Como entender a sua região auxilia no monitoramento da concorrência

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Ficar de olho na concorrência é essencial para que o negócio tenha chances de sucesso. Saber o que os competidores têm feito ajuda no planejamento de decisões e favorece a conquista de objetivos estratégicos.

Conhecer a região e suas características pode ser a carta na manga para sair à frente. Porém é preciso verificar como acontece para poder utilizar tudo do jeito mais adequado — como para escolher o ponto certo para a operação de uma nova loja.

Quer entender como agir? Continue a leitura e descubra como fazer do entendimento da sua região de atuação uma ferramenta para o sucesso!

Como compreender a sua região

Levante e analise dados sobre o local. É possível verificar informações quanto ao mercado e aos competidores.

Com a coleta de dados de várias fontes, você saberá qual é o potencial de consumo ou o comportamento das pessoas em um perímetro. Assim, a loja tem total visibilidade sobre o que acontece na cidade, no bairro ou até no quarteirão.

A abordagem também é conhecida como inteligência geográfica e serve para descobrir os melhores locais de atuação.

De certo modo, é um jeito de verificar quais são as "áreas quentes" em determinada localização. Como a estratégia é baseada em dados seguros, ajuda a embasar a tomada de decisão. Assim, é mais fácil obter um retorno positivo e que atende às expectativas.

Darei mais detalhes sobre o assunto. Antes, sugiro que baixe o nosso material gratuito para complementar o seu aprendizado. É só clicar no banner abaixo e realizar o download.

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Monitoramento da concorrência

Uma das principais vantagens de usar as informações de um território é que você não precisa focar apenas nos possíveis clientes. Também é viável ficar por dentro do que a concorrência tem feito, de forma confiável e ampla.

É o caso de entender se existe algum ponto melhor que o de certo competidor ou se há áreas que devem ser evitadas. Também dá para conhecer o potencial de mercado e de consumo e prever se o negócio vai funcionar.

Trata-se de algo fundamental para a expansão do varejo. Na hora de abrir uma nova loja, essa é uma abordagem que ajuda a medir a temperatura da concorrência e encontrar o lugar ideal para se posicionar.

Quais são as melhores práticas?

Uma vez que o objetivo é aproveitar tudo o que cada localização tem de positivo, nada melhor do que usar as práticas adequadas. Essa ferramenta será mais bem explorada se você adotar certos artifícios.

A seguir, veja quais são as alternativas indicadas e aprenda a colocá-las em prática.

Verifique a presença da concorrência

Já que o objetivo é conhecer os competidores, tudo começa pela análise da presença de empresas concorrentes. Se o propósito é abrir uma nova unidade de uma loja de roupas, por exemplo, é preciso ficar de olho em quais são os estabelecimentos do mesmo segmento.

Estar em uma área repleta de alternativas concorrentes talvez não seja a melhor escolha. Por outro lado, é uma boa opção estar onde os clientes já estão habituados a comprar. O importante é conhecer o ponto que combina alta visibilidade com baixa ou média competição. Assim, não é preciso gastar tanto para atrair e convencer os clientes.

Entenda o funcionamento das lojas no entorno

Além de saber quais são os comércios, é essencial reconhecer como eles funcionam. Afinal, a ideia é ser inteligente, certo? A partir de dados confiáveis, é possível descobrir, por exemplo, qual é o segmento de cada estabelecimento e como os consumidores se comportam.

Isso permite criar uma experiência otimizada ou até inovadora. Ao oferecer maior valor agregado e mais satisfação, a marca sai à frente das outras e consegue conquistar o desempenho desejado.

Avalie o potencial de consumo

Outro aspecto importante é realizar a análise do potencial de consumo. Ou seja, a partir das informações do mercado, o negócio sabe quanto do segmento consegue absorver.

Uma loja de roupas formais, por exemplo, poderá ter melhor desempenho em uma área com muitos trabalhadores. Se o potencial não demonstrar essas características, é recomendado, em tese, procurar outra localização.

Além de tudo, é interessante pensar no volume de consumo possível na área. Se a concorrência for muito intensa, talvez ocorra um esgotamento de mercado.

Mapeie as parcerias adequadas

mapeamento da concorrência não acontece apenas ao visualizar quem são os competidores diretos. Ainda dá para pensar nas parcerias possíveis de cada local, de modo a aproveitar oportunidades desperdiçadas pelos concorrentes.

Ao verificar lojas e serviços no entorno, mas que não concorrem com o negócio, dá para planejar e até estabelecer parcerias. Nesse caso, a loja poderá ter início já com visibilidade e diferenciação, o que melhora o potencial.

Utilize o geomarketing

Para completar, utilize o geomarketing a favor das ações de divulgação. Ao planejar estratégias  atreladas à localização, como com a mídia out of home ou até mesmo a panfletagem, é possível impactar as pessoas certas.

Com todo o conhecimento sobre a região, o padrão de consumo e o funcionamento das lojas, será simples obter um bom desempenho. Assim, o retorno das campanhas será ainda mais robusto.

Como entender a região aumenta a eficiência estratégica

Desde o planejamento do negócio, vender mais, conquistar novos clientes e atingir as metas são ideais que logo surgem à mente. Porém é possível ir além.

Para tanto, é essencial utilizar a inteligência geográfica como parte da tomada de decisão. Não apenas na hora de expandir o negócio, escolher um ponto ou divulgá-lo — o conhecimento sobre as regiões deve nortear outras abordagens.

O gerenciamento de toda a rede, por exemplo, ficará melhor ao conhecer os dados da área. Também é possível entender as necessidades de cada mercado e oferecer algo certeiro e direcionado. Quando as informações são utilizadas com foco na robustez e diferenciação, a atuação ganha um contorno muito estratégico.

Gerir o território das lojas é uma ótima ferramenta para monitorar a concorrência e tomar boas decisões. Com as melhores práticas, sua empresa estará pronta para se destacar e obter um desempenho crescente!

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Por Cassiana Duarte / Gerente de Marketing

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