Soluções de geomarketing: o que considerar na hora de escolher uma?

escolher-solucoes-geomarketing

Quais pontos você deve considerar na hora de escolher soluções de geomarketing?

A principal coisa que a gente pensa quando fala da metodologia é o mapa, que representa o mercado. Um dos grandes desafios, portanto, é entender qual é a informação que existe em uma determinada região e como ela deve ser utilizada a favor de um negócio.

Nesse sentido, o geomarketing chega para responder com clareza o que acontece em cada praça e, a partir dela, você entenderá como a necessidade de um mercado se associa ou se diferencia de outro.

Ele permite que você descubra se o seu cliente está na região em que pretende atuar, revela novos locais potenciais e, ainda, possibilita saber quem são os seus concorrentes de fato.

Quais são as principais soluções de geomarketing?

Entre as principais soluções de geomarketing, vamos destacar quatro. Acompanhe!

1. Inteligência comercial

O geomarketing aplicado à inteligência comercial é sinônimo de ter o conhecimento do tamanho do seu mercado e das novas oportunidades de vendas. Para isso, é preciso entender a força do concorrente em uma determinada região e qual é o dinheiro que existe na praça para comprar o seu produto.

Com isso, é possível obter inteligência comercial em uma esfera de prospecção e de market share. Se você é uma indústria que fornece ao varejo, por exemplo, pode saber que existem 100 estabelecimentos comerciais em uma região específica e que atende somente 20. Então, tem noção de qual o tamanho do mercado a ser explorado.

New Call-to-action

2. Gestão de territórios

Aqui, entra o contexto de dar a mesma oportunidade para todos os vendedores e distribuidores em campo. Na gestão de territórios, por exemplo, é importante para a indústria saber se, em um determinado local, tem profissionais que podem vender para um número específico de clientes.

A ideia é entregar ferramentas para um profissional vender o produto na ponta, de forma que o produto gire. Também serve para entender, por exemplo, se uma indústria deve investir em um determinado espaço do mercado ou não.

3. Expansão de negócios

Se você é uma rede varejista com 10 lojas, por exemplo, e quer abrir a 11ª, o geomarketing responde qual é a localidade com maior similaridade às outras onde você tem presença. A metodologia compreende qual é o mínimo necessário de pessoas ou de residentes que viabiliza abrir uma unidade.

Com isso, será possível fazer uma expansão com segurança, com base no que você já viveu.  

4. Potencial da rede

Para dar um exemplo, suponhamos que você saiba que, em uma determinada área em que tem a sua loja, precisa de 1 mil pessoas para comprar seu produto. Você também sabe que, naquela rede, tem 5 mil potenciais clientes para comprar o produto, então, você tem 5 vezes o necessário para ter uma loja.

Esse exemplo explica o conceito de potencial de rede. O geomarketing responde quantas pessoas existem em cada região, qual é o dinheiro existente, quantas pessoas estão associadas ao seu mercado e até quantas empresas estão concorrendo entre si.

Assim, você pode investir em marketing e comunicação para atrair clientes e vender mais ou, ainda, reposicionar uma loja para uma região que se apresenta mais rentável que a atual.

Quais pontos devo considerar na hora de escolher uma solução de geomarketing?

É importante lembrar que cada mercado tem um diferencial competitivo e um público específico.

A solução a ser contratada precisa trazer a informação real e demonstrar se um negócio está atendendo ou não à necessidade de uma região. Você deve saber, por exemplo, o número de pessoas que precisa ter para abrir ou não uma nova unidade.

Se quer conhecer mais o mercado, o geomarketing pode ser ideal para você. Mas não basta ter um mapa. O ideal é reunir e trabalhar com os dados da forma mais simples possível, para que entreguem os resultados esperados.

E aí, o que achou dessas ideias acerca das soluções? Como você pôde conferir ao longo do texto, o geomarketing é para empresas que querem entender o seu mercado e, a partir de dados estratégicos, tomar as melhores decisões, a fim de se estabelecer em um contexto de crescimento contínuo.

New Call-to-action

Por Rodrigo Soler / Gerente de Produto

Comentários

Ebooks

Materiais mais baixados

  • [EBOOK] 6 Fatores de Sucesso para Abertura de Novas Lojas Baixe grátis
  • [EBOOK] As Principais Soluções de Geomarketing Para Expansão de Redes Baixe grátis
  • [TOP 50] Os Municípios com Maior Potencial de Consumo Baixe grátis
  • [QUIZ] Você sabe o que considerar na escolha do ponto comercial ideal? Baixe grátis

Acompanhe a Geofusion

Assine nosso blog e receba o melhor conteúdo sobre Geomarketing