Marketing por dados: o que é e qual a importância para a empresa

Em um mundo tão conectado como o que vivemos atualmente, no qual os usuários podem acessar informações sobre serviços, produtos e marcas que consomem, é imprescindível reinventar a sua empresa.

marketing por dados surge como uma alternativa interessante para isso. O conceito é novo e surgiu da necessidade das organizações em alcançar a atenção dos consumidores em um panorama acirrado.

marketing-por-dados

Pensando nisso, neste post mostraremos o que é o marketing por dados, quais os benefícios para as empresas e como aplicá-lo nas estratégias de aquisição de clientes. Continue a leitura deste artigo para conferir e começar a praticar no seu dia a dia!

O que é marketing por dados?

O marketing por dados é, basicamente, uma estratégia cujo objetivo é otimizar as tomadas de decisão por meio de soluções de marketing que utilizam informações sociais e gerais dos clientes e da própria empresa.

As informações, que servem como parâmetro para a estratégia, podem ser obtidas em pesquisas de mercado, bancos de dados internos, notícias e outros meios que proporcionem uma visão abrangente do setor no qual o negócio está inserido.

Uma estratégia de marketing por dados permite utilizar os seguintes tipos de dados:

  • estruturados — relatórios, materiais organizados, informações internas, entre outros;

  • semiestruturados — dados sociais e com origem em soluções de marketing digital da organização;

  • não estruturados — dados fragmentados e sem uma lógica preestabelecida.

Darei mais detalhes sobre o assunto. Antes, sugiro que baixe o nosso material gratuito para complementar o seu aprendizado. É só clicar no banner abaixo e realizar o download.

New Call-to-action

Quais são os benefícios de utilizar essa estratégia?

O marketing por dados é um mecanismo que possibilita benefícios e soluções inestimáveis para a empresa. Abaixo, estão listados alguns.

Antecipação de padrões comportamentais e tendências de consumo

É possível, por exemplo, identificar as tendências de consumo dos clientes e se antecipar aos seus comportamentos, promovendo, assim, experiências de compra e relacionamento mais positivas.

Diferenciais competitivos

O fato de não apenas colher dados, mas conferir relevância a eles, permite a reversão do conhecimento em diferenciais competitivos e vantagens de mercado em relação aos concorrentes.

Escalabilidade comercial

Quanto mais conhecimento a respeito do cliente tiver, maiores as chances de a empresa investir em ações para aumentar o alcance do negócio.

Identificações de padrões de previsibilidade

A partir da identificação de padrões passados, é possível fazer previsões mais acertadas sobre como o mercado deverá se comportar em determinado período.

Como utilizar os dados na execução dessa estratégia?

O primeiro passo para que uma estratégia de marketing por dados funcione corretamente é escolher quais informações analisar. A categorização de dados aumentará a capacidade de encontrar insights em elementos que, a princípio, pareciam dispersos.

Depois do processo de seleção e do tratamento das informações adquiridas, é hora de utilizar Big Data para encontrar alguns padrões: métricas que mostram a quais estratégias determinado cliente corresponde melhor e como as vendas sofrem quedas ou altas em certos períodos (sazonalidade) são alguns dos exemplos.

O objetivo é obter dados relevantes e que possam ser utilizados para dar embasamento a tomadas de decisão, permitindo, dessa forma, que o negócio se antecipe a um cenário em relação ao comportamento dos consumidores ou concorrentes. Ou seja, o marketing por dados possibilita traçar planos e metas acertadas e eficientes.

Como aplicar marketing por dados na empresa?

Agora que você já conhece o conceito, é importante focarmos nas metodologias de aplicação de marketing por dados na companhia.

Utilize ferramentas adequadas

Do mesmo modo como acontece em outros nichos do marketing, a utilização de dados é mais proveitosa quando se pode contar com uma infraestrutura adequada.

Afinal, o fato de lidar com um grande volume de informações simultaneamente evidencia a necessidade de ferramentas e soluções que possam alinhar os objetivos da empresa de maneira ágil e segura.

Portanto, avalie as funcionalidades e os recursos de cada ferramenta, de acordo com o tipo de produto ou serviço que a empresa oferece, além do fluxo de dados gerado no âmbito virtual. Isso poderá influenciar de forma direta na hora de escolher a ferramenta ideal para sua estratégia.

Fique atento aos insights

Não basta reter informações e analisá-las, é preciso também ficar atento às oportunidades geradas durante o processo.

O marketing por dados é uma fonte inesgotável não apenas de informações, mas também de novas oportunidades de mercado que não podem ser ignoradas.

Defina as prioridades dos dados que serão analisados

O objetivo não é coletar uma vasta quantidade de dados sem que exista um parâmetro, muito pelo contrário: a ideia é encontrar soluções estratégicas para melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar as vendas.

Para isso, é fundamental que a equipe saiba definir as prioridades e fazer um aproveitamento eficiente dos dados adquiridos.

Afinal, quando há controle sobre as informações, é possível organizar a gestão dos processos e identificar melhores oportunidades de negócio.

Dessa forma, você não deve limitar sua análise de dados a apenas uma categoria de informação, mas ir além e observar outros nichos, a fim de proporcionar tomadas de decisão mais eficientes.

Conte com profissionais qualificados e experientes

Para finalizarmos, vale mencionar a importância de ter profissionais altamente qualificados em sua equipe.

Como dissemos, é preciso fazer uso adequado das informações e, então, transformá-las em dados significantes para o marketing da empresa, correto? Dito isso, é indispensável poder contar com uma equipe bastante capacitada.

O time de colaboradores do departamento de marketing precisa se manter em sintonia com os objetivos da empresa e, é claro, com todos os membros da equipe. A função desse grupo é traduzir a comunicação da mensagem que a organização tem para o consumidor e vice-versa.

Para concluirmos, tenha sempre em mente: não abra mão de investir na retenção dos melhores talentos, pois eles ajudarão não somente em estratégias de marketing por dados, mas também em campanhas de atração e fidelização de consumidores focadas nas mais variadas segmentações do mercado.

Quer saber mais? Clique no banner abaixo e faça o download do nosso material gratuitamente.

New Call-to-action

Por Valéria Duarte / Diretora de Customer Success

Comentários

Ebooks

Materiais mais baixados

Acompanhe a Geofusion

Assine nosso blog e receba o melhor conteúdo sobre Geomarketing