Software na nuvem: o que é e quais as vantagens competitivas?

A computação na nuvem, também chamada de cloud computing, tem promovido a reconfiguração do ambiente empresarial para a era digital.

Hoje, sem dúvida, investir em um suporte tecnológico apropriado é uma das estratégias mais eficientes para se alcançar notoriedade e, principalmente, a boa gestão dos recursos disponíveis.

software-na-nuvem

Para você entender melhor como funciona um software na nuvem e quais são suas principais vantagens, acompanhe nosso post e fique por dentro do assunto!

Antes de mergulhar no assunto, o que acha de complementar seus conhecimentos sobre inteligência comercial com um dos nossos materiais? Basta clicar na imagem e fazer o download.

Gerar Leads Vendas Geofusion

Software na nuvem: do que se trata?

O software na nuvem é uma tecnologia que surgiu para revolucionar os processos e a forma como são executados.

Assim, tal tecnologia utiliza de servidores distribuídos e compartilhados no ambiente virtual, possibilitando maior segurança e capacidade de armazenamento e memória.

Isso significa que as informações e dados da empresa passam a ser partilhados por todas as máquinas e aplicativos da empresa, eliminando as hospedagens de servidores e data centers.

Com acesso à internet e o uso de uma senha de usuário é possível acessar arquivos a partir de qualquer dispositivo, já que as informações passam a não estar armazenadas em um computador, mas sim, em um servidor online.

Como funciona o modelo cloud computing?

O modelo de software na nuvem funciona basicamente como um servidor online, já que não é necessário que a empresa arque com altíssimos custos de aquisição de licença de software e nem com a implementação de uma infraestrutura específica para os sistemas internos.

Pode-se imaginar um software em nuvem como um quebra-cabeças, no qual cada peça corresponde a um departamento da organização, mantendo relação entre si por meio da integração das suas informações e dados.

Ou seja, a solução na nuvem é flexível conforme as demandas de cada empresa, já que é possível adquirir módulos isolados para atender o crescimento e as necessidades da empresa.

Dessa forma, é possível adquirir um módulo de controle de estoque, de vendas, de processos financeiros etc., integrando as informações e oferecendo maior segurança no armazenamento e acesso aos dados.

Qual a importância?

Que a tecnologia tem sido a grande aliada no crescimento das empresas já não é mais novidade. No entanto, o software na nuvem tem se tornado o grande diferencial competitivo.

Esse modelo, que permite a adoção de diversos tipos de softwares como um serviço, está tornando o dia a dia das companhias mais dinâmico e flexível.

Isso porque a adoção da computação em nuvem constrói uma cultura organizacional inovadora, já que os processos de negócios passam a ser levados para a nuvem, automatizando e conectando entre si todos os setores da organização.

O investimento em soluções em nuvem impulsiona a eficiência, reduz os custos e acelera a adoção de tendências tecnológicas, como mobilidade e análise de dados  (inclusive, em tempo real).

Quais as principais vantagens competitivas?

Investir em um software na nuvem significa agregar valor à empresa, já que os dados e informações passam a ser compartilhados com maior eficiência e segurança e podem ser geridos em tempo real, eliminando erros e falhas no processo de tomada de decisão.

Listamos algumas vantagens competitivas na adoção de um software na nuvem. Acompanhe!

1. Segurança dos dados

Com um software na nuvem, todos os dados e informações trafegados dentro e fora da empresa são criptografados e monitorados para evitar invasões e ataques de hackers.

Por isso, a verificação da empresa fornecedora do software é tão importante. O empreendedor precisa conhecer a idoneidade da organização que fornece esse tipo de serviço, de modo a evitar problemas futuros.

Além disso, as informações do sistema são realizadas de forma automática sem a necessidade que o usuário final execute qualquer tarefa. O mesmo ocorre com os backups periódicos que são realizados conforme programados.

Com a adoção de um software na nuvem, é possível controlar o acesso de cada um dos funcionários da empresa, garantindo a confidencialidade das informações estratégicas do negócio.

2. Flexibilidade nas operações

Ao inserir novas tecnologias nos negócios, é possível descartar etapas burocráticas e obter maior eficiência nos processos produtivos. Portanto, ao melhorar a estrutura organizacional, otimizam-se os fluxos internos em diversos departamentos da empresa.

