Projeto Genoma: descubra o DNA das suas lojas com geomarketing

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Pode ficar tranquilo. Não falarei sobre citosinas, adeninas, timinas, guaninas ou uracilas.

Acredito que você já tenha ouvido falar sobre o Projeto Genoma: um plano internacional de pesquisa científica que teve como objetivos determinar a sequência de pares e bases químicas que compõe o DNA humano.

A ideia é identificar e mapear todos os genes do genoma humano a partir de um ponto físico e funcional.

Este projeto foi concluído no início dos anos 2000, com um custo de aproximadamente US$ 2 bilhões.

Após o mapeamento do DNA humano, os avanços na área médica e de pesquisa obtiveram crescimentos exponenciais. Isso me fez traçar um paralelo com os projetos de expansão das redes varejistas e de serviços, pois cada uma delas possui o seu próprio DNA.

O que as tornam únicas são as suas estratégias de negócios, perfil dos clientes e um fator muitas vezes não compreendido: o perfil do entorno das suas unidades.

Neste post, vou explicar a você como descobrir as características que explicam o sucesso da sua rede por meio de tecnologia em mapas.

Antes disso, sugiro que baixe o nosso material, para que você complemente tudo o que já sabe sobre expansão de negócios. Basta clicar no banner e fazer o download.

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Seus clientes dizem muito sobre a sua rede

Utilizando o OnMaps, a nossa ferramenta de geomarketing, ainda não é possível realizar o mapeamento de todas as bases nitrogenadas presentes no DNA humano. Porém, com técnicas de geomarketing, é possível desvendar o perfil do entorno dos pontos de venda.

Imagine que as proteínas são os consumidores e que, ao longo do Projeto Genoma, foram encontradas novas informações sobre esses componentes. Sendo assim, responda às seguintes perguntas:

  • Qual o local de origem das proteínas e onde elas atuam? Com base em softwares de biotecnologia, é possível identificar a origem e o destino de cada proteína produzida no corpo humano.

  • As proteínas atuam em todos os lugares do corpo humano ou existe uma “especialização”?

Para quem trabalha com expansão dessas empresas de varejo e serviços, um dos maiores desafios é definir o potencial da rede e identificar oportunidades baseadas no entorno mais próximo das lojas em operação.

Assim como os cientistas sabem que as proteínas apresentam certa especificidade com relação à sua atuação, com o suporte do OnMaps é possível definir a área de influência da sua companhia.

Essa área pode variar muito de acordo com o tipo de negócio e perfil do consumidor que o frequenta. Além disso, o deslocamento do cliente para adquirir um produto ou serviço pode ser medido de diversas formas: a pé, de carro, bicicleta ou via transporte público.

Ao definir a área de influência da sua rede, você terá informações importantes para identificar as características da região onde seus clientes estão localizados, iniciando o trabalho a partir de um ponto físico e funcional. Lembra dos objetivos do Projeto Genoma?

Essa é outra vantagem de utilizar uma ferramenta de geomarketing. O OnMaps tem em sua base dados mercadológicos e sociodemográficos 100% confiáveis, atualizados constantemente e que garantem a precisão de suas análises.

Segmentação de regiões para as suas análises

Assim como as proteínas são agrupadas de acordo com diversas características, como composição, número de cadeias polipeptídicas e forma, seus PDVs também podem ser classificados segundo características em comum presentes no perfil sociodemográfico do seu entorno.

Darei três exemplos para que você entenda melhor:

  1. Áreas nobres e residenciais: População com renda média acima de R$3.779 e área predominantemente residencial.

  2. Centros comerciais com alto fluxo de trabalhadores: Regiões com grande número de polos geradores de tráfego. Apesar de apresentar baixa densidade populacional, há alto fluxo de trabalhadores.

  3. Áreas do interior com alto potencial de consumo: PDVs localizados no interior do estado, cuja população apresenta alto potencial de consumo para a categoria do seu negócio.

Por meio do diagnóstico da localização da sua empresa e dos perfis de shopper e consumidor presentes em determinada região, é possível direcionar o mix de produtos, melhorar a produtividade de vendas, entre outras atividades que causarão um impacto positivo, assim como foi a conclusão do Projeto Genoma para a ciência.

Está pronto para iniciar o “Projeto Genoma” da sua empresa e revolucionar a forma como decisões de alto impacto são tomadas?

Quer saber mais sobre como o geomarketing vai levar uma nova visão para sua empresa? Clique no banner abaixo e faça o download do material gratuitamente.

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Por Rodrigo Gomes / Consultor de Professional Services

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