O mercado varejista regional e sua importância para grandes indústrias

Em meio à instabilidade econômica atual, o mercado varejista de pequeno porte tem chamado cada vez mais atenção por conta do alto faturamento. Mesmo com boa parte do setor em retração, parece que as dificuldades econômicas não atingiram os menores.

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Ao menos é o que indica o ranking das 300 maiores empresas do varejo nacional em 2017, divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo). Na lista, 133 empresas citadas são desconhecidas nacionalmente (atuam em apenas um estado do país).

O sucesso dessas pequenas redes, segundo Eduardo Terra, presidente da SBVC, se deve às flexibilidades de negociação e também porque outras redes que não tiveram tanto suceso acabaram falindo e repassando o ponto aos concorrentes.

Assim, em um curto período, uma única rede acaba dominando uma cidade de pequeno porte por completo.

Observando esse desenvolvimento dos varejos menores, muitas indústrias têm começado a dar mais atenção para PDVs localizados em cidades interioranas ou do litoral.

Além do potencial econômico, em algumas regiões a disputa entre concorrentes é menos acirrada, o que favorece ainda mais as grandes indústrias, que já não encontram mais espaço para expandir nas metrópoles.

Para descobrir esses varejos e entender quais são as melhores regiões para investir, muitos players utilizam o OnMaps, ferramenta de geomarketing da Geofusion.

As analises sociodemográficas obtidas na solução ajudam nas tomadas de decisão e guiam as empresas para regiões com alto potencial econômico.

Para entender como o OnMaps pode ajudar a sua empresa a encontrar as melhores oportunidades de negócio, continue lendo este post. Baixe também o nosso eBook gratuito, é só clicar na imagem abaixo.

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Descubra quais são as cidades influenciadas pelas grandes metrópoles

O OnMaps possui diversos módulos que permitem realizar um verdadeiro raio-X em qualquer região do país. Entre eles, o mais interessante no contexto do post, é o módulo RIC (Região de Influência das Cidades).

Este módulo faz a ligação entre as grandes cidades e os municípios de pequeno porte que são seus dependentes economicamente falando.

E quando digo isso, me refiro ao fato de que os habitantes da cidade frequentemente se locomovem até a capital para encontrar trabalho e para adquirir bens de maior valor, como veículos e eletroeletrônicos.

Há três níveis de influência, que variam de acordo com a distância entre a cidade-mãe e a região influenciada.

Por exemplo, as cidades vizinhas a São Paulo que são influenciadas pela economia da capital estão na área de 1º grau.

Já uma cidade quase na divisa do estado, mas que oferece recursos da metrópole aos seus habitantes, está numa região de influência de 3º grau.

E por que investir nessas cidades menores? Porque os habitantes dela provavelmente trabalham nas cidades maiores, mas vão ao comércio perto de casa. Aos finais de semana, tendem a consumir em estabelecimentos locais.

Com o RICs, a sua empresa investe em regiões pequenas, mas com a certeza de que ali há potencial de mercado.

Localize o mercado varejista de pequeno porte

Se você chegou até aqui, já sabe como utilizar o OnMaps para encontrar as melhores cidades de pequeno porte - e isso já é um ótimo começo.

Mas, mesmo as menores regiões possuem centenas de PDVs, e encontrar os de destaque pode não ser tarefa fácil. Por isso, é interessante conhecer as funcionalidades de outro módulo da ferramenta que pode te ajudar a encontrar os melhores clientes.

O Enterprise possui uma base com mais de 17 milhões de CNPJs ativos e atualizados diariamente. Mas não é a quantidade de leads disponível que chama a atenção, mas sim a possibilidade de filtrá-los e georreferenciá-los posteriormente.

É possível, por exemplo, solicitar a visualização de leads com faturamento anual a partir de R$ 50 mil, que estejam em cidades que possuam entre 50 e 100 mil habitantes, e com predominância de público das classes B e C.  

Com as inúmeras possibilidades de filtragem (triagem de risco, índice de operacionalidade porte, entre outros), sua empresa visualiza apenas os leads que realmente interessam. Depois de comprá-los, você tem acesso a informações de contato e localização exata - endereço e telefone.

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Descobrindo as regiões e os leads existentes dentro delas, fica muito mais fácil e seguro descobrir para onde enviar sua força de vendas.

Uma bela dica é escolher os pequenos (e mais baratos) distribuidores dessas regiões para fazer com que seus produtos cheguem até o PDV desejado.

Caso não saiba como direcionar essa força de vendas externa, confira as dicas que demos em outro post sobre como obter poder de barganha com distribuidores.

[BÔNUS] Pequenas indústrias também podem se beneficiar de varejos menores

Muitos fabricantes de pequeno porte encontram dificuldades para expandir em grandes cidades. Afinal, não é nem um pouco fácil competir com os grandes grupos do setor industrial.

Não conseguem penetrar em PDVs significativos, por conta dos grandes concorrentes, muito menos brigam com os preços das grandes indústrias. E o que dizer sobre investir em grandes distribuidores? É carta praticamente fora do baralho.

Ao utilizar os recursos do OnMaps, essas empresas podem direcionar seus esforços principalmente para as cidades pequenas, posicionando o produto certo no lugar certo.

A vantagem é que os custos com distribuição e logística são usualmente menores no interior, e isso pode ajudar no aumento de market share inicial.

Em outras palavras, independentemente do tamanho, uma empresa pode alcançar ótimos resultados, desde que obtenha dados a respeito das cidades de pequeno porte, pois precisa saber para onde está indo.

E como você pôde perceber, as análises sociodemográficas fornecidas pelo OnMaps auxiliam bastante nesse sentido!

Caso queira conhecer outros benefícios da ferramenta, baixe o nosso eBook gratuito. É só clicar na imagem abaixo e realizar o download.

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Por Elias Brown / Redator Web

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