Publicado em 19/01/2015

Infográfico: saiba quais são as regiões com mais jovens e idosos no Brasil

Infográfico: saiba quais são as regiões com mais jovens e idosos no Brasil

Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:

Nosso país está mudando. As famílias tradicionais e numerosas estão assumindo novas configurações. Hoje, nascem menos crianças e a população vive mais. Resultado: o Brasil está envelhecendo. Então quantos jovens e idosos existem no Brasil? Em quais regiões esse público está mais concentrado?

Mas ainda há diversas regiões em que a população jovem é mais significativa. Somos um país em transformação e isso impacta no seu negócio. Afinal, toda empresa tem o seu público-alvo e costuma identificá-lo, entre outros fatores, pela faixa etária.

Onde está o seu público? Onde você tem mais potencial para crescer? Saber como localizar seus futuros clientes faz toda a diferença nos seus resultados e um sistema de Geomarketing, como o OnMaps, pode ajudá-lo nesta missão.

O infográfico abaixo, feito a partir de dados do OnMaps, destaca os locais campeões em jovens e idosos no Brasil.

população_-_faixa_etária

Em uma análise realizada na plataforma, constata-se que a região Norte é a mais jovem do país. Nos estados de Roraima e Amapá, por exemplo, uma a cada três pessoas possui menos de 14 anos. Na média da região, 30% das pessoas tem até 14 anos. E apenas 9% da população tem mais de 60 anos.

Atravessando o Brasil, encontramos o cenário oposto: o Sul é a área com a menor concentração de jovens.

No Rio Grande do Sul apenas 17% das pessoas tem menos de 14 anos. É também o Sul que detém a maior proporção de idosos: 16% de seus habitantes têm idade superior a 60 anos. O Rio Grande do Sul é o líder entre os estados com maior número de idosos: quase 20% de seus habitantes têm mais de 60 anos.

Vemos, então, que as duas regiões estão nos extremos do país, tanto em termos de localização, quanto de perfil etário.

Encontre seu público-alvo

As informações reunidas no OnMaps são para lá de relevantes para quem quer expandir sua atuação acompanhando a concentração de determinadas faixas etárias.

Você pode realizar desde análise de mercado mais ampla – para identificar, por exemplo, regiões, estados e cidades com forte presença do seu público –, como também pode focar em mercados menores e buscar bairros ou até mesmo quarteirões com mais jovens, adultos ou idosos.

p33a_done

Empresas que atuam no setor de escolas e faculdades – ou qualquer uma que tenha como target o público jovem – precisam analisar com cuidado as mudanças na idade da população. Afinal, o número de jovens no Brasil tem diminuído e é este o público dessas empresas. Como ganhar espaço no mercado se o público está decrescendo?

Da mesma forma, quem foca na população idosa, precisa considerar o aumento da demanda em seu planejamento.

No OnMaps, há relatórios que mostram, ano a ano, a evolução sociodemográfica. Dessa forma, você consegue saber se a população que sustenta o seu negócio está crescendo ou não e, então, planejar decisões fundamentadas em dados de confiança para orientar a sua empresa.

Os dados sobre a idade da população são apenas um dos elementos que podem ser explorados com o OnMaps. A plataforma também reúne informações sobre perfis de consumo, demografia, polos comerciais e o mercado em geral.

Portanto, aproveite todas as possibilidades que a visão de Geomarketing traz a você e acrescente a Inteligência Geográfica às suas estratégias.

Quer saber mais? Confira nosso ebook com tudo que você precisa saber sobre Geomarketing. É só clicar no banner abaixo:

Nova call to action
Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing

Canais indiretos: o que são e como alcançá-los com geomarketing

Loja perfeita no varejo: o que é e como tornar o ponto de venda mais eficiente