Conheça o poder do marketing sensorial no varejo

marketing-sensorial

Sem dúvida, o consumidor do século 21 está mais informado e exigente. Além de adquirir produtos e serviços, ele busca viver boas experiências. Para se conectar com uma marca, por exemplo, é essencial que ele esteja à vontade, principalmente no ponto de venda físico.

É nesse contexto que surge o marketing sensorial, um conjunto de estratégias que utiliza os 5 sentidos para criar uma experiência de consumo impactanteE é sobre isso que falaremos neste texto.

Veremos aqui as principais informações sobre o uso dessa técnica no varejo: o seu conceito, os seus benefícios e os seus pilares. Por fim, vamos dar 5 dicas para você aplicá-la em sua rotina.

New Call-to-action

O que é o marketing sensorial

Em nosso dia a dia, é natural que sejamos estimulados por diversos elementos. Somos atraídos por fotos, cheiros de comida, músicas e muitos outros. Isso pode gerar bons momentos ou, por outro lado, fazer com que nos sintamos desconfortáveis.

Sabendo disso, tais situações podem ser aplicadas conscientemente em um estabelecimento — assim, temos o marketing sensorial.

Seu conceito se baseia em estimular os potenciais clientes de forma positiva em prol do branding. E vale destacar: é possível trabalhar com essa estratégia para reforçar a imagem do negócio na mente dos consumidores independentemente do segmento de atuação da empresa.

Explorar os cinco sentidos humanos no ponto de venda, nesse viés, está alinhado ao objetivo de valorizar os pequenos momentos pelos quais as pessoas passam. Afinal, o comportamento do consumidor está cada vez mais atrelado às interações momentâneas e à sua proximidade com as marcas.

Além disso, é bom lembrar que o processo de decisão de compra está intimamente ligado aos estímulos instantâneos. Logo, é essencial utilizar métodos criativos que prendam a atenção das pessoas e proporcionem situações agradáveis, capazes de fidelizá-las.

Os benefícios dessa técnica

Pensar em detalhes para proporcionar uma experiência agradável ao cliente é sinônimo de estabelecer vínculos cada vez mais diretos e personalizados. Assim, entre as vantagens de trabalhar esse marketing dentro de um negócio, podemos destacar:

  • identificação da marca por meio da experiência sensorial mesmo quando o cliente não estiver na loja, pois ele poderá ter lembranças do local;

  • reforço da curiosidade — e, dessa forma, a atração de novos consumidores que estejam no entorno de um determinado estabelecimento;

  • fortalecimento da relação entre consumidor e marca, facilitando novas compras e indicações;

  • influência direta na decisão de compras, uma vez que a estratégia contribui para aguçar os sentidos;

  • aumento das vendas, pois uma boa experiência sensorial também contribui para que a pessoa repita a experiência.

Os pilares do marketing sensorial

Basicamente, a técnica conta com 6 pilares, focados em surpreender os clientes pela forma como eles se envolvem e são envolvidos para ter uma experiência emocional com produtos ou serviços. São eles:

  • humanização;

  • respeito às diferenças;

  • informações relevantes;

  • interação com os clientes;

  • presença constante e geração de remarketing;

  • satisfação dos desejos e necessidades.

Dicas para aplicar o marketing sensorial

Faça um apelo emocional

Quanto mais próxima uma empresa consegue estar das necessidades dos seus potenciais clientes, mais fácil é convencê-los a adquirir produtos e serviços. Por conta disso, um dos primeiros passos do marketing sensorial é entender aquilo que cativa o seu público.

Nesse quesito, é interessante que o negócio atinja os diversos sentidos das pessoas de uma única vez. É preciso, então, trabalhar com estratégias de inteligência competitiva, a fim de entender melhor o perfil dos consumidores e determinar quais tipos de esforços os influenciam de forma positiva.

Lembre-se de cada sentido

É provável que um dos sentidos mais difíceis de serem estimulados seja o tato. Ainda assim, talvez seja uma ótima ideia começar a estimular os esforços dos consumidores por meio dele. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio da qualidade dos materiais das embalagens.

Já o olfato e a visão são sentidos mais fáceis de se explorar dentro de uma loja. Quanto a isso, é muito importante trabalhar com cheiros agradáveis e uma estratégia que valorize a visão do negócio, como um todo.

Por fim, temos o paladar e a audição, também muito poderosos para estabelecer um forte relacionamento da marca com os possíveis consumidores.

Comece devagar

Como em qualquer estratégia, os passos para estabelecer ações de marketing sensorial devem ser dados de maneira gradual. Isso significa que é preciso começar lentamente, aplicando estratégias pontuais para ir sentindo, aos poucos, aquilo que dá certo e o que não dá. Até porque nem sempre é possível surpreender o consumidor com cheiros, toques e sons, certo?

E então, o que você achou dessas ideias sobre o marketing sensorial? Como você viu ao longo do artigo, trata-se de uma excelente maneira de interagir com o cliente e proporcionar uma experiência cada vez mais agradável, o que é essencial para fidelizar e aumentar as vendas.

[Bônus] A iniciativa da Dunkin Donuts

Nos Estados Unidos, uma das maiores vendedoras de donuts é a Dunkin Donuts. Apesar disso, não foi exatamente nesse mercado que a empresa testou as suas primeiras ações de marketing sensorial.

Na Coreia do Sul, a marca fez a experiência de preencher shopping centers com cheiro de café recém-feito toda vez que o seu jingle tocasse. Com isso, se as pessoas que estavam por perto tinham intenção de comprar donuts, essa vontade aumentava, uma vez que a bebida e o alimento têm uma associação intensa.

Esse tipo de iniciativa pode ser aplicado em qualquer lugar. Conhecer outras iniciativas pode ser uma ótima inspiração, além de apontar caminhos já traçados e testados.

New Call-to-action

Por Susana Figoli / Diretora de Inteligência de Mercado

Comentários

Ebooks

Materiais mais baixados

  • [EBOOK] 6 Fatores de Sucesso para Abertura de Novas Lojas Baixe grátis
  • [EBOOK] As Principais Soluções de Geomarketing Para Expansão de Redes Baixe grátis
  • [TOP 50] Os Municípios com Maior Potencial de Consumo Baixe grátis
  • [QUIZ] Você sabe o que considerar na escolha do ponto comercial ideal? Baixe grátis

Acompanhe a Geofusion

Assine nosso blog e receba o melhor conteúdo sobre Geomarketing