Entenda como fazer omnichannel marketing para impulsionar as vendas

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As grandes empresas estão buscando, cada vez mais, novas oportunidades de crescimento, principalmente com o aumento da concorrência. Essa disputa pela atenção do mercado está promovendo o desenvolvimento das estratégias de omnichannel marketing.

Um cliente que segue as tendências está mais propenso a utilizar todos os canais de compra disponíveis. Essa mudança no comportamento do consumidor exige que as empresas disponibilizem sistemas integrados, possibilitando a transição do comprador entre os meios.

Quer entender mais sobre o omnichannel marketing? Então continue a leitura e comece a aplicar essa estratégia em seu trabalho!

Antes, sugiro que você complemente seus conhecimentos sobre vendas no varejo, acessando o material abaixo. Basta clicar na imagem e fazer o download.

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O que é o omnichannel marketing?

Omni vem do latim e significa tudo e todos. Quando agregada à palavra channel, que em inglês significa canal, podemos deduzir qual é o seu significado. Contudo, como chegamos ao conceito de omnichannel nas estratégias de marketing?

A ideia de integrar todos os meios de contato de uma empresa começou a aparecer quando os consumidores já não utilizavam apenas um ponto de venda para efetuar a compra. Dessa forma, os meios digitais e físicos precisavam ser integrados, possibilitando uma experiência diferenciada ao público-alvo.

Uma das principais características do omnichannel marketing é trabalhar para que o cliente não perceba diferenças entre o atendimento online e físico, seja em lojas, telefonemas e redes sociais.

Quando uma empresa é capaz de oferecer os seus canais de maneira integrada, as chances de melhorar a lembrança de marca, gerar mais vendas e aumentar o número de clientes fidelizados é ainda maior.

Quais são as vantagens dessa estratégia?

Existem diversos benefícios que envolvem o omnichannel marketing, tanto para os clientes quanto para as empresas que investem nessas tecnologias com a finalidade de oferecer experiências diferenciadas.

Abaixo, listamos as principais vantagens de implementar essa estratégia para melhorar os resultados:

  • o cliente é capaz de adquirir um produto online e retirar na loja física;

  • o consumidor pode fazer uma compra na loja física e, a partir do cadastro realizado, receber e-mails promocionais;

  • oferecer o mesmo atendimento ao público em todos os meios de comunicação;

  • para as empresas, é possível reduzir custos por meio de uma gestão unificada;

  • os consumidores estão mais propensos a se fidelizarem com a marca quando a companhia oferece uma experiência positiva.

Como implementar estratégias para que o consumidor não diferencie os meios online e offline?

O omnichannel marketing oferece diversas possibilidades para as empresas. Dessa forma, o planejamento da marca pode ser estruturado e voltado para a aquisição de resultados positivos.

Buscando facilitar o seu planejamento, elaboramos uma lista com as principais estratégias que você pode implementar para conquistar os objetivos propostos:

Desenvolver aplicativos para celular

O surgimento de novas tecnologias permitiu a invenção de smartphones conectados com a internet. Assim, as empresas que apostam em estratégias para se aproximar do público-alvo notaram esse nicho de oportunidades.

Os aplicativos para celular oferecem às marcas a possibilidade de aproximação do cliente com a empresa por meio do acesso facilitado, atualizações rápidas, descontos em produtos e/ou serviços e transmissão de informações em segundos.

Melhorar o atendimento em diferentes canais

Com uma plataforma de informações integradas a empresa é capaz de obter dados sobre determinado consumidor em qualquer meio de comunicação. Também, é possível oferecer as mesmas soluções em lojas físicas, SAC e redes sociais.

Quando uma marca oferece um atendimento mais rápido e eficiente a experiência de compra se torna uma ação prazerosa ao usuário, aumentando as chances de esse mesmo comprador voltar a negociar com a empresa.

Imagine a possibilidade de oferecer o mesmo suporte para os consumidores nas redes sociais, lojas físicas, telefones e e-mail? Parece um sonho distante. Contudo, é algo extremamente possível com o omnichannel marketing. 

Identificar o público-alvo

A melhor maneira de elaborar uma estratégia de omnichannel marketing é identificando quem são os principais compradores da empresa na qual você trabalha. Esse processo é essencial para definir os objetivos, linguagem e formas de abordagem do consumidor.

público-alvo é a parte mais importante na hora de definir um planejamento, pois essa determinação vai auxiliar a companhia durante a elaboração das estratégias de aproximação e relacionamento com os clientes.

Disponibilizar meios de pagamento em diferentes plataformas

Cartões de crédito, pagamentos via mobile e novas tecnologias surgem diariamente para que os consumidores deixem de efetuar compras com dinheiro em espécie, facilitando a aquisição de produtos, principalmente na internet. 

Com o omnichannel marketing os estabelecimentos conseguem fornecer a possibilidade desses pagamentos diferenciados de maneira online e com a opção de retirada do produto na loja física. Dessa forma, o cliente tem mais liberdade para decidir sobre a sua compra.

Focar na experiência do consumidor

Quanto mais integrada for a sua comunicação, menores serão as chances de um cliente perceber diferença entre os atendimentos de uma empresa em meios distintos. Isso faz com que a sua compra seja ainda mais diferenciada, elevando a sua confiança sobre a marca.

A experiência do consumidor é responsável por grande parte da fidelização de um cliente, portanto, é preciso focar em oferecer o melhor para o comprador durante todos as etapas da compra, até o pós-venda.

Qual é a diferença entre omnichannel e multicanal?

Embora muitos profissionais ainda acreditem que ambas as palavras têm o mesmo significado, existem divergências entre as definições. A seguir, explicaremos quais são as diferenças entre as duas denominações e qual é a melhor opção para uma empresa.

Multicanal é a definição para uma organização que oferece diferentes canais de vendas e comunicação para os consumidores. Ou seja, marcas que possuem lojas físicas, e-commerce e também comercializam os seus produtos via e-mail, telefone e SMS.

Além de englobar a definição de multicanal, o omnichannel significa oferecer esse serviço de maneira integrada, de forma que o consumidor consiga iniciar a sua compra pela internet e retirar o produto em um estabelecimento físico, por exemplo. Ou, ainda, efetuar uma ligação para uma loja e o atendente ter acesso aos seus dados e produtos desejados ao conferir seu cadastro.

Com essas duas definições já é possível perceber que o omnichannel marketing é uma estratégia superior ao multicanal e oferece mais vantagens às empresas que elaboram esse planejamento para os seus objetivos.

No decorrer do texto compreendemos que implementar essa estratégia é um trabalho que demanda dedicação e estudo de todos os responsáveis no processo. Contudo, esse investimento pode trazer resultados expressivos em diversos setores, proporcionando novos números que antes pareciam metas impossíveis.

Uma empresa precisa de profissionais capacitados e dispostos a trabalhar para encontrar as melhores práticas que proporcionem os resultados desejados. Sendo assim, você pode apresentar o omnichannel marketing como a solução de impasses que possam estar prejudicando o desempenho da marca. 

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Por Susana Figoli / Diretora de Inteligência de Mercado

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