Plano de expansão: tenha insights valiosos com os relatórios do OnMaps

Quem trabalha com expansão sabe que escolher onde abrir unidades não é tarefa fácil. Uma decisão tão importante como essa precisa de respaldos que justifiquem a escolha dos novos locais.

Por isso, é essencial que a escolha das regiões seja pautada em dados, pesquisas e análises, e não apenas em feeling, para que a expansão seja otimizada.

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O OnMaps, o software de geomarketing da Geofusion, por exemplo, é uma ótima opção para a elaboração de um plano de expansão efetivo.

Por meio dele, é possível realizar estudos aprofundados, de cidades a quarteirões, descobrir perfil populacional, comportamento de consumo e atuação da concorrência.

E apesar do OnMaps oferecer mapas inteligentes para diversas análises sociodemográficas e mercadológicas, ele não para por aí. Afinal de contas, dados não interpretados são tão úteis quanto um carro sem gasolina.

Em outras palavras, para se ter certeza de que um lugar possui potencial para a abertura de uma nova unidade, não basta entender se há presença de um perfil de consumidor, mas o quanto isso representa em números, não é verdade?

E para que seus insights sejam ainda mais embasados, o OnMaps oferece diversos relatórios que permitem esmiuçar todas as informações visualizadas espacialmente.

Mas, antes de nos aprofundarmos nesse assunto, que tal baixar o nosso eBook gratuito e utilizá-lo como complemento de tudo que será visto no post de hoje? Basta clicar no banner abaixo e realizar seu download.

Estratégia de expansão com Geomarketing

Relatórios valiosos com apenas alguns cliques

Se você pensa em planilhas infindáveis e fórmulas complexas quando ouve falar em relatórios, fique tranquilo. No OnMaps, todos os eles ficam agrupados em um único lugar. E para acessá-los, basta selecioná-los em um menu bastante intuitivo:

GIF menu relatório.gif

Os relatórios são aprofundados, mas não complexos. Todos podem ser exportados facilmente como imagens, enriquecendo ainda mais aquela sua apresentação à diretoria. Bacana, não é?

O objetivo desses reports é apresentar, em detalhes, o que você viu nos mapas. Então, toda informação acessada por meio da ferramenta pode ser transformada em relatório.

Por exemplo, depois de identificar que uma região tem predominância de pessoas de classe B, com idade entre 25 e 35 anos, utilize os relatórios para quantificar essas informações.

E para entender melhor o que cada um dos relatórios pode oferecer, que tal conferir as informações contidas em cada um deles? Vou detalhar relatórios úteis ao plano de expansão, a seguir.

Faça um raio-X da região com o relatório sociodemográfico

É um dos reports mais completos do OnMaps. Ele exibe as entrelinhas dos dados, permitindo entender todos os detalhes do entorno de um local. Algumas das informações mais relevantes neste relatório são:

  • Domicílios por tipo, quantidade de moradores e condições de ocupação;

  • Renda média e quantidade de moradores por domicílio;

  • Número populacional dividido por gênero e faixa etária;

  • Nível de instrução escolar.

Este relatório é essencial no plano de expansão, pois permite a identificação da presença de público-alvo e ajuda a identificar fatores de sucesso da sua rede – o que realmente impulsiona as vendas das suas melhores unidades em operação, quando falamos em características sociodemográficas de entorno.

Confira alguns dos dados apresentados:

relatorio-sociodemografia

Descubra qual a propensão de consumo de um produto na região

Com o relatório de potencial de consumo, você não apenas descobre se há propensão ao gasto de uma determinada categoria de produtos em uma região é alto ou baixo, mas também qual o consumo médio em dinheiro e o quanto isso representa em porcentagem para cada categoria e subcategoria.

São 22 categorias, que vão desde alimentação fora do domicilio até transportes urbanos.

É possível identificar também quanto cada classe social gasta com as categorias de produtos - e tudo pode ser visualizado em gráficos simples e objetivos.

Algumas categorias agrupam até 6 subcategorias, o que permite entender todos os detalhes de consumo em uma região.

