Publicado em 26/07/2018

Melhore suas vendas por meio de geomarketing e dados de mercado

Melhore suas vendas por meio de geomarketing e dados de mercado

Geofusion Claudio Gonçalves
@geofusion_
Compartilhe:

Há muitas razões para aliar geomarketing e vendas: afinal, por meio da tecnologia de análise de dados demográficos e mapas, os gestores podem tomar decisões mais seguras.

Além disso, o geomarketing pode comprovar, claramente, o investimento direcionado para a inteligência de mercado e justificar o valor do setor para a empresa.

Além disso, a obtenção de dados de consumidores, concorrência e economia, entre outras áreas relevantes para o negócio, possibilita uma maior certeza nas decisões tomadas pela companhia.

Essas ferramentas estão disponíveis por meio de soluções digitais completas e precisas, o que garante maior confiança nas informações.

Neste post, mostramos como o geomarketing e os dados de mercado podem impulsionar as vendas e facilitar a expansão do empreendimento. Confira!

Antes, sugiro que você complemente seus conhecimentos sobre vendas, acessando o material abaixo. Basta clicar na imagem e fazer o download.

Nova call to action

Identifique a localização dos clientes

Essa é uma tarefa que dá muita autonomia à empresa para saber onde, realmente, o público está.

Essa estratégia segmenta a audiência conforme a localização geográfica e revela seus hábitos de consumo, de acordo com a região. Para indústrias, é uma maneira confiável de definir onde identificar varejistas, montar centros de distribuição e otimizar a oferta.

Entenda dados socioeconômicos 

Após conhecer a localização dos consumidores e quais são as regiões mais interessantes para o negócio, é possível determinar o perfil socioeconômico do público.

Isso pode ser obtido com dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de outras fontes confiáveis. Essa informação influencia, diretamente, os fatores relacionados à operação, como o mix de produtos e a sua precificação.

Descubra novos mercados

Os dados obtidos por meio do geomarketing possibilitam o conhecimento mercadológico das áreas em que a empresa já atua e daquelas em que pretende operar.

Essa informação reduz o risco de prejuízos decorrentes da incompreensão sobre territórios relevantes para a companhia. Desse modo, é possível conhecer previamente e avaliar o investimento em uma região.

O planejamento de vendas se torna, então, muito mais fácil e seguro quando se conhece a localização de novos mercados para a oferta dos produtos, com a identificação de clientes varejistas que estejam em regiões potenciais.

Desse modo, a prospecção não é mais subjetiva, inspirada em feeling, mas tem como base dados seguros e confiáveis para as tomadas de decisão.

Monitore e crie segmentação de público-alvo

O acompanhamento do público-alvo é imprescindível para o sucesso da operação. É por meio dele que se pode reconhecer quais são as demandas que a organização deve suprir e qual a maneira ideal de abordar os potenciais clientes.

Então, essa deve ser uma prática constante para acompanhar as exigências do mercado.

Sem uma boa segmentação, o investimento com as campanhas de marketing e as ações de venda pode ser desperdiçado.

Acompanhe a concorrência

O mapeamento das áreas em que a companhia pretende atuar possibilita saber, também, onde a concorrência está.

Assim, pode-se escolher locais para operar sem muita disputa, de forma a conseguir melhores resultados ao atender uma região em que a oferta é menor, por exemplo. Esses dados fornecem a inteligência competitiva necessária para que o negócio saia na frente.

Eles podem, facilmente, ser demonstrados em um mapa dividido pelo porte das empresas concorrentes e seu faturamento.

Essa é uma forte vantagem do geomarketing e da obtenção de dados de mercado, que pode indicar com precisão quais são as regiões mais favoráveis para o sucesso da organização.

Para isso, é preciso dispor de soluções que forneçam essas informações de forma clara e precisa.

Essa estratégia traz muitos benefícios. Afinal, é uma maneira segura e organizada de determinar quais regiões são mais propícias para aumentar o faturamento da empresa.

Portanto, a união entre geomarketing e vendas deve ser usada por todas as indústrias que desejam ter noção dos locais relevantes para sua operaçãobem como conhecer o comportamento dos consumidores, a economia e os concorrentes que atuam no lugar.

Quer saber mais sobre como o geomarketing vai levar uma nova visão para sua empresa? Clique no banner abaixo e faça o download do material, gratuitamente.

Nova call to action

Geofusion Claudio Gonçalves
@geofusion_
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing

Canais indiretos: o que são e como alcançá-los com geomarketing

Loja perfeita no varejo: o que é e como tornar o ponto de venda mais eficiente