A eliminação de burocracias e o foco na gestão estratégica levam à otimização do tempo e a redução de custos. Assim, o gestor pode direcionar esforços para uma gestão estratégica do seu negócio.

3. Redução de custos

reducao-custos

Outra grande vantagem promovida pelo software na nuvem é a redução de custos. Antes, caso o negócio precisasse de um editor de planilhas, por exemplo, era necessário adquirir um produto específico para cada uma das máquinas da empresa.

Com a utilização de um software na nuvem, a empresa investe no serviço prestado, ou seja, pagando uma mensalidade de acordo com a demanda necessária. Isso promove o crescimento do negócio, já que o serviço pode ser ampliado de acordo com a escalabilidade da companhia.

A adoção da computação em nuvem aos processos não exige novas instalações ou mesmo configurações locais. Todo o processo é realizado em um servidor virtual e pode ser acessado de qualquer lugar com conexão à internet.

4. Praticidade e agilidade

Seja para empresas de pequeno, médio ou grande porte, o processo de aquisição de um software na nuvem é ajustável a qualquer organização nos seus mais variados portes.

Isso porque há planos customizados e, até mesmo, a possibilidade de desenvolver sistemas exclusivos para cada negócio.

Com a integração das informações e dos departamentos, os processos ganham maior praticidade e agilidade.

Não será mais necessário enviar e-mails para cada funcionário informando determinada atividade ou tarefa que precisa ser executada. Todos passam a ter acesso às informações para a execução das operações diárias de forma que o dia a dia fique mais fluído.

Definir os territórios de atuação da sua força de vendas e distribuir oportunidades, por exemplo, pode ser algo automatizado com o apoio de um software, além de facilmente compartilhável com toda a equipe. 

Com isso, a comunicação interna passa a ser facilitada, garantindo maior dinâmica para o negócio. Isso tudo sem a necessidade de instalar programas nos computadores da empresa ou nos dispositivos móveis dos gestores.

5. Mobilidade

Um dos principais benefícios da computação na nuvem é a possibilidade de acessar qualquer dado e informação de qualquer lugar. Isso inclui os dispositivos móveis, como celulares e tablets.

É possível acompanhar o desempenho dos colaboradores dentro do táxi, realizar reuniões remotamente ou agendar compromissos importantes sem necessariamente estar na empresa.

A mobilidade oferece o acompanhamento em tempo real sobre questões de produtividade e resultados, além de outras ferramentas úteis para o processo de tomada de decisão.

6. Aumento da produtividade

Não há dúvidas que a adoção de um software na nuvem contribui na gestão de riscos da organização. Por meio de gráficos e indicadores, é possível identificar as vulnerabilidades do negócio e propor soluções que possam conter as ameaças externas.

Com a flexibilidade das operações e a agilidade nos processos, a produtividade e o desempenho dos colaboradores passa a ser melhorado continuamente. A adoção de um software na nuvem impulsiona a empresa para a evolução e proporciona maior vantagem competitiva

A adoção de um software na nuvem aos negócios é o diferencial competitivo que a sua empresa precisa diante de um mercado cada vez mais saturado e volátil. Sendo assim, não deixe de contar com essa tecnologia no seu negócio!

O que achou do nosso conteúdo? Qual a sua experiência? Compartilhe conosco sua opinião no campo de comentários.

Quer saber mais? Temos muitos outros materiais que apoiam a tomada de decisões na indústria. Para acessar, clique no banner e faça o download gratuitamente.

 Gerar Leads Vendas Geofusion

 

Por Renato Chaves / Gerente Comercial

Comentários

Ebooks

Materiais mais baixados

  • [EBOOK] 6 Fatores de Sucesso para Abertura de Novas Lojas Baixe grátis
  • [EBOOK] As Principais Soluções de Geomarketing Para Expansão de Redes Baixe grátis
  • [EBOOK] Guia para Alavancar Sua Geração de Leads Baixe grátis
  • [QUIZ] Você sabe o que considerar na escolha do ponto comercial ideal? Baixe grátis

Acompanhe a Geofusion

Assine nosso blog e receba o melhor conteúdo sobre Geomarketing