3 varejistas que revolucionaram pontos de venda com novas tecnologias

Conheça 3 maneiras reais de usar a tecnologia em pontos de vendas pós análise de público alvo no nosso artigo!


Já mostramos neste blog como investir em tecnologia no varejo é poupar dinheiro, com exemplos para otimizar custos na sua operação. Agora gostaria de trazer alguns casos de empresas que têm sido referência em aprimorar a gestão do ponto de venda com uso de novas ferramentas. Espero que sirva de inspiração!

1)    Macy’s

Mesmo quando não há um vendedor devidamente posicionado à espera do cliente, é possível interagir com seu público-alvo para influenciar a sua decisão de compra.

app-pontos-de-venda

Você já deve ter percebido como, de uns tempos para cá, as pessoas andam por aí com os celulares em punho. Enquanto conversam, almoçam, atravessam a rua – e, claro, enquanto compram.

Algumas grandes redes varejistas foram ágeis para aproveitar essa tendência. Um exemplo bacana é o da Macy’s, centenária rede de loja de departamentos norte-americana.

Em 2014, a empresa colocou no ar seu próprio aplicativo móvel. Nele os clientes podem encontrar a loja mais próxima ou mesmo efetuar a compra online.

Mas a grande novidade foi o desenvolvimento da ferramenta para convencer o público-alvo durante a experiência de compra no ponto de venda.

A função mais interessante é o leitor ótico. O cliente fotografa a etiqueta do produto com a câmera do celular e na tela aparece não apenas o preço, mas o material, tamanho e outras características do produto.

New Call-to-action

2)    Lowe’s

Outra possibilidade está sendo experimentada pelos clientes da Lowe’s, também nos Estados Unidos. A rede tem lojas gigantescas de material de construção espalhadas pelo país, e por isso planejou um app com o mapa de cada uma delas.

A plataforma foi desenhada para que o público-alvo da loja encontre sem dificuldades as direções para o corredor específico que procura. Além disso, o cliente pode conferir na tela do celular se o produto que não está encontrando nas prateleiras está disponível no estoque.

3)    Arezzo

A rede de calçados tem apostado na combinação de câmeras digitais com softwares de processamento das imagens captadas para mapear informações valiosas como:

  • Fluxo de clientes nas lojas
  • Para onde se dirige o olhar do consumidor
  • Qual é o perfil de quem está na loja: homem ou mulher, jovem ou idoso

Isso porque a tecnologia das câmeras HD e os softwares de leitura facial já tornaram realidade o que antes era ficção científica.

tecnologia-inteligencia-mercado

Tudo isso pode ser transformado em base de dados a ser aproveitada pelo gestor que quer conhecer cada vez melhor o próprio negócio.

Uma das fornecedoras desse serviço é a brasileira Seed, fundada em 2014, que tem clientes outras empresas como, Rosa Chá e shopping SP Market.

Como funciona essa tecnologia

Uma câmera, ou um sistema delas, capta o fluxo de pessoas dentro de uma loja e identifica quais são os corredores mais percorridos, quais locais mais atraem o olhar do consumidor e o perfil de cliente de cada loja.

Aí o gestor pode posicionar vendedores mais adequadamente, ou então garantir que os produtos mais procurados não faltem na prateleira. Outra vantagem é que, sabendo quais as partes mais visitadas de uma loja, fica mais fácil posicionar uma peça publicitária que se comunique com o maior número de visitantes possíveis.

New Call-to-action

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.