Vizinhança amiga: estabeleça parcerias e aumente suas vendas

Você conhece a importância de realizar a análise da região e do potencial de seus consumidores na hora de abrir um ponto comercial. Porém, há outro detalhe que pode contribuir significativamente para seu sucesso: o mapeamento completo de todos os negócios próximos à sua localização.

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Mas o que os estabelecimentos ao redor têm a ver com sua empresa? A relação é bastante simples de entender. Basta imaginar, por exemplo, uma empresa de chocolates requintados situada próxima a um açougue popular. A conclusão imediata é que ela permanecerá “isolada” e afastada do seu público ideal, por não ser compatível com os segmentos estabelecidos no entorno.

Parcerias com a vizinhança

A grande sacada é saber se seu produto é compatível ou complementar ao que seus ‘vizinhos’ oferecem. Uma escola de idiomas, por exemplo, pode se estabelecer como um diferencial para os alunos de colégios nos arredores e firmar parcerias e convênios com essas instituições. Outra excelente ilustração é a proximidade de lojas de decoração às de móveis, atraindo o público disposto a fazer compras para o lar.

Essa “sinergia” entre negócios abre possibilidades de maior lucratividade para todos os envolvidos, indo além da atração do público das empresas vizinhas. O planejamento estratégico de ações e ofertas conjuntas entre os estabelecimentos complementares, por exemplo, tem o poder de transformar a região em um verdadeiro polo comercial.

Para identificar negócios compatíveis e garantir que você não se instale próximo a estabelecimentos opostos ao seu, é imprescindível a realização de um mapeamento detalhado da região de vizinhança, comparando o seu público com os consumidores dos negócios próximos.

A melhor maneira de fazer isso é com uma plataforma de geomarketing, que permite que você desenvolva análises geográficas completas, extraindo dados sobre o mercado, atividades econômicas e o público – como faixa etária, renda e consumo, detalhes decisivos para identificar as melhores localizações e estabelecer estratégias efetivas de fomentação de vendas.

A ferramenta também permite o monitoramento contínuo do desempenho de seu negócio. Assim, com a aplicação da Inteligência Geográfica de Mercado, sua empresa se mantém atualizada e consegue encontrar soluções originais e inovadoras para estar sempre um passo à frente no mercado.

Estratégia de expansão com Geomarketing

Por Valéria Duarte / Diretora de Customer Success

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