Saiba como segmentar seus negócios para diferentes públicos

Sua rede de lojas já obtém bons resultados com um público estabelecido. Agora, você deseja expandir o alcance de seus produtos para novos perfis. Mas como fazer essa nova empreitada dar certo e ainda manter a identidade da sua marca?

Segmentacao-negocios

As grandes redes de fast food são os melhores exemplos de sucesso dessa segmentação dos negócios. É fácil observar sua adequação para diferentes tipos de consumidores no cenário macro: em cada país em que estão presentes, as redes mudam seu cardápio principal de acordo com preferências e costumes locais.

Mas isso não é tudo: elas vão além e adaptam seus restaurantes ao público de áreas bem menores, como bairros. Embora todas as unidades de redes de fast food pareçam iguais, uma análise de mercado mais minuciosa permite encontrar diferenças entre as ofertas em evidência em cada localidade, ou até mesmo entre as decorações e espaços das lojas, como a presença de playgrounds em unidades de vizinhanças residenciais, com mais famílias entre a clientela, ou cafeterias em regiões comerciais.

De forma global, a identidade da marca é mantida, mas alguns elementos são alterados sutilmente, para aproximar-se dos consumidores de cada região. Isso acontece porque essas redes realizam uma segmentação criteriosa, conforme dados sobre a população e o mercado do entorno em que pretendem abrir novas lojas.

Mas por onde começar a segmentação?

O melhor ponto de partida é ter em mãos uma ferramenta de geomarketing que te ajude a entender as variações entre diferentes bairros, a partir de dados sociodemográficos e de mercado. Você poderá cruzar esses dados e compará-los com informações de suas unidades já implantadas.

Dessa forma, fica mais preciso o planejamento das ofertas com maior oportunidade de venda e atração em uma área, de acordo com o perfil do público local. Quanto mais dados sobre os consumidores de uma região você tiver, melhor a segmentação de suas unidades e maiores as chances de que apresentem bom desempenho.

Além dos produtos e ofertas, você também pode considerar pequenos detalhes para diferenciar suas lojas, desde a decoração e música ambiente, até o tom de abordagem compatível com cada público – pontos sensíveis que fazem a diferença no sucesso e número de vendas. Por exemplo, em uma região com predominância de executivos com alta renda salarial, é interessante oferecer atendimento exclusivo, com ofertas premium e decoração clássica na loja. Já em unidades localizadas em bairros com maior presença de adolescentes e jovens adultos, o ideal é que o atendimento e o espaço sejam mais informais e descontraídos.  

A ideia é adequar todos os elementos de marketing para se aproximar da realidade do consumidor de uma região, convidando-o a entrar em sua loja. O geomarketing é um recurso não apenas para identificar as melhores localizações para a abertura de lojas, mas para a compreensão de estilos de vida, poder de compra, hábitos de consumo e detalhes como facilidade de acesso e o trânsito na região. Você pode utilizar a Inteligência Geográfica de Mercado constantemente para definir estratégias de conversão e segmentação de lojas, sem realizar mudanças drásticas ou alterar a identidade de sua marca.    

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Por Valéria Duarte / Diretora de Customer Success

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