A pesquisa pode ser feita em diversos níveis: nacional, estadual, municipal, por bairros ou por áreas de estudo que você mesmo personaliza.

Abaixo, uma amostra de relatório de potencial de consumo (as caixas coloridas correspondem a cada um das categorias e subcategorias):

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Saiba qual é o PEA Dia no entorno de suas futuras unidades

PEA Dia é a sigla para população economicamente ativa durante o dia, ou seja, pessoas que trabalham ou são residentes inativos – aposentados e pensionistas, por exemplo.

relatorio-pea-diaJá imaginou encontrar, teoricamente, a região ideal para expandir e só depois de ter executado seu plano de expansão, descobrir que a população daquele entorno consome na região vizinha, durante o horário de trabalho?

Por isso, antes de abrir uma nova unidade, é fundamental considerar quantos trabalhadores existem no local.

Para isso, utilize o relatório de PEA Dia. Por meio dele, você compreende quantas dessas pessoas realmente são trabalhadores e residentes inativos, além de entender qual a renda média e classe social predominante.

Também é possível comparar os dois números e acompanhar o crescimento de cada grupo, desde a última pesquisa realizada pelo Ministério do Trabalho. 

Considere a presença de polos e concorrentes em seu plano de expansão

Alguns negócios se beneficiam justamente do fluxo de pessoas gerado por polos, para atrair clientes.

Favorecer-se da presença da concorrência ou de pontos não necessariamente concorrentes, mas que mesmo assim atraem pessoas, pode aumentar consideravelmente o vai e vem de consumidores ao redor de novas unidades.

Escolas, estações de metrô e agências bancarias são ótimos exemplos.

Outro benefício é estudar como o concorrente se posiciona. Entender os motivos que levaram o seu concorrente a abrir uma nova unidade em uma região X pode lhe trazer insights valiosos a respeito do seu público-alvo.

Isso significa que não basta apenas identificar quantos concorrentes existem, mas quem são e quanto isso representa em toda uma localidade.

Neste relatório, você consegue visualizar quantos polos e unidades de cada concorrente existem e onde estão localizados. Confira um exemplo:

relatorio-polos

Obtenha um resumo de todas as informações em um só lugar

Embora todos os relatórios citados anteriormente possam trazer insights essenciais a respeito de uma região que faça parte do seu plano de expansão, apresentá-los um a um pode não ser o que você queira em alguns momentos.

Para reportar esses dados de forma simplificada, você pode utilizar dois relatórios que compilam as principais informações:

Relatório de perfil de mercado

Aqui, basicamente todos os relatórios citados anteriormente podem ser visualizados de maneira resumida.

Este relatório sintetiza todas as informações que mencionei anteriormente e ainda exibe alguns detalhes sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Produto Interno Bruto (PIB) e "Empresas e Empregados" que não podem ser vistos no mapa.

Relatório comparativo

Caso precise comparar duas (ou mais) regiões e entender qual delas possui maior aderência para suas estratégias de expansão, utilize este relatório. Dentro dele, você pode selecionar mais de 10 regiões e compará-las entre si.

Basta digitar os endereços, e as informações serão elencadas automaticamente. É possível visualizar população residente, área em km², densidade demográfica, renda média, PEA Dia, entre outros.

O objetivo é que se possa fazer um estudo rápido de uma área, antes de analisar critério por critério. Otimize seu tempo para realizar os estudos!

No GIF abaixo, você confere um exemplo de cada um desses relatórios simplificados:

relatorio-comparativo-e-perfil-de-mercado

Com todos esses reports, seu plano de expansão certamente terá muito mais respaldo e eficiência. Além, claro, de permitir a integração de informações com áreas correlatas, como mídia, operações e inteligência de mercado.

Antes de finalizar, gostaria de sugerir o download gratuito de nosso eBook, que contém muitas informações valiosas para a sua estratégia de expansão. Clique no banner abaixo e realize seu download.

Estratégia de expansão com Geomarketing

Por Bruno Brandão / Gerente de Professional Services

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