objetivos da empresa estejam alinhados de maneira ágil e segura.

Para isso, sua melhor opção é o OnMaps, da Geofusion. O software de geomarketing líder no mercado conta com dados de fontes públicas e privadas para ajudar sua empresa a:

  • definir e entender seu público-alvo;
  • saber onde sua concorrência está presente;
  • entender o potencial de consumo da população;
  • definir estratégias de mix e precificação;
  • localizar áreas de maior movimento e fluxo de pessoas;
  • e muito mais!

2. Fique atento aos insights

Não basta reter informações e analisá-las, é preciso também ficar atento às oportunidades geradas durante o processo.

O marketing de dados é uma fonte inesgotável não apenas de informações, mas também de novas oportunidades de mercado que não podem ser ignoradas.

3. Defina as prioridades dos dados que serão analisados

O objetivo não é coletar uma vasta quantidade de dados sem que exista um parâmetro, muito pelo contrário: a ideia é encontrar soluções estratégicas para melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar as vendas.

Para isso, é fundamental que a equipe saiba definir as prioridades e fazer um aproveitamento eficiente dos dados adquiridos.

Afinal, quando há controle sobre as informações, é possível organizar a gestão dos processos e identificar as melhores oportunidades de negócio.

Dessa forma, você não deve limitar sua análise de dados a apenas uma categoria de informação, mas ir além e observar outros nichos, a fim de proporcionar tomadas de decisão mais eficientes.

4. Conte com profissionais qualificados e experientes

Para finalizarmos, vale mencionar a importância de ter profissionais altamente qualificados em sua equipe.

Como dissemos, é preciso fazer uso adequado das informações e, então, transformá-las em dados significantes para o marketing da empresa, correto? Dito isso, é indispensável poder contar com uma equipe bastante capacitada.

O time de colaboradores do departamento de marketing precisa se manter em sintonia com os objetivos da empresa e, é claro, com todos os membros da equipe. 

A função desse grupo é traduzir a comunicação da mensagem que a organização tem para o consumidor e vice-versa.

Marketing de dados: FAQ

Se você ainda tem dúvidas sobre o marketing de dados, confira a FAQ (Frequently Asked Questions, ou Perguntas Frequentes) abaixo:

1. O que é marketing de dados?

Marketing de dados é uma estratégia que utiliza informações e análises para tomar decisões de marketing mais eficazes. Envolve coleta, processamento e interpretação de dados para direcionar campanhas, entender o público-alvo e medir o desempenho, otimizando assim as ações de marketing.

2. Qual é o objetivo principal do marketing de dados?

O objetivo principal do marketing de dados é aproveitar dados para tomar decisões informadas, personalizar esforços de marketing e otimizar campanhas para obter melhores resultados.

3. Como as pequenas empresas podem se beneficiar do marketing de dados?

As pequenas empresas podem se beneficiar do marketing de dados ao poderem compreender melhor os seus clientes, direcionar os seus esforços de marketing de forma mais eficaz e otimizar os seus recursos.

4. Quais são as melhores ferramentas para a coleta de dados?

Existem várias ferramentas disponíveis, como o Google Analytics, que são eficazes para a coleta de dados online. Utilizar ferramentas de inteligência, como o OnMaps, também é uma ótima escolha, já que o software faz a coleta de informações para você.

5. O marketing de dados é ético?

O marketing de dados é ético desde que os dados sejam coletados e usados de forma ética, respeitando a privacidade dos indivíduos e cumprindo as regulamentações de proteção de dados, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Marketing de dados: faça com a Geofusion!

Como você viu, tomar decisões embasadas em dados é a melhor forma de sair na frente da concorrência, aumentar os lucros e alcançar seus objetivos.

O uso de ferramentas, como o OnMaps, da Geofusion, é a sua melhor opção para visualizar dados de mercado, público e consumo em um só lugar.

A Geofusion é líder absoluta em inteligência geográfica há mais de 27 anos. Te apoiamos com nossas soluções para promover mudanças significativas nos seus negócios e te mostrar o melhor caminho para sua empresa crescer de forma segura.

Faça mais na sua estratégia de marketing de dados! Entre em contato com nossos especialistas e peça uma demonstração:

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