Publicado em 08/11/2018

Tecnologia em farmácia: confira as principais novidades

Tecnologia em farmácia: confira as principais novidades

Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:

Os avanços no desenvolvimento de novas ferramentas ao redor do mundo facilitaram a expansão de muitos setores. Esses avanços também proporcionaram destaques para tecnologia em farmácia.

A necessidade de conhecer a fundo o perfil do consumidor, atender às suas necessidades e manter uma comunicação constante com os fornecedores se tornou um diferencial para toda empresa.

Oferecer esses benefícios ao seu público-alvo transforma a imagem da marca, atraindo novos resultados com eficiência e rapidez no atendimento.

Agora, vamos falar sobre as principais novidades tecnológicas no varejo farmacêutico e quais as vantagens de apostar nesses diferenciais. Continue a leitura e confira!

ebook-crescimento-farmacias

Quais são os benefícios de investir na tecnologia em farmácia?

Antes de começar a buscar formas de automatizar a empresa, é necessário entender a importância desse investimento e como essa ação vai implicar no desempenho dos resultados.

Sendo assim, listamos os principais benefícios de apostar nas novidades tecnológicas da farmácia para alcançar os seus objetivos. Veja a seguir.

Gestão do tempo

Por meio dos softwares desenvolvidos, as farmácias conseguem administrar todos os seus processos de estoque, venda e faturamento em uma mesma ferramenta. Essa integração de todos os setores permite que as atividades do estabelecimento sejam realizadas de maneira mais rápida, prática e eficiente.

Precaução contra falhas

Outra vantagem é a possibilidade de identificar erros com mais agilidade, evitando lançamentos equivocados e que possam prejudicar o faturamento da empresa no futuro.

É comum encontrar relatos de profissionais que erraram algum lançamento. Contudo, trabalhar com uma tecnologia apropriada permite que esses enganos sejam evitados ou detectados e corrigidos com rapidez.

Agilidade no atendimento

Utilizar a tecnologia em farmácia permite que a atenção ao consumidor seja realizada de maneira eficaz. Dessa forma, é possível detectar a necessidade do cliente e entregar o produto desejado com mais rapidez.

Com isso, a marca consegue melhorar a sua imagem e se destacar perante a concorrência como uma farmácia de confiança e preparada para atender ao público da maneira esperada.

Quais são os exemplos de tecnologia para farmácia que existem?

Os novos avanços permitiram que diferentes possibilidades de gestão e atendimento surgissem para o setor varejista farmacêutico. Com isso, cada vez mais, novas organizações buscam na tecnologia a oportunidade para crescer no mercado.

Softwares de administração 

Imagine a possibilidade de controlar tudo o que se passa na empresa com apenas uma ferramenta? O tempo economizado e a facilidade para gerenciar as questões de logística e financeiras são algumas das principais vantagens de contar com esses projetos em uma farmácia.

Esses softwares auxiliam no controle de investimentos e retornos com gestão de estoque para controlar a quantidade de produtos disponíveis. Além disso, é possível criar um banco de dados dos clientes, guardando informações relevantes sobre cada consumidor que podem ser importantes no desenvolvimento de estratégias futuras.

Plataformas de comunicação

Como é realizado o contato da empresa com os clientes? Existe algum planejamento que direcione o atendimento prolongado da farmácia, com, por exemplo, ações de pós-vendas para que o consumidor volte a adquirir produtos no seu estabelecimento?

A comunicação é um ponto essencial para que uma companhia se destaque em seu mercado de atuação. Assim, surgiram estratégias de aproximação com os clientes que possibilitaram a melhoria no relacionamento entre farmácia e consumidor. As marcas podem utilizar plataformas como:

  • aplicativos de mensagens instantâneas para enviar lembretes, avisos ou felicitações em datas comemorativas;
  • redes sociais com o intuito de desenvolver publicações institucionais e informativas, promovendo o engajamento dos seus seguidores;
  • e-mails marketing para compartilhar conteúdos mais aprofundados e do interesse direto do destinatário;
  • aplicativos para aproximar o relacionamento e disponibilizar opções de compra online e avisos sobre a preparação de remédios manipulados.

Ferramentas de pesquisa 

Atualmente, um dos principais objetivos de uma organização é entregar ao consumidor um produto ou serviço que seja útil para a sua rotina. E o mesmo acontece com as farmácias.

Algumas novas tecnologias em farmácia permitem que as empresas estudem, junto a seus clientes, quais são as suas principais necessidades e como a companhia pode suprir esse desejo por meio do desenvolvimento de novos produtos.

Essa descoberta pode ser realizada por meio de pesquisas digitais ou cadastros em bancos de dados, integrados com as plataformas de gestão que citamos acima.

Informação é essencial para se destacar perante a concorrência e nada se compara com o diferencial de desenvolver um produto ou serviço que é considerado um desejo ou uma necessidade para os seus clientes.

Como implementar a tecnologia em farmácia com segurança?

Antes de começar a investir em novas soluções, é necessário pesquisar e estruturar o negócio. Essa medida é uma precaução para que a empresa não desperdice dinheiro e consiga adquirir projetos que proporcionem os resultados esperados.

Estude o mercado

Saiba quem são os concorrentes, pesquise o perfil do público-alvo e qual é a sua abrangência geográfica. Com essas informações, é possível visualizar melhor como a farmácia precisa trabalhar para alcançar os possíveis clientes de maneira eficiente.

experiência do cliente precisa ser um dos principais focos de uma empresa, portanto, um estudo de mercado é capaz de auxiliar na descoberta dos interesses, desejos e necessidades dos consumidores.

Defina os objetivos da farmácia

Quais são as expectativas do negócio? Qual é a capacidade de produção que a companhia é capaz de atender? Essas informações são essenciais para estipular metas e alcançar resultados.

As empresas precisam conhecer os seus limites de atendimento antes de estipular os objetivos. Com isso, fica mais fácil elaborar um planejamento correto e de acordo com as perspectivas da marca.

Tudo isso, sem desenvolver campanhas que ultrapassem as possibilidades de gestão, o que pode prejudicar a imagem da farmácia perante os clientes.

Realize testes

Muitos softwares oferecem versões de experimentos para as empresas. Com essa funcionalidade, é possível testar se a ferramenta pode ser útil, ou não, dentro da farmácia.

Esse cuidado é essencial para evitar investimentos equivocados e prejudicar os recursos financeiros. Além disso, os testes vão auxiliar os gestores a observar como os funcionários trabalham com essas ferramentas durante a adaptação.

Acompanhe os resultados

Os testes foram um sucesso e os funcionários se adaptaram bem às mudanças? Então, é hora de colocar o planejamento em prática e investir na tecnologia em farmácia. Contudo, é preciso acompanhar o desempenho dessas novas rotinas.

Analise os resultados, observe as vendas e estipule metas de abrangência conforme a empresa cresce no mercado. Dessa forma, a marca conseguirá trabalhar em parceria com os seus funcionários, ganhando cada vez mais presença no mercado e alcançando os seus objetivos.

A tecnologia em farmácia está se tornando indispensável em um mercado cada vez mais disputado. Portanto, para se destacar e conquistar o público-alvo, é necessário investir em novidades exclusivas e atendimento diferenciado.

ebook-crescimento-farmacias

Tags
Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

Marketing de geolocalização: o que é e como usar nas suas estratégias?

Desenvolvimento de mercado: o que é e como aplicar no varejo

Estudo de viabilidade de ponto comercial: dicas de uso de dados

Gestão de franquias: como garantir o sucesso do seu franqueado