Publicado em 08/08/2018

5 vantagens pouco conhecidas sobre mídia out of home

5 vantagens pouco conhecidas sobre mídia out of home

Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:

Você já deve ter notado que, nos últimos anos, a presença da mídia out of home (também conhecida como OOH) aumentou bastante nas grandes cidades brasileiras.

Hoje, vemos cada vez mais painéis digitais, relógios de rua e outros tipos de mídia exterior com as mais diversas propagandas. Mas qual é o seu verdadeiro diferencial?

Neste post, reuni algumas vantagens interessantes da mídia exterior. Quem sabe não consigo ajudar você a entender o que seu negócio tem a ganhar com a OOH?

1. A mídia out of home é vista por todo mundo que sai de casa

Na atualidade, é praticamente impossível dar um passeio ou ir ao trabalho e não ver nenhuma propaganda do tipo. A mídia OOH modificou e se tornou parte integrante da paisagem das nossas cidades.

Essa característica do inevitável é real: diferente de outros veículos, nós não podemos bloquear um outdoor ou um relógio de rua, por exemplo. Eles simplesmente estão lá, em nossas idas e vindas do dia a dia.

Isso significa que a mídia exterior tem um público em potencial imenso, especialmente quando consideramos que o brasileiro tem passado cada vez mais tempo fora de casa e em trânsito.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a média diária de deslocamento da residência até o trabalho é de cerca de 40 minutos nas regiões metropolitanas do País – sendo que para 18,6% da população esse tempo é maior do que uma hora.

São milhões de pessoas nas ruas todos os dias, representando um número enorme de chances de visualização para outdoors, relógios de rua e outros tipos de mídia.

New Call-to-action

2. Potencial de impacto e amplificação

Se você planeja colocar propagandas em mais meios de comunicação, como televisão, jornais ou internet, usar a mídia OOH pode proporcionar um alcance ainda maior para a sua marca, reforçando as mensagens que distribui.

Um fator que contribui para isso é que a mídia externa tem grande potencial de impacto sobre as pessoas, porque trabalha com um dos sentidos mais aguçados do ser humano: a visão.

Nós somos capazes de reter com facilidade os estímulos visuais que recebemos, especialmente quando eles se destacam de alguma forma entre os elementos de um ambiente.

Ou seja, trabalhar com OOH é uma grande oportunidade para você colocar a criatividade em prática, produzir mensagens que chamem a atenção e grudem na mente de seu público-alvo, gerando um impacto que vai durar mais que o tempo de exposição na rua.

3. Engajamento dos consumidores

O potencial de impacto de que falamos nos leva a outra vantagem da mídia externa: ela tem o poder de engajar o público. O motivo é que esse tipo mídia alcança as pessoas justamente nos momentos em que estão mais ativas.

Quando o consumidor está em movimento, ele fica em alerta, absorvendo informações sobre a sua localização, e se torna mais propenso a responder a mensagens ao seu redor.

Isso representa inúmeras oportunidades para envolver o consumidor, porque podemos levar em conta o contexto – local, horário e atividade – em que ele se encontra, para criar mensagens relevantes e provocativas.

Você pode, por exemplo, posicionar sua propaganda em painéis próximos a pontos de venda estratégicos onde há presença de seu público-alvo, para estimular as pessoas que estão passando por ali e já estão em “modo de compra’” a irem até o local. Dá até para combinar o uso de mídia exterior com a abertura de novas lojas.

Ou então, pode bolar uma campanha que envolva ou divirta os consumidores e gere um buzz sobre a marca nas redes sociais.

Foi o que a Netflix fez em Paris quando lançou seu serviço na França. A empresa colocou gifs, que estão na moda na internet, em painéis pelas ruas da cidade, modificando-os de acordo com o clima e situações cotidianas, para conectar a marca à vida e ao humor do consumidor.

4. Assertividade na escolha da audiência

Sua propaganda só vai atingir seu potencial de impacto e engajamento se estimular as pessoas certas. E existe uma série de dados que pode apoiar a escolha das melhores peças da sua campanha, para garantir que ela seja vista pelo máximo de pessoas do seu público-alvo.

Ao olhar informações sociodemográficas, você consegue assegurar que sua mensagem seja posicionada em locais onde há maior concentração e circulação da população com o perfil desejado, aumentando a probabilidade de envolvimento dos consumidores que veem a propaganda com a marca.

Imagine anunciar dentro de uma linha de ônibus ou de metrô por onde passam diariamente pessoas com o perfil de consumo que sua empresa considere o ideal? O impacto é certeiro, com ótimas chances de retorno.

5. Boa relação custo-benefício

A alta capacidade da mídia externa de captar a atenção e estimular o consumidor a agir revela a ótima relação custo-benefício desse tipo de comunicação. Afinal de contas, você vai pagar um preço bem menor do que uma propaganda na televisão, por exemplo, para atingir e engajar um público de grandes proporções.

E se você também anuncia em outras mídias, a OOH pode ajudar a melhorar o retorno do investimento de suas campanhas como um todo, porque, como dissemos lá em cima, peças como outdoors ampliam o poder de alcance das suas mensagens.

O tempo e o volume de exposição também são fatores que fazem valer a pena investir na mídia out of home. Você tem a oportunidade de divulgar a sua marca por muito mais lugares e deixá-la disponível por mais tempo. para que mais pessoas a visualizem.

Todos esses benefícios da mídia exterior estão ligados uns aos outros. Sabemos que o potencial existe. Agora, para aproveitá-lo, nós também precisamos fazer nossa parte e criar campanhas criativas e assertivas, que aproveitem toda essa capacidade de impactar e mobilizar tantos consumidores.

New Call-to-action

Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing

Canais indiretos: o que são e como alcançá-los com geomarketing

Loja perfeita no varejo: o que é e como tornar o ponto de venda mais eficiente